Notícias

Saiba como cuidar da higiene bucal das crianças

19/03/2021
Saiba como cuidar da higiene bucal das crianças

No dia 20 de março é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal, instituído pela Federação Dentária Internacional (FDI). Em vários países são realizadas ações que pretendem diminuir os índices de cárie, doenças periodontais e perda dos dentes.

A fase mais importante para a prevenção de enfermidades bucais, ocorre durante a infância e adolescência, devido a transformação e formação permanente da arcada dentária, além da ocorrência de bons hábitos saudáveis que, quando bem transmitidos nesta fase, contribuem para a formação de adultos com maior consciência sobre os cuidados bucais necessários para uma melhor qualidade de vida.

Estabelecer hábitos saudáveis de higiene bucal ainda na infância pode prevenir diversas doenças. Isso porque, uma vez que a criança entende a importância dos cuidados com os dentes, ela realizará as rotinas de higienização com mais facilidade, evitando assim cáries, inflamações e demais problemas bucais.

A saúde das crianças e dos adolescentes nem sempre é uma prioridade para as famílias e por isso, mesmo na infância, é bom ficar de olho em alguns sinais para evitar que seu filho tenha algum dos problemas dentários mais comuns desta fase.

Confira abaixo dicas da Dra. Vilma Tataranni, dentista voluntária do Programa Adotei um Sorriso, da Fundação Abrinq.

- Estabelecer hábitos saudáveis de higiene bucal ainda na infância pode prevenir problemas no futuro?

Sim. O que você ensina para a criança durante a infância e a adolescência é o que determinará os hábitos dela no futuro, como a escovação, a higiene dental e lavar a boca após comer algum alimento. Isso deve ser ensinado quando ela é pequena, pois na fase adulta é mais difícil mudar certos costumes. Se ela já adquire estes hábitos desde cedo impede que, no futuro, possa desenvolver cáries e outros problemas.

- Qual a escova ideal para a criança?

A escova ideal deve ter a cabeça pequena e cerdas arredondadas e alcançar até o último dente da boca da criança. A marca não importa. O necessário é que a escova se adapte bem à boca da criança e que ela consiga escovar os dentes.

- Qual a melhor forma de realizar a higiene bucal em crianças com os dentes por nascer?

Após a amamentação ou a mamadeira, ofereça água para a criança beber. Para limpar a boca do bebê ou de uma criança bem pequena, mesmo antes de nascer os dentinhos, para retirar o excesso de leite que fica na boca dela, enrole no dedo uma gaze embebida em água filtrada ou fervida e higienize a boquinha da criança. Quando nascerem os dentinhos, uma boa opção é a dedeira, acessório encontrado em farmácias e mercados. Encaixe o objeto no dedo e aplique nos dentes da criança.

- E a higiene bucal de recém-nascidos? É semelhante?

O processo é o mesmo com a utilização da gaze envolvida com água filtrada ou fervida e limpe a gengiva e boquinha do bebê.

- Qual a importância da escovação dental para os pequenos? Quantas vezes deve ser feita em um dia?

O ideal é que a escovação seja realizada ao acordar, após o café da manhã, depois do almoço, após o jantar e antes de dormir. Não conseguindo realizar todo este processo, no mínimo, a criança deve escovar os dentes três vezes ao dia — ao acordar, após o almoço e antes de dormir.

É preciso escovar a língua também, com a escova mesmo. Peça à criança para colocar a língua para fora e efetue a limpeza.

Outra dica importante: antes de dormir, se a criança não tiver acesso a uma escova dental, ela deve beber um copo de água que auxiliará na limpeza e removerá o excesso de açúcar que fica na boca.

- Qual a idade certa para uma criança visitar o dentista pela primeira vez?

Não há uma idade certa. Quando nascerem os primeiros dentinhos já é recomendada uma primeira visita ao dentista. A criança irá se acostumando com a rotina de escovação, limpeza e cuidados que o profissional oferece. Com um ano e meio ou dois anos, o dentista começa a escovação, mais tarde, o polimento. Ela irá se acostumando com a cadeira, o ambiente e todo o processo. Deixar para levar a criança ao dentista quando surgir algum problema na boca ou nos dentes poderá assustá-la, pois será utilizado o motor e ela pode achar que irá doer e desenvolverá um medo de ir ao dentista. Isso pode ser evitado com a rotina de visitação a cada ano.

- O uso de chupetas atrapalha a criança?

O ideal é não incentivar o uso da chupeta. Mas, se a criança gostar, ela deve usar a ortodôntica, que é achatada. Aquela chupeta arredondada e mais molinha prejudica os dentes da criança pela posição que ela fica dentro da boca. Ir acostumando a criança a ficar sem quando for a ambientes externos, como a rua ou shopping, e retirando o acessório aos poucos. O uso contínuo da chupeta não é bom, pois ela causa um mau posicionamento dos dentes no interior da boca.

- Alguma dica especial à higiene bucal infantil neste momento de pandemia?

Além dos cuidados já recomendados pelos especialistas, como lavar as mãos, manter distanciamento social e uso do álcool gel 70%, lavar sempre a boca após a ingestão de alimentos, como bolos e pães. Manter a boca limpa. Durante a pandemia, observou-se o aumento da ingestão de alimentos doces e assim, os cuidados com a higiene bucal também devem ser maiores.

 

Programa Adotei um Sorriso

Criado em 1997 pela Fundação Abrinq, o Programa Adotei um Sorriso tem como objetivo mobilizar e engajar dentistas que queiram se dedicar voluntariamente, oferecendo atendimento às crianças e/ou aos adolescentes em seus consultórios ou desenvolvendo uma ação de saúde preventiva nas organizações da sociedade civil que integram o programa. A iniciativa atende todas as regiões do Brasil.

O voluntariado é o protagonista desta iniciativa. A dra. Vilma Tataranni é uma das dentistas participantes do programa e desde 1998 contribui para que crianças e adolescentes possam sorrir sem medo e de forma saudável. “Para mim é uma honra participar do programa que efetivamente atende as crianças e os adolescentes. Estou desde o início atendendo famílias inteiras com o maior carinho. É importante as pessoas saberem que têm quem os ajude e com amor”, relata a profissional.

Ao longo destes 24 anos, 410 organizações sociais já participaram do programa 290 mil crianças e adolescentes foram beneficiados com atendimentos clínicos e institucionais, realizados de forma voluntária por dentistas de todo o Brasil.

Quer mais informações sobre o Programa Adotei um Sorriso? Entre em contato com a Fundação Abrinq pelo e-mail adotei@fadc.org.br ou WhatsApp (11) 9.4512-4119.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais