A Fundação Abrinq, com o apoio da Fundação Salvador Arena, divulga o resultado do edital 2026 do Programa Creche para Todas as Crianças. A iniciativa busca fortalecer instituições que oferecem atendimento de creche, contribuindo para que mais crianças tenham acesso a ambientes seguros, acolhedores e adequados ao desenvolvimento na primeira infância.
Após o processo de análise das propostas inscritas, 20 unidades foram selecionadas para receber apoio técnico e financeiro. O objetivo é melhorar a infraestrutura das creches e apoiar o trabalho pedagógico realizado com crianças de até 5 anos.
A maior parte das instituições escolhidas está nas regiões Norte e Nordeste, onde a demanda por vagas em creches ainda é um desafio para muitas famílias. As creches participantes ficam nos estados do Amazonas, Pará, Roraima, Bahia, Ceará, Maranhão e Pernambuco. Também foram selecionadas três instituições na cidade de São Paulo – SP.
Cada creche selecionada receberá R$ 65 mil para adequações dos espaços físicos, sempre seguindo critérios de segurança, salubridade e qualidade no atendimento às crianças. Além do investimento na infraestrutura, o programa também prevê formação para educadores, com atividades voltadas ao uso de práticas pedagógicas, educação inclusiva, cultura afro-brasileira e indígena e contação de histórias. As creches receberão ainda materiais educativos, como livros, jogos e brinquedos, e contarão com assessoria técnica para gestores, com orientações sobre gestão institucional e organização do atendimento.
A proposta da Fundação Abrinq é apoiar instituições que já realizam um trabalho comunitário importante, contribuindo para melhorar as condições de atendimento e ampliar oportunidades de desenvolvimento para crianças em seus primeiros anos de vida.
Creches selecionadas
Região Norte (6 creches)
Amazonas
- Fundação Geraldo Pio de Souza, Manaus – AM;
- Creche Maria Emília Mestrinho II, Presidente Figueiredo – AM.
Pará
- Escola Amiguinhos da Sacramenta, Belém – PA;
- Instituto Pedro Vieira, Belém – PA.
Roraima
- Escola Municipal Emília Rios Peixoto, Boa Vista – RR;
- Escola Municipal de Educação Infantil Fátima Cândido, Boa Vista – RR.
Região Nordeste (11 creches)
Bahia
- Associação Sagrada Família, Salvador – BA;
- Associação Comunitária Turma da Mônica, Salvador – BA;
- Educandário Creche Comunitária Sonho de Vovó Clara, Salvador – BA.
Ceará
- Projeto Renascer Centro, Fortaleza – CE;
- Projeto Renascer Kids, Fortaleza – CE;
- Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Mario Valentim de Andrade, Maranguape – CE.
Maranhão
- Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Profª Juracy Athayde Conceição, Imperatriz – MA.
Pernambuco
- Nossa Infância – Cantinho da Criança, Petrolina – PE;
- Nossa Infância – Rita Luíza da Silva, Petrolina – PE;
- Nossa Infância – Centro de Educação Infantil José Almeida da Silva, Petrolina – PE;
- Escola Viva Amigos Bradi, Recife – PE.
São Paulo (3 creches)
- Centro de Educação Infantil (CEI) Indireta São Roberto, São Paulo – SP;
- Centro de Educação Infantil (CEI) Indireta Cafu, São Paulo – SP;
- Núcleo Assistencial Fraterno – Centro de Educação Infantil (CEI) Auta de Souza, São Paulo – SP.
Ao longo dos próximos meses, as instituições participantes iniciarão as reformas, com acompanhamento técnico da Fundação Abrinq. A proposta é garantir que as intervenções realizadas nas creches contribuam para espaços mais adequados ao cuidado, ao aprendizado e ao desenvolvimento das crianças atendidas.
Para acompanhar o andamento das reformas nas creches selecionadas e conhecer outras iniciativas voltadas à garantia dos direitos da infância, siga os canais oficiais da Fundação Abrinq, onde serão compartilhadas atualizações sobre o programa e as ações desenvolvidas ao longo do ano.