Notícias

Um Olhar Integral sobre a Saúde Mental: conheça o projeto que ficou em primeiro lugar na última edição do Prêmio Criança

22/03/2023
Um Olhar Integral sobre a Saúde Mental: conheça o projeto que ficou em primeiro lugar na última edição do Prêmio Criança

A Casa Pequeno Davi é uma organização da sociedade civil situada em João Pessoa – PB, fundada em 1985 com a missão de contribuir para a efetivação dos direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com ações de educação integral, articulação em rede e incidência nos espaços de políticas públicas. Com o projeto Um Olhar Integral sobre a Saúde Mental, concluído em dezembro do ano passado, a organização buscou abordar, especificamente, as questões psicológicas que afetavam as crianças e os adolescentes.

Tratava-se de uma estratégia de desenvolvimento de ações em rede que visavam promover o bem-estar psicológico e social em saúde mental e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas de crianças, adolescentes e familiares em situação de vulnerabilidades. Para isso, ofereceu atendimentos sociais e psicoterapêuticos individuais, bem como oficinas pedagógicas de letramento social, letramento digital, música, dança, teatro, mediação de leitura, organização, web rádio e de técnicas audiovisuais.

Primeiro lugar na 24ª edição do Prêmio Criança

Em outubro do ano passado, Um Olhar integral sobre a Saúde Mental foi reconhecido com o primeiro lugar na 24ª edição do Prêmio Criança, em um processo que contou com a participação de 55 iniciativas. O prêmio é uma iniciativa da Fundação Abrinq que, em 2022, deu destaque para ações de organizações da sociedade civil voltadas aos cuidados com a saúde mental de crianças e adolescentes.

Luciana Barbosa foi coordenadora do projeto da Casa Pequeno Davi e conta sobre o processo de inscrição para o prêmio: “A nossa motivação consistiu em poder apresentar as lições apreendidas em saúde mental integral junto às crianças, aos adolescentes e aos familiares atendidos”. Segundo ela, a inscrição também se deu para servir de reconhecimento a todos os que participaram da iniciativa.

De acordo com Luciana, o prêmio dado pela Fundação Abrinq foi recebido com muita alegria e satisfação pelos integrantes da Casa Pequeno Davi, servindo como motivação para continuarem com o projeto e compartilharem a experiência com outras instituições. “O reconhecimento também possibilita a sustentabilidade institucional que é fundamental para a sobrevivência da organização”, afirma.

“Foi um sentimento de alegria que reverberou junto aos educadores de atendimento direto, às equipes dos setores administrativo financeiro, psicossocial, de apoio, de comunicação e à coordenação. Todos estiveram presentes neste percurso, cada um com o seu fazer, colocando a sua contribuição neste trabalho coletivo e possibilitando o seu êxito”, relata a coordenadora. Ela ainda conta que as crianças e os adolescentes da organização vibraram muito e ficaram animados com o prêmio durante toda a semana que se seguiu.

Ainda que o projeto Um Olhar Integral sobre a Saúde Mental tenha sido concluído em dezembro, a coordenadora explica que muitas das suas atividades permanecem, porque fazem parte de estratégias já adotadas pela Casa Pequeno Davi no seu cotidiano. Os atendimentos psicológicos na sede da organização e as ações de autocuidado e saúde mental junto aos profissionais das redes de proteção foram descontinuados, no entanto, pois eram exclusivos da iniciativa.

Mesmo assim, a organização continua buscando novas formas de cuidar da saúde mental de seus atendidos, para preencher a lacuna. “Estamos em parceira com o Projeto em Saúde Mental e Educação, que é uma iniciativa das redes de proteção integral em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes de regiões em situação de vulnerabilidade, incluindo a nossa. Este projeto está sendo executado pela Secretaria de Educação do Município de João Pessoa, com uma previsão de atendimentos psicológicos de 50 crianças e adolescentes por território”, explica Luciana.

O cuidado com a saúde mental transforma vidas

Para ilustrar a importância da saúde mental nas vidas das pessoas, principalmente das crianças e dos adolescentes, Luciana compartilha a história de dois irmãos com 10 e 12 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social e econômica, e que vivenciavam momentos de isolamento quando a mãe ia trabalhar e os deixava com a avó. A coordenadora relata que estas circunstâncias trouxeram sofrimento psíquico para os meninos e os levaram a ter condutas exageradamente agressivas e introspectivas.

“As ações do projeto promoveram a melhoria destes comportamentos, na medida em que toda equipe de educadores de atendimento direto buscou acolhê-los e compreendê-los, desenhando estratégias para a saída do sofrimento em que viviam”, conta a coordenadora. Para obter este resultado, foram necessárias conversas com cada um individualmente, com seus familiares, bem como um estudo de caso conduzido pelo setor psicossocial para buscar a melhoria das condições de saúde mental dos irmãos.

Luciana relata que a reunião feita com a mãe e a avó foi realizada para explicar a situação dos garotos e indicar que elas fossem mais presentes nas vidas das crianças, o que de fato ocorreu posteriormente. “Com as ações, os meninos passaram a participar mais das brincadeiras coletivas com outros colegas, com menor agressividade, maior alegria e sentimento de pertencimento, participando ativamente das linguagens adotadas pela Casa”, finaliza.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais