Notícias

Fundação Abrinq reformará, até dezembro, 20 creches e organizações sociais

05/11/2021
Fundação Abrinq reformará, até dezembro, 20 creches e organizações sociais

Em meio à pandemia, os obstáculos já enfrentados por muitas instituições de educação infantil e organizações sociais se multiplicaram e as dificuldades variam desde o impacto na captação de recursos até problemas de infraestrutura. Nesta situação, a solidariedade e o apoio tornaram-se ainda mais necessários e urgentes. 

No entanto, mesmo com tantos desafios, tais estabelecimentos continuam, na medida do possível, trabalhando e fazendo o seu melhor para beneficiar inúmeras crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 

Para ajudar e ressaltar a importância dessas instituições para o desenvolvimento, acolhimento e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, a Fundação Abrinq reformará 20 unidades de educação infantil e organizações sociais. A ação tem como objetivo promover a melhoria dos espaços de atendimento direto para proporcionar locais seguros e adequados ao aprendizado, levando em consideração as medidas de segurança contra a COVID-19. 

“Geralmente os recursos que as instituições recebem são destinados para fins específicos como manutenção das atividades e desenvolvimento de projetos. O nosso objetivo com a ação, além de reconhecer o trabalho que elas realizam, é possibilitar melhorias que são fundamentais para a qualidade do atendimento, mas que, na maioria das vezes, acabam não sendo prioridade. As crianças precisam de ambientes adequados para se desenvolverem plenamente e vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para proporcionar isso a elas”, afirma Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq. 

Faça uma doação única e ajude a transformar o atendimento para 3.800 crianças e adolescentes.

Veja as regiões que serão contempladas: 

Fundação Abrinq reformará, até dezembro, 20 creches e organizações sociais

Conheça as instituições que serão contempladas com as reformas: 

Associação Lar do Pequeno Assis 

Durante a pandemia, as atividades ao ar livre tornaram-se uma alternativa para manter o distanciamento social e o ambiente arejado, no entanto, o pátio da Associação Lar do Pequeno Assis, localizada em Campo Grande – MS, atualmente, conta com deformidades no chão. A instituição também precisa de apoio para realizar reparos em outros locais. Veja todas as adequações que serão realizadas: 

•    Reforma do pátio externo; 
•    Readequação da iluminação da quadra de esportes e área interna;
•    Reparos nos banheiros utilizados pelas crianças e pelos adolescentes. 

Ao todo, 141 crianças e adolescentes, entre 4 e 14 anos, serão beneficiados. 

Associação Lar Pequeno Assis
Associação Lar do Pequeno Assis: locais a serem reformados.

Associação Santa Clara 

Localizada em Paulista – PE, a Associação Santa Clara precisa de apoio para reformar as coberturas das salas de atividades e da biblioteca que se encontram parcialmente comprometidas por causa de infiltrações. As adequações que serão realizadas são: 

•    Troca de telhas metálicas, substituição do forro de gesso por PVC e das calhas da biblioteca e das salas de atividades. Os rufos¹ das coberturas também serão impermeabilizados;
•    Instalação de novas iluminarias e lâmpadas nos espaços;
•    Pintura de todos os espaços da associação. 

A instituição atende 92 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, que serão beneficiados com as mudanças. 

Associação Santa Clara
Associação Santa Clara: locais a serem reformados.

Associação Vinde a Mim — Projeto Vida

Com sede em Lauro de Freitas – BA, a Associação Vinde a Mim — Projeto Vida precisa de apoio para adequar duas salas de atividades, que estão com a pintura descascando e sem mobília, e a cozinha, cujos eletrodomésticos estão deteriorados devido ao tempo de uso.  

•    Adequação de duas salas de atividades, incluindo doação de mobília;
•    Adequação da cozinha com revestimento da parede e compra de um fogão e um freezer novo. 

Ao todo, 50 crianças, entre 0 e 5 anos, serão beneficiadas com a reforma.

Associação Vinde a Mim — Projeto Vida
Associação Vinde a Mim — Projeto Vida: locais a serem reformados.

Centro de Educação Comunitária Gabriela Feliz 

O playground e a quadra do Centro de Educação Comunitária Grabriela Feliz, localizado em Recife – PE, precisam de adequações para ficarem seguros e confortáveis às crianças, por exemplo, demolição da arquibancada, que atualmente não tem utilização, e troca da rede de proteção e areia do parque — devido às condições, alguns animais entram no local e acabam sujando a areia, colocando em risco a saúde de quem a utiliza. 

•    Aplicação de revestimento, demolição da arquibancada, instalação do piso e pintura das paredes do playground e da quadra. Também será instalada uma nova rede de proteção. 

Ao todo, 76 crianças, entre 4 e 5 anos, que serão beneficiadas pela reforma. 

Centro de Educação Comunitária Gabriela Feliz
Centro de Educação Comunitária Gabriela Feliz: locais a serem reformados.

Centro de Educação Infantil Nossa Senhora das Graças

Localizado em Barreiras – BA, o Centro de Educação Infantil Nossa Senhora das Graças possui um parque externo para as crianças brincarem e realizarem atividades ao ar livre, porém, o local precisa de algumas adequações como restaurar os brinquedos existentes, que estão gastos e danificados, e realizar a manutenção das grades de proteção. 

•    Adequar o parque externo: manutenção dos brinquedos existentes, doação de novos brinquedos, manutenção das grades e compra de areia para o tanque. 

A instituição atende 160 crianças, de 0 a 3 anos, que serão contempladas com o novo espaço. 

Centro de Educação Infantil Nossa Senhora das Graças
Centro de Educação Infantil Nossa Senhora das Graças: local a ser reformado.

Centro de Inclusão Social Renascer 

Com sede em Fortaleza – CE, o Centro de Inclusão Social Renascer tem o sonho de construir mais um banheiro na instituição para as crianças, de 0 a 3 anos, que atualmente precisam andar por todo o centro para acessar o único banheiro existente. Além disso ela precisa de outras adaptações, como:

•    Instalação de janelas em duas salas de aula para a circulação de ar;
•    Pintura dos espaços internos da instituição;
•    Construção de um novo banheiro para as crianças do infantil III, incluindo a troca de madeiramento e retalhamentos, que possuem cupim, e troca das fiações elétricas. 

Ao todo, 362 crianças, de 1 a 5 anos, serão beneficiadas pela reforma. 

Centro de Inclusão Social Renascer
Centro de Inclusão Social Renascer: locais a serem reformados.

Centro Nossa Senhora Aparecida 

O Centro Nossa Senhora Aparecida, com sede em Salvador – BA, possui uma sala ampla e com boa estrutura, porém, pouco utilizada devido à falta de equipamentos. Com o apoio da Fundação Abrinq, o espaço será transformado em uma sala de artes. 

•    Adequação do espaço com doação de mobília e materiais para a adaptação da sala de artes. 

O centro atende 106 crianças, entre 0 e 5 anos, que serão beneficiadas pela reforma. 

Centro Nossa Senhora Aparecida
Centro Nossa Senhora Aparecida: local a ser adaptado.

Centro Social de Parelheiros – Creche São Norberto 

O parque do Centro Social de Parelheiros, localizado em São Paulo – SP, encontra-se deteriorado com o piso em grama sintética e vigas do telhado velhos, telhas danificadas e brinquedos nunca reformados, colocando em risco a segurança e o conforto das crianças atendidas pela organização. Visto o cenário, a Fundação Abrinq fará as seguintes adaptações:

•    Troca de telhas, pintura das vigas de madeira, revitalização dos brinquedos de madeira e instalação de piso emborrachado no parque;
•    Instalação de cerâmica no quintal ao lado do parque, pois atualmente possui rachaduras e, consequentemente, infiltrações. 

Ao todo, 252 crianças, de 4 meses a 3 anos, serão beneficiadas pela reforma. 

Centro Social de Parelheiros – Creche São Norberto
Centro Social de Parelheiros – Creche São Norberto: local a ser reformado.

Creche Etelvina Caetano de Jesus

No início do ano, a Creche Etelvina Caetano de Jesus foi alagada devido às fortes chuvas que impactaram diversas regiões de Belo Horizonte – MG. A água chegou a subir até 1,5 metro e, com o incidente, toda a estrutura física e mobiliários da creche foram comprometidos, refletindo diretamente na qualidade do atendimento às crianças. Confira todas as adaptações que serão realizadas pela Fundação Abrinq: 

•    Reforma da dispensa para armazenar os alimentos. O local receberá tratamento de rachaduras, instalação de piso antiderrapante e adaptações antienchente;
•    Reconstrução de toda área de serviço da creche, por meio de assentamento de tijolos, cimento, colocação de laje e pintura do espaço;
•    Adequação de um banheiro dos funcionários. 

Ao todo, 462 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, serão beneficiados com a reforma. 

Creche Etelvina Caetano de Jesus
Creche Etelvina Caetano de Jesus: locais a serem reformados.

Creche Santa Terezinha 

Atualmente, a Creche Santa Terezinha, localizada em Garanhuns – PE, possui um parque externo para uso das crianças, no entanto, devido ao tempo, tanto a estrutura quanto os brinquedos estão desgastados e impróprios para uso. A instituição precisa de apoio para revitalizar o espaço e voltar a proporcionar segurança e diversão para as crianças atendidas. 

