Notícias

Empresas Amigas da Criança recebem formação exclusiva sobre sustentabilidade e equidade de gênero

Lun, 13/09/2021 - 11:18
Empresas Amigas da Criança recebem formação exclusiva sobre sustentabilidade e equidade de gênero

A Fundação Abrinq promoveu, por meio da Rede Estratégia ODS e cofinanciamento da União Europeia, uma formação exclusiva em Sustentabilidade e Equidade de Gênero para Empresas Amigas da Criança de diversas regiões do Brasil. A ação foi ministrada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) e reuniu mais de 50 empresas, de diferentes portes e segmentos, para reforçar a importância da promoção de ações e políticas que fortaleçam a equidade de gênero, assim como a diversidade e a inclusão no setor privado.

Desde 1995, a Fundação trabalha em conjunto com empresas para combater o trabalho infantil e ampliar práticas de responsabilidade social corporativa, com foco na infância e adolescência por todo País. Muitas empresas estão engajadas nessa causa, beneficiando milhares de crianças e adolescentes, com suas ações. Parte do trabalho é pensar em iniciativas que possam enriquecer o dia a dia das empresas amigas da criança e ampliar os conhecimentos coletivos a respeito de diversas temáticas. Promover a equidade de gênero em todas as atividades sociais e da economia, além de melhorar a qualidade de vida de mulheres, crianças e homens, fortalece efetivamente as economias, impulsionando os negócios e promovendo o desenvolvimento sustentável.

Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq, explicou sobre a importância do trabalho realizado com as empresas participantes para a melhoria da vida de crianças e adolescentes e destacou a importância de fortalecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 e 10 ao proporcionar conteúdo qualificado. “Ouvindo as necessidades das empresas da nossa rede, firmamos uma parceria com a FGV e desenhamos exclusivamente para as elas essa formação sobre Equidade de Gênero, tema de extrema importância, principalmente nos dias atuais".

A formação foi dividida em duas turmas. A primeira foi realizada em junho e a segunda em agosto. Ambas foram ministradas por pesquisadoras e especialistas do FGVces. Cada turma participou de oito aulas, com duas horas de duração, que abordaram temas como “questões de gênero e o trabalho”, “masculinidades nas organizações” e “interseccionalidade como prática de mudança”.

Para Daniella Martins, responsável pelo Programa Empresa Amiga da Criança, da Fundação Abrinq, “falar sobre equidade é de extrema importância para que as empresas atuem com responsabilidade social. É necessário que elas considerem essa temática ao criarem suas políticas e tenham uma conduta pautada na igualdade de gênero, com acesso a todos os direitos previstos, sem nenhuma distinção entre homens e mulheres”.

As empresas integrantes do Programa Empresa Amiga da Criança contam com assessoramento técnico da equipe do programa, para que possam qualificar e potencializar as suas práticas de responsabilidade social corporativa e a implementação da Agenda 2030, incluindo o tema da igualdade de gênero.

“A Formação de Equidade de Gênero e Sustentabilidade foi enriquecedora demais para mim. O aprendizado profundo sobre o assunto, as discussões e pensamentos apontados no grupo durante a aula, certamente mudaram minha forma de ver as coisas. Cada participante com suas questões empresariais e pessoais. Poder discutir isso e aprender foi enriquecedor. Várias foram as mudanças na minha vida com a participação nessa formação, porém o destaque foi o que comentei no último dia: me sinto pronta para ser agente de mudanças dentro da organização que trabalho, assim como no meu ciclo pessoal, quero e vou ser a formiguinha que vai atuar onde tiver oportunidade e, quando não tiver, vou dar um jeito de criar essa oportunidade”, relata Dora Soares, secretária da Engemav, participante da segunda turma.

Para Margareth da Silva, especialista em Responsabilidade Social da Citrosuco, “participar do curso, num grupo com empresas de diversas áreas de negócios, para discutir esse tema tão desafiador, foi uma grande oportunidade para ampliar meu conhecimento pessoal e profissional. Além disso, foi um espaço maravilhoso para fazer benchmarking e, a partir das várias experiências compartilhadas, poder olhar para o nosso Programa de Inclusão e Diversidade de forma mais estratégica. O desejo da Fundação Abrinq de nos capacitar associada à expertise da FGVces sobre a temática foi uma receita de sucesso. Equipe nota 10 na condução dos encontros”.

A importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Uma agenda universal para que o poder público e a sociedade repensem a relação com o futuro do planeta. Criados em 2015 pela Organização das Nações Unidas, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) trazem à tona temas importantes como equidade, responsabilidade social, consciência ambiental, acesso à educação e promoção da saúde. Ao todo, são 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Para mobilizar, discutir e propor meios de implementação para os ODS, que contemplem medidas efetivas para obter avanços nas diferentes dimensões que compõem a Agenda, foi criada a Estratégia ODS, uma coalizão de organizações com atuação reconhecida no país, da qual a Fundação Abrinq faz parte, representada também por instituições da sociedade civil, do setor privado e poder público.

Programa Empresa Amiga da Criança

O Programa Empresa Amiga da Criança, há 26 anos engaja empresas para o combate à exploração da mão de obra infantil, bem como o estímulo às ações de responsabilidade social corporativa voltadas para as crianças e os adolescentes no Brasil. Como consequência, reconhece por meio do Selo Empresa Amiga da Criança, todas empresas participantes da rede, que por sua vez, recebem da Fundação Abrinq apoio e assessoramento em diversas temáticas, além de pertencerem a uma rede de empresas engajadas com a causa da criança e do adolescente.

Conheça mais sobre o programa e seja uma Empresa Amiga da Criança clicando aqui.