Notícias

Mais de mil prefeitos estão concorrendo ao título de Prefeito Amigo da Criança

Mié, 22/09/2021 - 14:03
Mais de mil prefeitos estão concorrendo ao título de Prefeito Amigo da Criança

As inscrições para a 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (2021-2024), da Fundação Abrinq, encerraram no final de agosto e, ao todo, 1.375 gestores municipais de todo o Brasil aderiram à iniciativa e se comprometeram a assumir a infância e adolescência como prioridade durante seus mandatos, o que representa 24,68% dos municípios brasileiros.

A região Nordeste foi a que concentrou o maior número de inscritos de acordo com a quantidade de municípios, 537 prefeitos estão concorrendo ao título de Prefeito Amigo da Criança, o que representa 29,93% dos municípios locais, seguida pela região Sudeste, com 431 adesões, correspondendo a 25,83% dos municípios. Veja os dados de cada região:

Mais de mil prefeitos estão concorrendo ao título de Prefeito Amigo da Criança

“Ficamos felizes em saber que todos esses gestores se preocupam com a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes. Agora, iniciaremos o monitoramento de todos os municípios para que possamos assessorá-los de acordo com cada realidade local, pois só assim conseguiremos desenvolver ações efetivas em prol da infância e adolescência”, relata Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.  

Veja os cinco estados com mais adesões ao Programa Prefeito Amigo da Criança:

•    Acre: 63,63% dos prefeitos estão participando;
    Pernambuco: 55,13% dos prefeitos estão participando;
•    Ceará: 52,17% dos prefeitos estão participando; 
•    Amazonas: 38,70% dos prefeitos estão participando;
•    São Paulo: 34,41% dos prefeitos estão participando. 

Todos os prefeitos e suas equipes que aderiram ao programa receberão publicações com temas pertinentes a uma gestão voltada às crianças e aos adolescentes e serão introduzidos à metodologia do Programa Prefeito Amigo da Criança, para que possam prosseguir com a agenda proposta pela Fundação Abrinq e melhorar os indicadores locais. 

Conheça os compromissos dos gestores que participam do programa: 

•    Desenvolver a política de forma planejada, participativa, intersetorial e sustentável;
•    Realizar um processo de planejamento com alocação orçamentária nas políticas para a infância e adolescência;
•    Qualificar as políticas de atendimento à primeira infância;
•    Estabelecer, ampliar e fortalecer a relação entre Executivo, Legislativo, Ministério Público e organizações sociais, articulando uma rede de proteção integral às crianças e aos adolescentes;
•    Fortalecer a atuação do Conselho Municipal dos Direitos, conselhos tutelares, setoriais e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente;
•    Ampliar os mecanismos de transparência e controle social. 

Clique aqui e veja se o seu prefeito também está participando do programa.

Sobre o Programa Prefeito Amigo da Criança 

Desenvolvido pela Fundação Abrinq desde 1996, o programa tem como objetivo fortalecer a ação dos gestores municipais, para isso mobiliza e apoia tecnicamente os prefeitos para implementarem ações e políticas públicas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. 

Sendo assim, a Fundação Abrinq ajuda a avaliar a realidade de cada cidade e a identificar o que é prioridade, bem como promove o diálogo entre os municípios a fim de compartilhar experiências.  

Os gestores que cumprem uma agenda proposta pelo programa e obtêm os melhores avanços em indicadores sociais relacionados à infância e adolescência são reconhecidos, no final da gestão, como Prefeito Amigo da Criança. Nesta edição, o título será concedido aos 100 melhores prefeitos que se dedicarem e avançarem significativamente nas políticas e indicadores se seus municípios. 

“Mais de 10 mil prefeitos de todos os estados já participaram do programa nas edições anteriores e 698 foram contemplados com o reconhecimento. Com isso conquistamos relevantes avanços na garantia e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. Estamos positivos com o resultado desta edição”, afirma Graça. 

Conheça mais sobre o programa aqui.
Veja os resultados da edição anterior. 

Confira as últimas notícias sobre o assunto: 

Mais de 800 prefeitos já se comprometeram com a infância e adolescência
Saiba tudo sobre a nova edição do Programa Prefeito Amigo da Criança
Conheça o Programa Prefeito Amigo da Criança e incentive o seu município a participar