Notícias

Entenda a importância de adquirir hábitos saudáveis na infância

29/03/2019
Hábitos saudáveis, hábitos saudáveis na infância, hábitos na escola

Ainda na infância são adquiridos os primeiros hábitos, muitas vezes por influência de pessoas que convivem com a criança. Por isso, é fundamental que os hábitos saudáveis sejam estimulados desde pequenos, não só pela família, como também pela escola.

“É muito importante saber que você está formando um cidadão. As crianças estão criando hábitos e as que já possuem podem mudar o comportamento a partir do momento em que começarem a compará-los”, relata Mabel Melo, coordenadora de Educação Infantil. 

A escola, assim como o ambiente familiar, possui um papel imprescindível não só para incentivá-los como mostrar para as crianças que os hábitos saudáveis podem ser agradáveis. “Existem momentos prazerosos, os mais diversos possíveis e temos que atrelar isso à escola. As crianças têm que ter nesse ambiente escolar momentos prazerosos, onde possam estar desenvolvendo os mais variados hábitos saudáveis”, explica. 

“Elas acabam fazendo com que aqueles conhecimentos sejam imortalizados e começam a praticar, aquilo começa a fazer parte do seu dia a dia. A criança que não vê a escovação como um hábito saudável, mas sim uma obrigação, vai ter conhecimento a respeito da importância que é fazer a higiene bucal, que não acha o momento da leitura prazeroso, vai passar a ter a leitura como um momento de lazer. Vai sentir prazer naquela atividade e não vai ser mais uma obrigação didática”, ressalta Mabel. 

Já para a nutricionista voluntária do Programa Adotei um Sorriso, Camila Fontes, os hábitos saudáveis possuem benefícios especialmente para a saúde dos pequenos. “Quando falamos de hábitos saudáveis, estamos pensando também a longo prazo, porque vamos ter o reflexo disso quando a criança se tornar adulta”, conta.

Camila relata ainda que, quando a criança aprende sobre educação nutricional e passa a se alimentar de maneira saudável, os incidentes de problemas vasculares, diabetes, obesidade e até câncer são passíveis de redução. Mas para isso, é necessário um trabalho diário da família e da escola em conjunto.

Confira cinco hábitos saudáveis que podem ser estimulados em casa e nas salas de aula:

Alimentação

A alimentação saudável é de extrema importância para as crianças. Por isso, dê preferência para os alimentos in natura ao invés dos industrializados.

É possível atrair as crianças para a temática envolvendo-as no preparo dos alimentos, desde o cultivo, a colheita, até a refeição pronta, trabalhando as cores relacionando-as com frutas e vegetais, os cheiros e texturas e apresentar o alimento por meio de degustações, desenhos ou apresentações.

“Dentro da escola é uma das melhores formas de estimular a criança a consumir esses alimentos de forma mais saudável. Primeiro porque além dos estímulos dos adultos, professores e merendeiras, ela tem os colegas, o estímulo das próprias crianças. Quando ela vê a própria criança comendo daquela forma ou aquele alimento, é algo que vai estimulando ela a fazer também, a repetir isso”, completa Camila.

Entenda o porquê a alimentação saudável é importante para a infância.

Atividades físicas

É fundamental para fortalecer o sistema imunológico, reduzir o risco de doenças cardíacas, melhorar a circulação sanguínea e diminuir o sedentarismo. 

Os professores e/ou familiares podem realizar gincanas, atividades de dança, recreação ou estimular a prática de esportes. 

Brincadeiras

Por meio das brincadeiras, as crianças adquirem diversos aprendizados que auxiliam em seu crescimento como conviver em grupo, respeitar regras, entre outros. Por meio da brincadeira a criança trabalha seu desenvolvimento cognitivo e coordenação motora, possibilitando, inclusive, a prática de outros hábitos saudáveis como a atividade física, ao pular corda ou brincar de esconde-esconde.  

Saiba mais sobre a importância do brincar. 

Convívio social

Crucial para a formação de valores. É necessário estimular o convívio com os colegas, o respeito com próximo e a solidariedade.

“Quando você trabalha a questão da interação, as crianças mudam uma com as outras, o respeito com o próximo, os valores éticos e o conviver bem com o outro e eu acho que também é um hábito saudável”, diz Mabel. 

Higiene

Hábito essencial para a saúde e pleno desenvolvimento dos pequenos.

É importante incentivá-los a lavarem as mãos, tomarem banho e escovarem os dentes regularmente, explicando a importância da prática e as possíveis consequências de não a fazer.

Há diversos outros hábitos saudáveis que podem ser trabalhados em casa e na escola de maneira transversal como a autonomia, a importância de dormir bem, incentivar o contato com a natureza e se hidratar.

“Dá para trabalhar de maneira interdisciplinar. Você pode pegar matemática a partir dessa temática e trabalhar várias áreas do conhecimento, assim, a criança vai poder entender aquele trabalho como algo significativo e possível de ser praticado no seu dia a dia. Ela vai compreender que não é o fazer por fazer, é o fazer com a compreensão do porquê aquilo é importante para a vida dela”, finaliza Mabel.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais