Notícias

Reformas beneficiam crianças em todo o Brasil (cont.)

04/02/2022
Reformas beneficiam crianças em todo o Brasil (cont.)

A Fundação Abrinq reformou 20 creches e organizações da sociedade civil e beneficiou 3.800 crianças em todo o País.

Veja o link da notícia aqui.

Na segunda parte da matéria, conheça as 10 creches contempladas com as reformas:

Associação Vinde a Mim – Projeto Vida

A Associação Vinde a Mim – Projeto Vida, localizada em Lauro de Freitas – BA, necessitou de apoio para adequar duas salas de atividades que estavam com a pintura descascando e sem mobília. Os eletrodomésticos da cozinha, estavam deteriorados em razão do tempo de uso.

Durante a reforma foram realizados serviços de revestimento em uma das salas, pintura das paredes, grades, portas e janelas das duas salas de atividades e fachada e revestimento das paredes da cozinha. Foram adquiridos um fogão industrial, cinco mesas, trinta cadeiras e dois armários para o armazenamento de material pedagógico.

A unidade atende 50 crianças, entre 0 e 5 anos, beneficiadas pelas reformas e adequações.

Associação Vinde a Mim - Projeto Vida
Associação Vinde a Mim - Projeto Vida

Centro de Educação Comunitária Gabriela Feliz

O playground e a quadra do Centro de Educação Comunitária Gabriela Feliz, em Recife – PE, precisavam de adequações para ficarem seguros e confortáveis às crianças.

Durante a reforma, foi necessária a demolição da mini arquibancada, pintura do piso e da quadra. O playground recebeu novos brinquedos e pintura, além da colocação de cerâmica nas paredes e troca de telas de proteção. Agora, as 76 crianças, entre 4 e 5 anos, atendidas pela unidade, podem brincar na areia do parque com mais segurança.

“O projeto foi maravilhoso. Há muito tempo queríamos reformar a quadra para que as crianças pudessem brincar e realizar atividades. Agora, ficou lindo. Quando as crianças conheceram o novo espaço reformado, ficaram encantadas. Gostaria de parabenizar a Fundação Abrinq por essa iniciativa, que trouxe esperança e alegria, não apenas ao Centro Gabriela Feliz, mas a todas as organizações”, conta Claudia Vonsohsten, diretora da instituição.

Centro de Educação Comunitária Gabriela Feliz
Centro de Educação Comunitária Gabriela Feliz

Centro de Educação Infantil Nossa Senhora das Graças

Localizado em Barreiras – BA, o Centro de Educação Infantil Nossa Senhora da Graças, atende 160 crianças, de 0 a 3 anos, e possui um parque externo para a realização de brincadeiras e atividades ao ar livre. Porém, necessitava de alguns reparos, como a restauração de brinquedos existentes que estavam gastos e danificados, além da manutenção das grades de proteção.

Foi realizada a restauração da gangorra, a reconstrução do escorregador, além de pintura dos brinquedos e da grade de proteção. Foram adquiridos também, sete novos brinquedos (duas gangorras, dois balanços, três gaiolas gínica), fabricados de ferro e pintados nas cores azul, amarelo e vermelho.

Centro Nossa Senhora das Graças
Centro de Educação Infantil Nossa Senhora das Graças

Centro Nossa Senhora Aparecida

O Centro Nossa Senhora Aparecida, em Salvador – BA, possuía uma sala ampla e com boa estrutura, porém, pouco utilizada devido à falta de equipamentos.

Com a reforma, o local foi transformado em uma sala de artes. Foram adquiridas novas mobílias, materiais pedagógicos, carrinhos de materiais e mesas de arte, todos disponibilizados na própria sala de três ambientes, propício ao estímulo da criatividade. A reforma garantiu a ampliação de 10 vagas para crianças da região.

“Para nós da instituição, este apoio da Fundação Abrinq foi muito importante, uma grande alegria. Graças a ele, foi possível ampliarmos o espaço de atendimento para que nossas crianças possam se desenvolver de uma forma mais lúdica. Transformamos um espaço vazio em uma sala de artes com mobiliário, materiais e brinquedos adequados para a prática e o aprendizado das crianças”, conta Joseilma Passos, diretora da creche.

O centro atende 106 crianças, entre 0 e 5 anos, beneficiadas pelo espaço.

Centro Nossa Senhora Aparecida
Centro Nossa Senhora Aparecida

Creche Santa Terezinha

A Creche Santa Terezinha, localizada em Garanhuns – PE, possui um parque externo para uso das crianças, porém, tanto a estrutura quanto os brinquedos estavam desgastados e impróprios para uso das crianças.

Foi realizada a pintura do muro do parque e a aquisição de brinquedos para um novo parquinho: uma casa chalé – que inclui uma casa, dois balanços, um escorregador, uma escalada de pedra, uma escalada de corda e uma ponte -, duas gangorras com base e um brinquedo de eucalipto no formato de rinoceronte. Agora, as 35 crianças, de 0 a 5 anos atendidas pela creche, contam com um parque seguro para se divertirem.

Creche Santa Terezinha
Creche Santa Terezinha

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Alves da Silva

O município de São José da Tapera – AL, havia construído recentemente duas salas de aula na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Alves da Silva. Porém, os locais precisavam de acabamento e mobília.

Com a reforma, foi feita a colocação de piso cerâmico nas duas salas de aula, forro PVC e o corrimão para a acessibilidade das crianças. Foi adquirida também toda a mobília e brinquedos necessários para a adequação das salas. A reforma garantiu a ampliação de 10 vagas para crianças do município.

A entrega das salas beneficiou 86 crianças, de 0 a 5 anos, atendidas pela escola.

EMEIF José Alves da Silva
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Alves da Silva

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima

Ainda em São José da Tapera, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima possuía um ambiente externo que necessitava ser adaptado para que as crianças pudessem aproveitá-lo.

Com a reforma, foi implementado um parque na área externa e a aquisição dos seguintes brinquedos de madeira: uma casinha com dois balanços, um balanço duplo e duas gangorras com base de apoio.

A entrega do parque beneficiou 205 crianças, de 0 a 5 anos, atendidas pela escola.

EMEIF Nossa Senhora de Fátima
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Vereador José Domingos de Barros

Ainda no município de São José da Tapera, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Vereador José Domingos de Barros também necessitava de apoio para finalizar as duas salas de atividades que se encontravam sem acabamento e mobília.

Com a reforma, foi feita a colocação de piso cerâmico nas duas salas, além de adquiridos novos brinquedos e mobília para a adequação dos espaços para os alunos.

A entrega das salas beneficiou 34 crianças, de 0 a 5 anos, atendidas pela escola.

EMEIF Vereador José Domingos de Barros
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Vereador José Domingos de Barros

Instituição Assistencial Beneficente Conceição Macedo – Creche Casa Vihda

Localizada em Salvador – BA, a Instituição Assistencial Beneficente Conceição Macedo – Creche Casa Vihda, precisou ampliar o seu atendimento, até então destinado a crianças, para bebês que estão na fase de berçário. Tudo em razão dos impactos da pandemia. Por isso, foi necessário ampliar uma sala de leitura que funcionava, até a reforma, como um local improvisado para o atendimento dos bebês.

A reforma reestruturou o ambiente deixando-o mais seguro e adequado ao desenvolvimento das crianças atendidas. Com a reforma, foi feita a colocação de revestimento cerâmico em parede de gesso e a instalação de porta em madeira com treliças na nova sala. Foi feita também, a instalação de chuveiro em um dos banheiros da instituição para facilitar a higiene das crianças.

O espaço recebeu novo mobiliário lúdico e pedagógico, próprio ao desenvolvimento infantil. A organização também adquiriu e organizou itens necessários para a alimentação, higiene e saúde dos bebês.

A reforma beneficiou 73 crianças, de 0 a 5 anos, atendidas pela instituição. A reforma garantiu a ampliação de 8 vagas para crianças do município.

“Este apoio recebido da Fundação Abrinq representou dignidade. As crianças, hoje, estão em um espaço humanizado e adequado ao seu pleno desenvolvimento. Hoje, temos um outro cenário em nosso berçário: mudou o espaço, a conduta, o acolhimento e o reconhecimento institucional. Realmente valeu a pena termos ampliado o atendimento aos bebês, no ano passado, em um momento tão difícil que vivemos. Com a reforma, pudemos ampliar o número de vagas. O berçário atendia 8 crianças e, agora, está com 16 crianças”, relata Brisa Barros, supervisora pedagógica da unidade.

IBCM - Creche Casa Vihda
Instituto Assistencial Beneficente Conceição Macedo - Creche Casa Vihda

Pax Christ Schola – Fundação Terra

Localizada em Arcoverde – PE, a organização Pax Christ Schola, da Fundação Terra, possuía um espaço amplo externo que estava sem utilização. Com o apoio da Fundação Abrinq, foi possível adaptar o local para um parque aberto destinado a atividades com as crianças ao ar livre.

A Pax Christi Schola foi contemplada com a reforma do espaço do parquinho, com a pintura das paredes, colocação de cerâmica em meia parede, implantação do playground e ampliação do banco de areia, além do conserto do portão que estava quebrado. Foram adquiridos também novos brinquedos - uma casinha com balanços, rampa de rede, escorregador e gangorras – e as 282 crianças, de 0 a 5 anos, atendidas pela instituição, já podem aproveitar e se divertir.

Pax Christ Schola
Pax Christ Schola - Fundação Terra

Garantir um futuro melhor

“Desde 1990, a Fundação Abrinq se dedica para garantir um futuro melhor para milhares de meninos e meninas no Brasil. As reformas vão ajudar as organizações, mas acima de tudo vão proporcionar mais conforto, segurança e qualidade no atendimento prestado às crianças e aos adolescentes e é importante que se sintam bem”, destaca Victor Graça, executivo da Fundação Abrinq.

A missão da Fundação Abrinq é contínua e será necessário seguir sempre em frente na luta por uma sociedade mais justa e responsável pela proteção e pelo pleno desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais