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Fundação Abrinq avalia desempenho em prol da infância e reconhece Empresas Amigas da Criança

23/09/2022
Fundação Abrinq avalia desempenho em prol da infância e reconhece Empresas Amigas da Criança

Como novidade para o Programa Empresa Amiga da Criança em 2022, a Fundação Abrinq elaborou uma nova forma de devolutiva para as instituições que conseguiram, durante o último ano, cumprir os compromissos estipulados pela iniciativa. Trata-se de uma página na web exclusiva para cada uma das empresas, na qual as participantes podem ter acesso a uma análise com base em dados referentes a si próprias e a materiais fornecidos pela Fundação.

Além de felicitações e agradecimentos por terem sido aprovadas no processo de renovação do programa e por contribuírem com a causa, as empresas conveniadas também recebem um diagnóstico contendo um resumo do desempenho de suas ações em prol das crianças e dos adolescentes no Brasil, bem como sugestões do que podem fazer para beneficiarem cada vez mais pessoas nesta faixa etária.

Por meio deste ambiente virtual, as instituições ainda podem fazer o download do certificado que as reconhece como uma Empresa Amiga da Criança, assim como de uma variedade de posts para publicarem nas próprias redes sociais e divulgarem seus compromissos com a responsabilidade social.

Empresas em destaque

A página possui um espaço reservado para destacar a atuação de 10 empresas selecionadas que, além de contribuírem e se dedicarem ao programa, também apoiaram de alguma forma outras iniciativas da Fundação Abrinq em benefício das crianças e dos adolescentes no Brasil. Confira abaixo:

Barbacoa: patrocinou a reforma de uma creche em Parelheiros – SP e beneficiou 252 crianças de até 3 anos;

Brasilprev: desenvolveu uma ação com os próprios colaboradores a fim de comprar e doar cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social. A cada R$ 1,00 arrecadado, a Brasilprev doou mais R$ 1,00;

Condor: doou escovas dentais e garantiu o acesso à higiene bucal para milhares de crianças;

Copa Energia: realizou uma campanha de marketing relacionado à causa. A cada botijão de gás de 13kg vendido, a empresa doou R$ 0,01. A ação proporcionou a doação de mais de R$ 100 mil;

DSM: apoiou o lançamento do livro A Voz das Crianças no Brasil, que conta a trajetória da Fundação Abrinq em defesa da infância e adolescência;

Faber-Castell: ajudou a minimizar os impactos da pandemia ao doar cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social;

Phisalia: proporcionou o acesso à higiene bucal para milhares de crianças ao doar cremes dentais. Além disso, também apoiou o lançamento do livro A Voz das Crianças no Brasil;

Grupo Profarma: desenvolveu campanhas para combater a fome e minimizar os impactos da pandemia. Como resultado, ajudou 8.600 famílias por meio da doação de cestas básicas;

Sabin Medicina Diagnóstica: ajudou famílias em situação de vulnerabilidade social ao doar cestas básicas com alimentos e itens de higiene e limpeza durante a pandemia;

Special Dog Company: apoiou o lançamento do livro A Voz das Crianças no Brasil.

Ao reconhecer o trabalho acima da média realizado por estas empresas, a Fundação Abrinq espera que outras Empresas Amigas da Criança se sensibilizem a fazer cada vez mais pela causa da infância e adolescência no Brasil.

Programa Empresa Amiga da Criança

O Programa Empresa Amiga da Criança foi criado pela Fundação Abrinq em 1995 com o objetivo de engajar o setor empresarial para o estímulo à responsabilidade social corporativa com foco na infância e adolescência e reconhecer empresas que realizam ações em prol de crianças e adolescentes. A participação no programa é uma oportunidade para que as empresas não apenas mudem a realidade na qual estão inseridas, mas também se destaquem no mercado por meio da valorização da própria marca.

Atualmente, 624 instituições dos mais diversos setores estão credenciadas à rede de Empresas Amigas da Criança em todas as regiões do Brasil, sendo 24 delas ingressantes no ano de 2022. Em 2021, as empresas participantes foram responsáveis por beneficiar mais de 1,3 milhão de crianças e adolescentes no país por meio do investimento de cerca de R$ 182 milhões em ações sociais e da doação de aproximadamente R$ 83 milhões aos Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente e a outras leis de incentivo.

Além de ajudarem a transformar a vida de milhares de crianças e adolescentes no Brasil e de assumirem um compromisso com a responsabilidade social, as instituições participantes do Programa Empresa Amiga da Criança contam com uma série de benefícios oferecidos pela própria Fundação Abrinq. Dentre eles, destacam-se os listados abaixo:

  • Autorização de uso do selo Empresa Amiga da Criança;
  • Assessoramento técnico para desenvolvimento de ações sociais;
  • Orientação para o direcionamento do Investimento Social Privado (ISP);
  • Participação em reuniões de benchmarking com outras Empresas Amigas da Criança;
  • Participação em Grupos de Trabalho sobre temáticas como voluntariado, monitoramento da cadeia produtiva, ESG, dentre outros;
  • Formações direcionadas para atender a uma demanda apresentada pela empresa.

Para participar do programa, as empresas precisam cumprir dois principais compromissos: o combate ao trabalho infantil e a realização de ações sociais em benefício das crianças e dos adolescentes. Uma vez certificados estes pré-requisitos, as interessadas devem preencher o cadastro no Sistema do Programa Empresa Amiga da Criança (SEAC) e aguardar a análise técnica feita pela equipe da Fundação Abrinq, que decidirá pela aprovação ou reprovação da instituição.

Mais informações sobre o Programa Empresa Amiga da Criança e seu processo de adesão para as empresas interessadas podem ser obtidas pelo e-mail empresa@fadc.org.br ou telefone (11) 3848-4904.

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