Notícias

Coletivo apoiado pela Fundação Abrinq assiste peça teatral em São Paulo

06/07/2023
Coletivo apoiado pela Fundação Abrinq assiste peça teatral em São Paulo

No mês de junho, o coletivo Espaço Cultural Becos e Vielas pôde proporcionar uma visita para 15 crianças e adolescentes, com idade entre 5 e 14 anos, ao teatro, no Sesc Consolação, em São Paulo – SP, para assistir à peça Quando eu Morrer, Vou Contar tudo a Deus. Os ingressos foram fornecidos de forma gratuita ao coletivo e, em contrapartida, a Fundação Abrinq custeou o transporte que realizou os deslocamentos entre a sede do coletivo e o Sesc.

A peça retrata a história de Abu, um menino refugiado que é encontrado dentro de uma mala. Abu é a representação de muitos outros meninos que passam por violências físicas, psicológicas, xenofobia, racismo, entre outras violações que geram consequências para toda vida. Por isso, o espetáculo faz o público refletir sobre a condição humana e as suas diferentes realidades de acordo com a história de vida de cada um.

“Foi uma experiência muito importante, tanto para as crianças como para os pais, já que foi o primeiro contato com o teatro de muitas delas. O contato com a cultura e a experiência de sair de casa, realizar o trajeto fornece uma possibilidade de acesso que elas não têm normalmente”, afirma Claudiana da Silva Pinto, uma das responsáveis na organização do coletivo.

coletivo

A importância das visitas aos espaços culturais para crianças e adolescentes

Os espaços culturais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes fornecendo-lhes oportunidades valiosas de aprendizado e crescimento. Espaços como museus, bibliotecas, teatros e centros comunitários, oferecem um ambiente rico em diversidade cultural, arte, história e expressão criativa. Ao explorar tais ambientes, as crianças e os adolescentes são expostos a diferentes formas de arte, música, literatura e tradições culturais, o que enriquece conhecimento e amplia horizontes. Além disso, os espaços culturais promovem a interação social e permitem que as crianças se envolvam em novas atividades, compartilhem experiências e desenvolvam habilidades de comunicação e colaborativas.

Para proporcionar momentos assim para as crianças e os adolescentes, a Fundação Abrinq fretou um veículo exclusivo para realizar o transporte até o local e conduzir os participantes de volta até a sede do coletivo após a peça. A ação faz parte do apoio prestado pela Fundação aos coletivos conveniados ao Projeto Coletivos.

Coletivo 3

Projeto Coletivos

Por meio do Projeto Coletivos, a Fundação Abrinq busca obter uma rica troca com coletivos periféricos atuantes na causa da defesa dos direitos e da cidadania de crianças e adolescentes, contribuindo para que eles potencializem o impacto que almejam alcançar e, em retorno, auxiliem a instituição a ampliar a sua atuação com novos conhecimentos e práticas.

Os coletivos que fazem parte do projeto recebem repasses financeiros mensais para impulsionar as atividades que já realizam, assim como participam de ações voltadas apoio técnico, desenhadas de acordo com suas necessidades e especificidades. Além disso, os coletivos são contemplados com momentos de troca de experiências e contato entre si.

O projeto, inclusive, está com um edital aberto para as regiões Nordeste e Sudeste, que visa a seleção de novos coletivos para receber apoio técnico.

Edital aberto

Atualmente, o Projeto Coletivos está com um novo edital aberto para apoiar novos coletivos localizados nas regiões metropolitanas de capitais dos estados do Nordeste e do Sudeste. As inscrições ficarão abertas até o dia 22 de outubro, às 23h59. No total, 25 serão selecionados e passarão a receber mensalmente, a partir de 2024, o apoio da Fundação Abrinq.

Veja o edital completo aqui e compartilhe a iniciativa! 

Tags

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais