Notícias

Fundação Abrinq garante o direito à Educação de qualidade para Bianca

04/04/2022
Fundação Abrinq garante o direito à Educação de qualidade para Bianca

Joyce*, de 19 anos, trabalha coletando materiais recicláveis. Atualmente é mãe da Maísa*, de 4 anos, e da Bianca*, de 2 anos, e está grávida, de quase seis meses, da sua terceira filha, que segundo ela se chamará Maria Alice*.

Sem ter com quem deixar as meninas, ela diariamente enfrenta dificuldades para conseguir trabalhar. Por não ter outra alternativa, muitas vezes, a saída é levá-las com ela, no entanto, a jovem chegou a receber ameaças por expor as crianças.

“As ameaças são referentes à exposição das crianças quando sai para reciclar. Nós conseguimos a doação de um carrinho de bebê, onde ela coloca as duas, que são pequenas e conseguem dividir o mesmo espaço, e na parte debaixo acumula latinhas. Quando as pessoas a veem parada próximo a um lugar de coleta falam que é irresponsável com as crianças, mas ela realmente não tem com quem deixá-las”, explica Claudine Mota, coordenadora da Associação Vinde a Mim – Projeto Vida.

Localizada em Lauro de Freitas – BA, a associação precisava de apoio para adequar duas salas de atividades, que estavam sem mobília e com a pintura descascando, e trocar os eletrodomésticos da cozinha, deteriorados pelo tempo de uso. Ao verificar a necessidade da instituição, prontamente a Fundação Abrinq a selecionou para ser uma das 20 unidades de educação infantil a ser reformada até o final de 2021.

A reforma contemplou serviços de revestimento em uma das salas e na cozinha, pinturas das paredes, grades, portas, janelas e fachada, bem como foram doados um fogão industrial, mesas, cadeiras e armários para armazenar os materiais pedagógicos.

“A creche não estava funcionando por conta da dificuldade financeira que enfrentamos, nós não recebemos ajuda de ninguém. Temos capacidade para atender 40 crianças, mas não estávamos atendendo. Com a ajuda da Fundação Abrinq, vamos conseguir beneficiar 20 crianças, não vamos atender a capacidade máxima agora por conta dos custos com a equipe que ainda não temos”, menciona Claudine.

Conhecendo a história da Joyce, a associação sempre que possível a ajudava com doações. Ao conseguir o apoio da Fundação Abrinq, sem pensar duas vezes destinou uma das vagas para Bianca, tendo em vista que a filha mais velha, Maísa, já está matriculada na escola.

“Eu sou recicladora, passo a maior parte do tempo reciclando e não tenho onde deixar ela [Bianca], tenho que levar comigo. Muitas pessoas ficam ameaçando, falando que não é lugar adequado para criança, é lógico que não é, mas eu não tenho com quem deixar, não vou deixar na rua à toa, tenho que levar comigo”, explica Joyce.

Com medo de perder a guarda de sua filha por causa das ameaças, Joyce relata que ficou aliviada ao saber que a menina será contemplada com uma das vagas em período integral: “Eu vou poder reciclar em paz sabendo que ela está em segurança. Vai ficar melhor para mim”, comenta.

Bianca já está cadastrada na Associação Vinde a Mim – Projeto Vida e começará a frequentar o espaço em abril, quando sua mãe poderá, enfim, trabalhar segura de que tudo ficará bem.

“O atendimento presencial ainda não começou, nós fizemos as etapas de visitas e cadastros, estamos programando até o começo de abril receber as crianças presencialmente”, finaliza Claudine.

Educação infantil com mais qualidade, conforto e segurança

No último ano, a Fundação Abrinq selecionou 20 creches e organizações da sociedade civil para reformar suas estruturas físicas. A ação teve como objetivo promover a melhoria dos espaços de atendimento direto para proporcionar locais seguros e adequados ao aprendizado, levando em consideração as medidas de segurança contra a COVID-19.

Veja o antes e depois das 10 creches reformadas

Veja o antes e depois das 10 organizações reformadas

Seja um doador da Fundação Abrinq e ajude a promover o acesso à Educação de qualidade. Clique aqui.

* Nomes e imagens alterados para preservar a identidade dos envolvidos.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais