Notícias

Fundação Abrinq realiza formação sobre saúde mental para organizações da sociedade civil

13/10/2023
Fundação Abrinq realiza formação sobre saúde mental para organizações da sociedade civil

No dia 10 de outubro, em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, a Fundação Abrinq realizou uma formação para organizações da sociedade civil que integram o Programa Adotei um Sorriso. A iniciativa oferece acesso gratuito a serviços de saúde bucal e atendimento psicológico para crianças e adolescentes por meio de profissionais voluntários.

O evento contou com a participação de 60 membros das organizações parceiras do programa e teve como tema central Saúde Mental na Infância e Adolescência. A apresentação foi feita por Amanda Carvalho, psicóloga e voluntária do Programa Adotei um Sorriso. Ela abordou questões cruciais sobre a saúde mental pós-pandemia, destacando a ruptura significativa na rotina, educação, lazer e socialização das crianças e dos adolescentes durante este período desafiador.

A psicóloga também compartilhou informações importantes sobre os sintomas de ansiedade que os professores relatam nos ambientes escolares, refletindo o impacto direto nas vidas dos alunos. Amanda ainda enfatizou as consequências desse cenário e discutiu maneiras de acolher efetivamente crianças e adolescentes nas organizações sociais.

Print

"Quando uma pessoa enfrenta a ansiedade, tem a tendência de acreditar que o problema é ela mesma. Surge a percepção de fragilidade, a sensação de incapacidade para lidar com as situações. Por isso, a realização de debates em grupo entre os adolescentes se revela de extrema importância. Neste contexto, a pessoa pode constatar que outras também enfrentam desafios similares e que experimentar esses sentimentos não significa fraqueza. O debate em grupo torna-se essencial, proporcionando aos adolescentes a oportunidade de compartilhar como lidam com a situação”, relata a psicóloga.

Um dos pontos altos da formação foi a orientação sobre como as organizações podem oferecer suporte não apenas aos jovens, mas também às suas famílias. Amanda Carvalho destacou a importância de abordar não apenas as necessidades imediatas de saúde mental, mas também de orientar e apoiar as famílias neste processo.

Formações como esta contribuem para melhorar as condições de atendimento às necessidades de saúde mental das crianças e dos adolescentes nas instituições. Afinal, o compromisso contínuo dessas organizações em proporcionar um ambiente acolhedor e de apoio pode ter um impacto significativo no bem-estar emocional e psicológico durante a infância e adolescência.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais