Notícias

Saiba o que é preciso para uma amamentação de qualidade

18/08/2023
Saiba o que é preciso para uma amamentação de qualidade

O Agosto Dourado é um período de promoção do aleitamento materno, prática que traz inúmeras vantagens tanto para a mãe como para o bebê. Com o objetivo de estimular a amamentação e conscientizar a população sobre esses benefícios, a Fundação Abrinq lançou, durante o mês, a primeira edição da campanha Cada Gota Importa.

Acesse o site para saber mais sobre aleitamento materno e fazer o download dos materiais de divulgação.

Pensando em ajudar as mães a se prepararem ainda mais para uma amamentação de qualidade, a Fundação Abrinq conversou também com a Dra. Rosangela Gomes dos Santos, pediatra e atual presidente do departamento de aleitamento materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Confira abaixo a entrevista na íntegra.

Que tipo de apoio e orientação as mães podem procurar durante a gestação para garantir uma amamentação bem-sucedida?

Durante o pré-natal, as grávidas devem conversar com o seu obstetra sobre cuidados das mamas e terem as suas mamas examinadas. Os pais devem fazer consulta na 32° semana da gestação com o profissional pediatra de sua escolha para conversarem sobre o aleitamento materno. Esta consulta é uma janela de oportunidade para o primeiro contato dos pais com o profissional que irá ajudar a família nas dificuldades e no acompanhamento do seu futuro filho. Devem também procurar informações confiáveis nos grupos de gestantes das empresas, dos hospitais de referência ou nas Unidades Básicas de Saúde para obter conhecimento sobre as dificuldades e soluções para um aleitamento de sucesso. Eles também precisam ser orientados sobre os tipos de parto e ter a informação que o parto normal favorece a descida do leite, facilitando mais precocemente a instalação da amamentação.

Vale lembrar que informações fornecidas por pessoas não qualificadas poderão criar ansiedade e dificuldades que poderão intervir numa evolução favorável da gestação e amamentação. Recomendo procurar informações confiáveis em sites da Sociedade Brasileira de Pediatria, da Sociedade de Pediatria de São Paulo, da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia, Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo, da Sociedade Paulista de Mastologia, dentre outras.

Quais são os principais cuidados com a saúde que as mães devem manter para garantir a qualidade do leite materno e a saúde do bebê?

Realizar o pré-natal de forma adequada, usar as vitaminas indicadas pelo obstetra, ter o cuidado de não usar cremes hidratantes na aréola e nos bicos da mama. Ter uma alimentação saudável, não fumar, não beber, não usar medicamentos não indicados por médicos. Praticar atividade física controlada, procurar dormir bem, não pintar cabelo com produtos que contenham amônia ou chumbo e evitar carnes cruas. Importante também ter o seu calendário vacinal em dia.

Quais os principais desafios que as mães podem enfrentar durante o processo de amamentação e como superá-los?

O parto bem-sucedido e bem orientado influencia positivamente o binômio mãe-bebê para toda a vida. Nas primeiras horas após o nascimento, a maioria dos recém-nascidos saudáveis se movem instintivamente até o seio materno, e os profissionais que estiverem envolvidos na sala de parto devem ajudar os pais a promoverem o contato pele a pele (colocar o bebê em contato com o seio materno), promovendo a golden hour (hora de ouro), diminuindo o estresse materno e favorecendo a descida do leite. O leite humano é um alimento vivo, cuja composição muda de acordo com a necessidade do bebê em fases diferentes da vida, sendo essencial na prevenção de doenças e da obesidade. Os primeiros dias da amamentação são de fundamental importância para a manutenção e continuidade do aleitamento materno. A Organização Mundial da Saúde orienta o aleitamento materno exclusivo (sem água, chá ou outros alimentos) até os 6 meses de idade da criança e continuado até os 2 anos ou mais.

As mães podem encontrar inúmeras dificuldades no período da amamentação, sendo as mais comuns a dor ao amamentar, o cansaço decorrente de poucas horas de sono, a falta de rede de apoio, a volta ao trabalho antes dos seis meses, entre outras. Apesar dos obstáculos, a maioria das mães consegue iniciar a prática. Orienta-se que as mulheres que tiverem dificuldades durante todo o processo de amamentação procurem logo profissionais que possam ajudar, evitando o desmame. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano é um destes locais, atendendo as mulheres com dificuldades de amamentação em todo o Brasil de forma gratuita.

Qual é o papel do pai ou do parceiro na preparação e no apoio à amamentação de qualidade? Como eles podem desempenhar um processo ativo neste processo?

Tornar-se pai/mãe é uma questão biológica cercada de muita expectativa e ansiedade. O parceiro deve participar nas consultas de pré-natal, no momento do parto e nas visitas ao pediatra, o que permitem que ele se informe sobre a rotina e o crescimento dos filhos, além de viver com a mãe as alterações emocionais vivenciadas com a chegada do novo membro da família. Os pais têm influência em quatro aspectos: na decisão de amamentar, no auxílio para a primeira mamada, no prolongamento da amamentação e como fator de risco para o uso de mamadeira quando não recebe informações e orientações. O pai não é coadjuvante no nascimento. Ele é ator principal junto com a mulher.

Algo mais que acredite ser importante compartilhar sobre o assunto?

As empresas podem favorecer o aleitamento materno na volta ao trabalho, possuindo uma sala de apoio à amamentação, onde a mulher pode esvaziar as mamas no horário de trabalho quando estiver longe do filho e, ao final da jornada de trabalho, possa levar o leite colhido para oferecer ao bebê quando ela não estiver. Este trabalho também traz benefícios para a empresa, para a sociedade e para o meio ambiente. Muitas empresas já possuem estas salas e em alguns países já são obrigatórias.

As creches no local de trabalho e a licença maternidade de seis meses também favorecem a manutenção do aleitamento materno ao trazer tranquilidade à mulher trabalhadora.

Ficou com alguma dúvida ou quer mais informações sobre a temática? Acesse o site da campanha Cada Gota Importa!

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais