Notícias

Fundação Abrinq promove formação para atendimento de gestantes para organizações do Programa Nossas Crianças

20/07/2022
Fundação Abrinq promove formação para atendimento de gestantes

A gravidez na adolescência pode trazer diversas consequências para a saúde da mãe e do bebê. A falta de orientação durante a gestação contribui para que as adolescentes não realizem o pré-natal, importante na garantia da manutenção da saúde materna e infantil.

No Brasil, embora o número de gestações na adolescência venha caindo, o país registrou em 2020 mais de 360 mil* nascimentos de bebês de adolescentes entre 15 e 19 anos.

A Fundação Abrinq, por meio do Programa Nossas Crianças, identificou em dois projetos de organizações sociais da região Centro-Oeste que integram o Ciclo 2021-2023 do programa, a necessidade de apoio e a discussão deste tema tão importante para a adolescência.

A Fundação de Assistência a Pessoa Humana (FUNASPH), em Campo Grande – MS e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), localizada em Goiânia – GO atuam diretamente com adolescentes gestantes. Para garantir um atendimento de qualidade às meninas é preciso uma qualificação dos profissionais que realizam estes serviços.

Segundo Michelly Antunes, líder do programa, o apoio foi identificado durante os acompanhamentos e visita às organizações realizadas em junho. “Diante do que observamos, pensamos em oferecer uma formação aos profissionais destas instituições, a fim de qualificar ainda mais o atendimento às jovens, nas orientações sobre a gestação, a importância do pré-natal e do aleitamento materno, parto e puerpério. O Programa Mortalidade Zero, da Fundação Abrinq, atua nesta frente junto aos municípios e trabalha a formação na atenção básica de saúde. Então, mobilizamos a equipe do programa e agregamos a experiência e o conhecimento para que as duas organizações pudessem receber o apoio necessário neste processo tão importante de qualificação”.

O objetivo do Programa Mortalidade Zero é atuar em conjunto com os municípios para zerar os óbitos infantis por causas evitáveis. Uma das atividades também desenvolvidas é a formação de profissionais para atuarem nos grupos de atendimento às gestantes. O intuito é promover o acolhimento e dar o apoio necessário às gestantes acompanhadas, levando informações importantes para uma gestação saudável até o nascimento do bebê.

Em um primeiro momento haverá uma reunião com as equipes das duas organizações com a Fundação Abrinq, de forma online, no dia 21 de julho, com orientações sobre aleitamento materno e apresentação da formação que será disponibilizada para os profissionais que atuam diretamente com as adolescentes gestantes, a partir da próxima semana na plataforma do Programa Mortalidade Zero.

A formação será composta por três módulos:

- Promoção e proteção do aleitamento materno: trabalha as políticas públicas de estímulo ao aleitamento materno, a orientação sobre aleitamento e sobre a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL).

- Manejo clínico da amamentação: serão abordadas as principais dificuldades durante a amamentação e como realizar o manejo adequado de cada uma delas, de forma a tornar este momento mais tranquilo.

- Especificidades da amamentação: serão abordados temas como técnicas de desmame.

Além da formação, serão disponibilizadas unidades do Álbum da Mamãe e Cartilha da Gestante para cada uma das organizações.

Referência no cuidado às famílias goianas

A OVG foi fundada em 1947 por iniciativa de um grupo de mulheres ligadas à Igreja Católica. Atualmente, a organização possui várias frentes de serviços com o oferecimento de trabalhos de assistência social aos adolescentes, jovens e idosos; atenção social à família e ao cidadão em situação de vulnerabilidade; acolhimento para pessoas em trânsito para tratamento de saúde; mobilização e fortalecimento do voluntariado e parcerias sociais, além da capacitação de jovens ao mercado do trabalho.

O Programa Meninas de Luz, atualmente conveniado ao Programa Nossas Crianças, oferece assistência às gestantes em situação de vulnerabilidade. Do total de 135 atendidas, 40 são adolescentes e todas recebem apoio desde o pré-natal até ao bebê completar um ano de vida. O acolhimento é feito por uma equipe multiprofissional, com acompanhamento da saúde materna, informações nutricionais, orientações sobre educação sexual, planejamento familiar e atendimento odontológico. Todas as ações são desenvolvidas para proporcionar conhecimento às meninas para que possam ter uma gestação mais saudável e tranquila.

As gestantes têm a oportunidade de participar de atividades manuais de arte e artesanato, oficinas de pilates e acompanhamento com uma educadora física, atendimentos individuais com psicóloga - contratada por meio do aporte financeiro com o convênio do programa da Fundação Abrinq - assistente social, dentista e acompanhamento nutricional.

Para Rayane Neves, psicóloga da OVG, a formação oferecida pelo programa será muito importante para a organização. “Este apoio representará um salto exponencial, tanto de aperfeiçoamento dos profissionais, quanto da qualidade dos serviços oferecidos para as gestantes e puérperas. Por meio da formação, conseguiremos amplificar todo o apoio ao serviço de orientação às adolescentes. O suporte da Fundação Abrinq será fundamental, não só no que diz respeito ao acompanhamento técnico, mas na troca de experiências e no enriquecimento do trabalho desenvolvido”.

Fortalecimento de vínculos familiares em Campo Grande – MS

A Fundação de Assistência a Pessoa Humana (FUNASPH) é uma entidade sem fins lucrativos, criada de 2005, com o objetivo de atuar junto à população em situação de vulnerabilidade, por meio de projetos sociais que atendem crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de pobreza.

A partir de 2019, observando as necessidades de adolescentes grávidas residentes nas regiões de vulnerabilidade de Campo Grande - MS, foi criado o Projeto ELAS, que tem o objetivo de abordar pontos fundamentais para o desenvolvimento e assistência das gestantes. Oferece um enxoval para o bebê e apoio psicossocial para a gestante e o bebê. A organização atende atualmente 15 adolescentes, com a perspectiva de ampliação até o final do convênio com o programa.

Mercedes Tavares, coordenadora do projeto, ressalta a importância da iniciativa no fortalecimento de vínculos familiares. “Tem o objetivo de apoiar as gestantes no desenvolvimento da adolescência e sua identidade a fim de fortalecer os seus vínculos familiares”.

Mercedes ainda ressalta que o apoio da Fundação Abrinq será relevante para a capacitação dos profissionais. “Otimizará os atendimentos às jovens, qualificando os voluntários, atualizando questões relacionadas à gestação, aos direitos e à maternidade”.

Programa Nossas Crianças

A Fundação Abrinq desenvolve o Programa Nossas Crianças desde 1993, com o objetivo de repassar recursos financeiros para organizações da sociedade civil que realizam atendimento direto e gratuito às crianças e aos adolescentes, entre 0 e 18 anos, que estão em situação de vulnerabilidade social, bem como oferece assessoramento técnico e administrativo com o objetivo de fortalecê-las.

Veja outras ações desenvolvidas pelo programa:

Fundação Abrinq lança novo edital em 2022 para reformar organizações da sociedade civil.

Fundação Abrinq realiza visitas técnicas às organizações sociais conveniadas.

Organizações sociais promovem ações no mês de combate à violência sexual infantil

Veja como a Fundação Abrinq apoiou o Instituto Novo Signo.

 

*Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Pnad Contínua 2019.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais