Notícias

#PODESERABUSO: a violência sexual ainda é uma realidade para milhares de crianças e adolescentes

18/05/2023
#PODESERABUSO: a violência sexual ainda é uma realidade para milhares de crianças e adolescentes

No Brasil, em 74,89%* das denúncias de violência sexual, as vítimas são crianças e adolescentes. O indicador representa mais de 55 casos por dia, sem contar a subnotificação de violações que nem são denunciadas.

Em 2023, A Fundação Abrinq lança a campanha #PODESERABUSO para conscientizar a sociedade sobre a gravidade do tema, com foco em situações cotidianas que, aparentemente, não representam risco, mas podem ser o cenário para casos de violações que marcam a vida inteira de crianças e adolescentes.

Cinco anos da iniciativa

Sabendo da gravidade deste tipo de violação e dos traumas causados a inúmeras crianças e adolescentes, a Fundação Abrinq criou, em 2018, a Campanha #PODESERABUSO, para conscientizar a sociedade a respeito do tema e alertar sobre os sinais que podem indicar possíveis casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Durante o ano inicial, o foco foi esclarecer quais são os principais sinais de violação.

Já em 2019, as consequências na atualidade e no futuro de crianças e adolescentes. Em 2020, a Fundação Abrinq divulgou algumas histórias de crianças que sofreram violência sexual como forma de conscientizar o público. Já em 2021, foi divulgado um manual sobre como proteger as crianças, com informações gerais sobre a violação, as principais formas de violência sexual e outros pontos importantes sobre o tema. Por fim, em 2022, a campanha lançou uma série de vídeos com especialistas para esclarecer algumas das principais dúvidas sobre o tema, suas consequências e como denunciar.

Este ano, a campanha completa cinco anos. Porém, isso não é um motivo de comemoração. Falar sobre violência sexual não deveria mais ser necessário, mas ainda é. Por isso, este ano, a campanha #PODESERABUSO traz a reflexão sobre situações que deveriam ser cotidianas e até divertidas para as crianças, mas acabam se tornando um pesadelo que gera traumas para a vida toda.

Clique aqui e conheça a campanha. 

A violência sexual contra crianças e adolescentes pode estar mais próxima do que se imagina. Durante um passeio no parque, um treino de futebol, uma viagem em família ou, até mesmo, durante uma simples brincadeira de boneca. É fundamental que a sociedade compreenda que o abuso sexual infantil não está restrito a um único perfil de agressor ou de vítima. A violação pode ocorrer em qualquer lugar, independentemente da classe social, etnia ou gênero. Por isso, é necessário estar atento aos sinais e denunciar qualquer suspeita da violação.

Como participar

Neste mês, a Fundação Abrinq lança a campanha com dados atualizados e novas peças para compartilhar em todas as redes sociais, com o objetivo de orientar cada vez mais pessoas sobre este grave problema social. São cartazes, posts para redes sociais e muitos outros conteúdos preparados especialmente para que a população faça parte da iniciativa e ajude a conscientizar as pessoas do seu entorno.

Ao acessar o site da campanha, você também tem acesso à cartilha Contos da meninada, lançada pelo Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS), organização conveniada ao Programa Nossas Crianças, da Fundação Abrinq, com relatos verídicos de crianças e adolescentes atendidos pela organização dentro do projeto Fazendo Acontecer, que combate a violência doméstica e sexual. 

Confira algumas formas de ajudar a combater a violência sexual infantil com os materiais da campanha #PODESERABUSO: 

• Divulgue os cartazes nas suas redes sociais;
• Informe a sua rede de contatos sobre a campanha;
• Compartilhe os materiais com os seus colegas de trabalho;
• Não esqueça de usar as hashtags: #PODESERABUSO e #FundaçãoAbrinq.

Edital Programa Nossas Crianças

Para marcar o dia 18 de maio — Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Fundação Abrinq lança, hoje, o Edital Programa Nossas Crianças, no qual contemplará iniciativas voltadas ao enfrentamento e prevenção da violência doméstica e sexual. Serão mais de R$ 5 milhões de reais investidos em organizações da sociedade civil que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, 30 instituições serão selecionadas para o Ciclo 2024-2025 do programa e receberão o assessoramento técnico e financeiro da Fundação Abrinq para que consigam melhorar o atendimento direcionado à crianças e adolescentes.

Veja o edital completo e participe! 

Para Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq, “a participação de toda a sociedade é um dos pilares para que as pessoas saibam identificar e o que fazer ao ter conhecimento de um caso de abuso sexual infantil. A Campanha #PODESERABUSO e o Edital Programa Nossas Crianças somam esforços com diferentes setores da sociedade no combate a esta violação de direitos gravíssima contra a infância e a adolescência no Brasil”.

Vale lembrar que as denúncias podem ser realizadas pelo do Disque 100 — Disque Direitos Humanos, número 180 — Central de Atendimento à Mulher, ou na delegacia mais próxima.

*Fontes: Ministério da Saúde e Sistema de Informação de Agravos de Notificação.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais