Notícias

Fundação Abrinq apoia novos coletivos comunitários

27/10/2022
Fundação Abrinq apoia novos coletivos comunitários

O Brasil possui diversas áreas em seu território que carecem de infraestrutura e condições adequadas para habitação. No entanto, é cada vez mais comum que as metrópoles se expandam e, consequentemente, mais pessoas acabem morando em regiões onde o Estado não se faz tão presente.

Em localidades onde a sobrevivência é um desafio diário e o básico pode parecer muito, moradores precisam se unir para formar redes de cooperação e relações solidárias entre eles, em prol de soluções para uma melhor qualidade de vida diante das dificuldades cotidianas. Assim surgem os coletivos, grupos de pessoas que promovem ações de desenvolvimento para a comunidade local.

Por compreender a importância e os benefícios que esses grupos podem promover para o desenvolvimento pleno da infância e adolescência, a Fundação Abrinq criou o Projeto Coletivos, que tem como objetivo apoiar financeiramente e tecnicamente coletivos para fortalecer a defesa e a garantia de direitos de crianças e adolescentes a nível de territórios locais.

O Centro Comunitário Joilson de Jesus, localizado no Parque Santa Madalena, em São Paulo - SP, é um coletivo que já recebe o apoio da Fundação Abrinq desde abril deste ano.

Novos apoios

No segundo semestre de 2022, a Fundação Abrinq selecionou quatro novos coletivos para apoiar, com incentivo financeiro e técnico, o desenvolvimento de atividades e ações que aprimorem a atuação dos grupos nas comunidades em que estão inseridos, proporcionando melhor qualidade de atendimento às crianças e aos adolescentes que participam das iniciativas. Conheça os coletivos selecionados:

Espaço Cultural Jardim Damasceno

O coletivo é considerado, por seus frequentadores, um espaço de vida, convivência e de uma gestão coletiva. Localizado no Jardim Damasceno, zona norte de São Paulo - SP, o espaço cultural atende 60 crianças e adolescentes da região, que é marcada pela ausência de serviços públicos, assim como pela carência de espaços públicos voltados à infância e adolescência.

Dentre suas principais atividades, estão a horta urbana, rodas de conversa com mulheres, sessões de memória afetiva, manutenção de uma biblioteca comunitária, sensibilizações sobre alimentação saudável e consumo consciente, entre outros. O coletivo também dialoga com as famílias das crianças e dos adolescentes para difundir conhecimentos sobre direitos humanos e sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Com o apoio da Fundação Abrinq, o espaço consegue providenciar alimentação de qualidade para os frequentadores. Também realizou um festival para todo o bairro com atividades lúdicas e recreativas.

“A parceria com a Fundação Abrinq nos fortalece em três pontos. O primeiro deles é nos ajudar em relação à concessão de uso do terreno junto à prefeitura, para que possamos ter uma estrutura melhor. O segundo ponto é ter uma assessoria técnica para nos ajudar a pensar em novos projetos, assim como melhorar os que já existem. E, como último ponto, queremos muito ampliar o nosso trabalho de fortalecimento da infância e da convivência comunitária de crianças e adolescentes por meio deste espaço, que é de escuta e acolhimento”, afirma Noemia de Oliveira, líder comunitária da região.

Espaço Cultural Becos e Vielas

Localizado no Jardim Trianon, em Taboão da Serra – SP, o coletivo beneficia, diretamente, 30 crianças e 20 adolescentes com as atividades realizadas no espaço, como oficinas, aulas de capoeira, teatro e dança afro, além de cuidados com a horta comunitária. Indiretamente, o espaço realiza ações que impactam 200 crianças e 100 adolescentes, por meio de eventos e doações em datas comemorativos como Carnaval, Páscoa, Dia das Crianças, aniversário do coletivo, além da entrega de cestas básicas e marmitas.

O coletivo também gera emprego na região, uma vez que pessoas da comunidade são pagas para realizar a manutenção do espaço, dos equipamentos e da horta.

Com o apoio da Fundação Abrinq, o espaço pode oferecer um café da manhã comunitário para os frequentadores todo sábado. Também organizaram um evento de Dia das Crianças, com a aquisição de uma máquina que faz algodão doce. Além disso, conseguiram tirar do papel um projeto de cinema para a comunidade. Com um projetor, vão exibir filmes para que as crianças e os adolescentes da região possam ter um espaço recreativo e, assim, fiquem menos ociosas.

De acordo com Roberto Lopes, líder comunitário, “o coletivo vem crescendo aos pouquinhos. Com o trabalho em conjunto dos voluntários, o espaço ficou mais forte e foi virando referência na região. Nós encaramos o apoio da Fundação Abrinq como o próximo grande salto de qualidade que vamos dar, pois vamos ter o apoio financeiro para desenvolver novas atividades, assim como o apoio técnico que vai nos direcionar o melhor rumo para o coletivo e para o desenvolvimento das crianças”, afirma.

Coletivo Brincando na Kebrada

Beneficiando, diretamente, 60 crianças, o coletivo localizado no bairro de Ermelino Matarazzo, em São Paulo - SP, é composto por mulheres que promovem a cultura na infância por meio de brincadeiras lúdicas, afetivas e respeitosas, com foco em cores, sons, cheiros e sabores. Desde 2018, o espaço atua na defesa do brincar, auxiliando na construção positiva do imaginário infantil de crianças da região.

O bairro apresenta falta de infraestrutura adequada, o que gerou insegurança e fez com que as crianças brincassem cada vez menos nas ruas da comunidade. Além disso, em virtude da pandemia causada pela COVID-19, houve um aumento da vulnerabilidade social na região. Para garantir o bem-estar das crianças, foi criado o Projeto Social do Coletivo Brincando na Kebrada que, além de atividades lúdicas, proporciona alimentos para os frequentadores por meio de parcerias e campanhas de arrecadação.

O coletivo não possui uma sede própria. Por isso, desenvolve suas atividades em espaços ociosos, espaços públicos, em coletivos parceiros ou, até mesmo, nas casas das voluntárias, onde, também, armazenam os materiais utilizados. Sobre a parceria, Mineia Oliveira, idealizadora, gestora e arte-educadora da organização, conta: "Estamos muito felizes, principalmente porque a Fundação Abrinq entendeu a importância de se apoiar coletivos periféricos e comunitários, existentes tanto em São Paulo quanto em outros lugares. O repasse financeiro tem nos ajudado bastante a criar um acervo de qualidade com o qual podemos promover encontros brincantes aqui".

Coletivo Espelho, Espelho Meu

O espaço, localizado no bairro Jardim Lourdes, em São Paulo - SP, tem o objetivo de promover a valorização da cultura afro por meio de ações sociais, além de garantir o acesso à cultura para crianças que moram afastadas do centro da cidade.

Focado em atividades contra o racismo, tem como meta trabalhar a autoestima de 20 crianças que frequentam o coletivo. Atualmente, possui 12 tipos de atividades para os jovens e seus familiares como lives, oficinas, projetos e dinâmicas que abordam a temática.

Para Viviane Malika, idealizadora do coletivo, a parceria com a Fundação é muito importante para fortalecer as atividades e ajudar com o transporte e a alimentação na organização. "Estar recebendo este aporte financeiro é significativo para nós, pois direcionamos valores a materiais pedagógicos, literatura infantil, materiais permanentes e camisetas. Sem a parceria, nós teríamos que nos cotizar para financiar as atividades, principalmente quando as doações que solicitamos em nossas redes não chegam", relata.

Apoio aos coletivos

Os quatro novos coletivos e o Centro Comunitário Joilson de Jesus, que já fazia parte do projeto, receberão um aporte mensal de até R$ 2 mil até o final de 2023 para que realizem melhorias em suas estruturas e possam ampliar suas atividades.

Por meio da iniciativa, a Fundação Abrinq busca obter uma rica troca com coletivos de todo o país, contribuindo para que eles potencializem o impacto que almejam alcançar e, em retorno, auxiliem a instituição a ampliar a sua atuação com novos conhecimentos e práticas.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais