Notícias

Semana Mundial do Aleitamento Materno: entenda a importância da prática

02/08/2023
Semana Mundial do Aleitamento Materno: entenda a importância da prática

Com início em 1º de agosto e estendendo-se até o dia 7, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) deste ano tem como tema Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham. Com isso, a Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno definiu algumas metas para a semana este ano, dentre as quais, estão:

•    Informar a sociedade sobre a amamentação e parentalidade do ponto de vista de mães e pais que trabalham;
•    Fortalecer a licença remunerada e o suporte no local de trabalho como ferramentas importantes de apoio à amamentação;
•    Engajar pessoas e organizações para melhorar a colaboração e o suporte às mães lactantes no trabalho;
•    Incentivar ações para melhorar as condições de trabalho e apoio relacionadas à amamentação.

Todo ano a SMAM visa destacar a importância do aleitamento materno e promover a conscientização sobre seus inúmeros benefícios para mães e bebês. Durante esta semana, organizações de Saúde, profissionais e comunidades em todo o mundo se unem para compartilhar informações valiosas, incentivar o apoio às mães lactantes e ressaltar o papel fundamental que o aleitamento desempenha na promoção da saúde e no desenvolvimento saudável das crianças. É uma oportunidade única para educar e empoderar a sociedade sobre esta prática tão importante para o bem-estar do bebê.

O que é aleitamento materno?

O aleitamento materno é o ato de alimentar um bebê com o leite produzido pelos seios da mãe. É uma prática fundamental para a saúde e o desenvolvimento da criança, pois o leite materno contém todos os nutrientes necessários para o crescimento adequado, além de anticorpos que o protegem contra doenças. 

Além disso, o ato de amamentar fortalece o vínculo afetivo entre a mãe e o filho, promovendo um elo emocional importante para o bem-estar de ambos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, seguido da introdução de alimentos complementares após este período, e mantendo a amamentação até, pelo menos, os dois anos.

A importância do aleitamento materno

O aleitamento materno oferece benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê que recebe a amamentação.

Qual a importância do aleitamento materno para o bebê?

•    Nutrição ideal, fornecendo todos os componentes necessários para um crescimento saudável;
•    Rico em anticorpos e células imunológicas que protegem contra infecções e fortalecem o sistema imunológico;
•    Contribui para um melhor desenvolvimento cognitivo e intelectual.

Qual a importância do aleitamento materno para a mãe?

•    Ajuda na recuperação pós-parto, auxiliando na contração do útero e reduzindo riscos de hemorragias;
•    Pode reduzir o risco de doenças como câncer de mama, câncer de ovário, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas;
•    Estabelece um vínculo emocional forte com o bebê, promovendo sentimento de segurança e apego.

Por que realizar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses?

O aleitamento materno exclusivo durante este período protege o bebê contra infecções gastrointestinais e respiratórias, reduzindo significativamente os riscos de diarreia, pneumonia e outras doenças comuns na infância. Além disso, o leite materno é mais facilmente digerido pelo sistema gastrointestinal sensível dos bebês, reduzindo a ocorrência de problemas digestivos, como cólicas.

Após os seis meses, a introdução de alimentos complementares de forma gradual e a continuação do aleitamento materno até pelo menos os dois anos de idade são recomendadas para garantir uma nutrição adequada e um desenvolvimento saudável.

Quando o leite materno não é recomendado?

•    Mulheres que têm o vírus HIV não devem amamentar seus bebês, pois há risco de transmissão;
•    Uso de medicamentos incompatíveis: em alguns casos, certos medicamentos prescritos para a mãe podem ser prejudiciais ao bebê;
•    Mães com infecções graves: se a mãe estiver com uma infecção grave que possa ser transmitida por meio do leite materno, é recomendado interromper a amamentação temporariamente para proteger o bebê;
•    Uso de drogas ilícitas ou álcool em excesso: o consumo de drogas ilícitas ou álcool em grandes quantidades pode prejudicar o desenvolvimento do bebê por meio da amamentação.

É válido ressaltar que a maioria das mulheres pode amamentar com segurança e que a orientação de um profissional de saúde é essencial para determinar a melhor forma de alimentação para cada bebê, especialmente em situações de saúde específicas, como uso de medicamentos, infecções, entre outras.