
No mês de junho, quando se celebrou o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, a rede de empresas parceiras da Fundação Abrinq promoveu ações de prevenção, conscientização e combate ao trabalho infantil em suas operações e redes de relacionamento, reforçando o compromisso com a erradicação dessa violação de direitos.
Confira abaixo algumas iniciativas realizadas:
Tintas Iquine
A Tintas Iquine reforçou seu compromisso com a causa ao incluir cláusulas contratuais com fornecedores proibindo a contratação de mão de obra infantil, promover ações de voluntariado e realizar um workshop com parceiros em 2024, com destaque para o combate ao trabalho infantil.
Paulicon
A Paulicon realizou uma campanha interna com envio de e-mail informativo aos colaboradores, sensibilizando sobre o tema.
Queen Nut Madâmia
A Queen Nut Madâmia inclui cláusula de compromisso contra o trabalho infantil em seus documentos internos e produziu posts para as redes sociais reforçando a importância da causa.
Xalingo
A Xalingo divulgou materiais educativos sobre o combate ao trabalho infantil por meio de e-mails, intranet e murais, e também nas redes sociais e blog institucional.
Escola Oen
A Escola Oen, ao longo de junho, promoveu posts em suas redes sociais e realizou assembleias com as crianças sobre o combate ao trabalho infantil.
Colorado
A Colorado mantém cláusulas contratuais com fornecedores para impedir a utilização de mão de obra infantil.
Grupo JB
O Grupo JB divulga sua política de combate ao trabalho infantil em instalações e no site, realiza treinamentos com colaboradores, e promove campanhas em redes sociais e intranet sobre o tema.
FEMSA
A FEMSA inclui o combate ao trabalho infantil como um dos princípios do seu código de ética empresarial.
Usivale
A Usivale não contrata menores de 18 anos, exige o mesmo compromisso dos fornecedores e realiza campanhas internas de conscientização frequente.
West Cargo
A West Cargo promoveu, no dia 16 de junho, uma palestra com motoristas sobre os impactos negativos do trabalho infantil, com abordagem acessível e empática.
Guarani Plast
A Guarani Plast produziu e compartilhou conteúdos nas redes sociais com mensagens de combate ao trabalho infantil.
Porto Seguro
A Porto Seguro, por meio do Programa Ação Educa, contribui para a prevenção do trabalho infantil com ações contínuas voltadas à proteção e ao acompanhamento educacional de crianças e adolescentes.
As ações mostram que é possível engajar equipes, fornecedores e comunidades na construção de uma cultura de proteção da infância. Quando as empresas se posicionam e promovem o diálogo sobre o tema, contribuem ativamente para transformar realidades e garantir que meninas e meninos tenham acesso a uma infância plena, protegida e com oportunidades.