•    Adequação do parque externo: pintura do local e doação de brinquedos novos. 

A creche atende 35 crianças, de 0 a 5 anos, que serão beneficiadas com a adaptação do parque. 

Creche Santa Terezinha
Creche Santa Terezinha: local a ser reformado.

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Alves da Silva 

Recentemente o município de São José da Tapera – AL construiu duas salas de aula na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIF) José Alves da Silva. Os espaços precisam de acabamento, como colocação de piso, forro, corrimão e mobília. Confira as ações a serem realizadas na instituição: 

•    Adequação e acabamento de duas salas de atividades; 
•    Doação de mobília. 

Ao todo, 86 crianças, entre 0 e 5 anos, serão beneficiadas. 

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Alves da Silva
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Alves da Silva: locais a serem reformados.

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima

Ainda em São José da Tapera, a EMEIF Nossa Senhora de Fátima possui um ambiente externo que pode ser aproveitado para a construção de um parque. O local, após adaptado, proporcionará mais aprendizado e diversão para as crianças. A Fundação Abrinq realizará:  

•    Implementação de um parque na área externa;
•    Doações de brinquedos.

Ao todo, 205 crianças, entre 0 e 5 anos, serão beneficiadas pela reforma. 

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima: local a ser reformado.

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Vereador José Domingos de Barros 

Localizada no mesmo município, em São José da Tapera, a EMEIF Vereador José Domingos de Barros também precisa de apoio para finalizar duas salas de atividades que se encontram sem acabamento e mobília. 

•    Adequação e acabamento de duas salas de atividades; 
•    Doação de mobília. 

Ao todo, 34 crianças, entre 0 e 5 anos, serão beneficiadas. 

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Vereador José Domingos de Barros
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Vereador José Domingos de Barros: locais a serem reformados.

Fundação Lar Feliz 

Localizada em Juazeiro – BA, a Fundação Lar Feliz precisa de apoio para readequar quatro salas de aula que sofreram desgastes e encontram-se deterioradas devido à ação do tempo. Os ambientes sofreram desplacamento do revestimento cerâmico, impossibilitando o retorno das atividades presenciais. O refeitório e a quadra também precisam de reforma, tendo em vista o estufamento do piso e a ausência de uma cobertura. Confira as ações que serão realizadas:

•    Troca do piso do refeitório;
•    Construção de uma cobertura para a quadra de areia para a utilização do local pelas crianças durante as atividades ao ar livre;
•    Conserto de rachaduras, troca de pisos e azulejos e pintura de quatro salas de aula. 

A Fundação atende 525 crianças, de 1 a 12 anos, que serão beneficiadas pelas adequações. 

Fundação Lar Feliz
Fundação Lar Feliz: locais a serem reformados.

Grupo de Mães Nossa Senhora do Amparo 

Com sede em Camaçari – BA, o Grupo de Mães Nossa Senhora do Amparo precisa transformar três salas de aula em duas salas amplas para, assim, atender os requisitos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que dispõe de metragens obrigatórias para a execução de atividades, e proporcionar mais segurança para as crianças frente à pandemia, levando em consideração que ambientes mais arejados diminuem o risco de contaminação e, consequentemente, proporciona mais proteção para toda a comunidade escolar. Veja as adequações que serão realizadas: 

•    Adaptação de três salas para dois ambientes amplos. Para isso, será necessário: realizar o projeto estrutural, fazer a fundação e o destelhamento, retirar as paredes, assentar o piso e os azulejos, construir uma nova laje e instalar portas e janelas. 

Ao todo, 230 crianças, de 6 meses a 5 anos, serão beneficiadas pela adaptação. 

Grupo de Mães Nossa Senhora do Amparo
Grupo de Mães Nossa Senhora do Amparo: locais a serem reformados.

Instituição Assistencial Beneficente Conceição Macedo — Creche Casa Vihda 

Com os impactos da pandemia, a Instituição Assistencial Beneficente Conceição Macedo — Creche Casa Vihda, localizada em Salvador – BA, ampliou o seu atendimento, até então destinado a crianças, para bebês que estão na fase do berçário. Para isso, precisou adaptar uma sala de leitura que, atualmente, funciona como um espaço improvisado com alguns berços. A Fundação Abrinq reestruturará o ambiente com o objetivo de deixá-lo seguro e propício para o desenvolvimento dos atendidos. Serão realizadas: 

•    Adequação da sala para um berçário: doação de colchonetes, esteiras e mobílias próprias para a faixa etária;
•    Instalação de chuveiro em um dos banheiros da instituição para higiene das crianças.

Ao todo, 73 crianças, de 0 a 5 anos, serão beneficiadas com as adequações.  

Instituição Assistencial Beneficente Conceição Macedo — Creche Casa Vihda
Instituição Assistencial Beneficente Conceição Macedo — Creche Casa Vihda: locais a serem reformados. 

Instituição Beneficente Irmã Marli 

A quadra poliesportiva da Instituição Beneficente Irmã Marli, localizada em Santo André – SP, sofreu desgaste ao longo do tempo e, por isso, sempre que chove a estrutura começa a apresentar goteiras que acarretam no alagamento do local e na impossibilidade de uso pelas crianças. Para resolver o problema, serão feitas as seguintes adequações: 

•    Substituição das telhas translúcidas, reparo das telhas metálicas, manutenção da calha e vedação dos pontos de vazamento da quadra, assim como limpeza e pintura do ambiente;
•    Os ambientes internos e externos da instituição também serão pintados. 

A organização atende 326 crianças e adolescentes, entre 4 e 14 anos, que serão beneficiados pela reforma.

Instituição Beneficente Irmã Marli
Instituição Beneficente Irmã Marli: locais a serem reformados. 

Instituto Salete Queiroz 

O Instituto Salete Queiroz, localizado em Fortaleza – CE, sofre com diversos danos em sua estrutura como: infiltração na caixa de água que abastece toda a organização, rachaduras nas paredes, quatro vasos sanitários rachados, oito descargas quebradas, oito ventiladores quebrados e vazamento no telhado do banheiro, o que coloca em risco a proteção e saúde das crianças que utilizam os equipamentos e espaços comprometidos. Para proporcionar segurança para os atendidos, a Fundação Abrinq realizará as seguintes reformas:

•    Construção de uma caixa de água externa para interromper a infiltração;
•    Conserto das rachaduras nas paredes das salas de atividades;
•    Reforma dos banheiros, incluindo a troca dos vasos sanitários e descargas quebrados e o conserto do telhado;
•    Troca dos ventiladores danificados;
•    Pintura da creche. 

Ao todo, 140 crianças, de 1 a 5 anos, serão beneficiadas pelas adaptações. 

Instituto Salete Queiroz
Instituto Salete Queiroz: locais a serem reformados.

Pax Christ Schola — Fundação Terra 

A unidade Pax Christ Schola, da Fundação Terra, localizada em Arcoverde – PE, conta com um espaço amplo externo que está sem utilização. Com o apoio da Fundação Abrinq, será possível adaptar o local para um parque aberto destinado a atividades ao ar livre. Para isso, serão realizadas: 

•    Pintura e instalação de azulejos nas paredes do parque e manutenção do portão;
•    Doações de brinquedos novos. 

A organização atende 282 crianças, entre 0 e 5 anos, que serão contempladas com o novo parque.

Pax Christ Schola — Fundação Terra
Pax Christ Schola — Fundação Terra: área externa a ser reformada.

Sociedade para o Bem-estar da Família 

A tenda, da Sociedade para o Bem-estar da Família, utilizada para a realização de atividades coletivas encontra-se desativada atualmente devido à alguns danos no local como: teto e colunas de sustentação comprometidos e necessidades de reparos no piso. Para isso, a Fundação Abrinq adequará: 

•    Toda a estrutura da tenda, reforçando os pilares de sustentação e colocando um novo madeiramento no telhado;
•    O piso por meio de reparos e revestimento;
•    Pintura do local. 

A organização atende 163 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, que serão beneficiados pelas adequações. 

Sociedade para o Bem-estar da Família
Sociedade para o Bem-estar da Família: tenda que será reformada.

As reformas ocorrerão até o mês de dezembro e proporcionarão para 3.800 crianças e adolescentes, beneficiados pelas 20 instituições contempladas, um atendimento com mais qualidade, conforto e segurança, em espaços adequados para o desenvolvimento e aprendizado. 

Você pode fazer parte desta ação. Faça uma doação única e ajude a transformar a qualidade da Educação para milhares de crianças e adolescentes. 

Confira notícias semelhante a esta: 

Fundação Abrinq e Instituto Cyrela reformam creches em São Paulo e proporcionam mais segurança e conforto para crianças
Instituto Cyrela e Fundação Abrinq promovem reforma em creche de São Paulo – SP
Organizações sociais do Nordeste e Sudeste foram reformadas com o apoio da Fundação Abrinq

¹ Rufos são peças moldadas e fixadas em determinados pontos do telhado para impedir que a água da chuva infiltre nas paredes e nos muros.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais