Notícias

MSC, Empresa Amiga da Criança há 7 anos, é reconhecida pela sua atuação em prol da igualdade racial

13/01/2021
MSC, Empresa Amiga da Criança há 7 anos, é reconhecida pela sua atuação em prol da igualdade racial

Empresa Amiga da Criança desde 2014, a Mediterranean Shipping Company (MSC) recebeu, no último ano, o prêmio Zumbi dos Palmares, realizado pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra em parceria com a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Santos.

O reconhecimento é concedido para pessoas e instituições, integrantes ou não de movimentos sociais, que promovem a igualdade racial em suas áreas de atuação. 

Desde 2018 a MSC promove o projeto Oficina de Inglês em conjunto com a Organização dos Haitianos que Vivem no Brasil (OHVB) e o Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (CAMPS Santos), que oferta aulas gratuitas de inglês para jovens de 14 a 24 anos em Santos (SP). 

“A gente pensou em trabalhar um outro público que não fossem os nossos aprendizes, pois eles já têm esse benefício. O foco é assistir os jovens que não integram a MSC e que não tenham condições de pagar um curso de inglês”, explica Claudio de Oliveira, analista de responsabilidade social do Grupo MSC. 

A empresa, que possui uma forte atuação voltada para os jovens aprendizes, foi contatada pela OHVB pois a instituição já estava em sua lotação máxima e precisava de ajuda para expandir e continuar sua atuação. 

“Nós sugerimos o CAMPS Santos para expandirmos esse projeto e atender os jovens que não têm contato com o idioma e nem condições financeiras”. 

Foi a partir dessa parceria que mais de 200 jovens já passaram pelo projeto e tiveram acesso as aulas de inglês e uma infraestrutura de qualidade para os estudos.

“Nós ajudamos financeiramente a ONG e em contrapartida ela dá aulas para esses aprendizes aos sábados com alguns voluntários. Muitas escolas não têm a estrutura que o CAMPS Santos tem com lousa digital, ar condicionado, espaços para tomarem lanche antes e depois da aula, todo esse cuidado gratuito para eles”, complementa.

Além das aulas regulares, uma vez por mês a MSC realiza uma imersão com algum de seus profissionais, que tenha fluência na língua estrangeira, para compartilhar voluntariamente e em inglês sua experiência.

Devido à pandemia as aulas foram adaptadas para o formato online, para isso foi realizado um mapeamento de todos os jovens que possuem acesso ou não à tecnologia, visando proporcionar o aprendizado a todos por meio de apostilas e mensagens pelo WhatsApp. Os alunos que por algum motivo não conseguirem acompanhar as atividades online serão mantidos no projeto e retornarão para as aulas assim que voltarem ao modelo presencial. 

“Ficamos felizes com esse reconhecimento. Ele nos mostra que estamos realizando um trabalho sério e que de fato estamos transformando vidas”, finaliza Claudio.

Além de promover a Oficina de Inglês, a MSC também integra o Programa Empresa Amiga da Criança, da Fundação Abrinq, se comprometendo com a causa da infância e adolescência no Brasil, para isso cumpre os respectivos compromissos: 

  1. Combater o trabalho infantil;
  2. Realizar ações sociais em benefício das crianças e dos adolescentes.

Clique aqui e conheça mais sobre o Programa Empresa Amiga da Criança. 

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais