Notícias

Mais de 130 creches se inscreveram no Edital 2022 do Programa Creche para Todas as Crianças

19/04/2022
Mais de 130 creches se inscreveram no Edital 2022 do Programa Creche para Todas as Crianças

O Edital 2022 do Programa Creche para Todas as Crianças, que irá reformar 10 unidades de educação infantil localizadas na região Nordeste, encerrou no fim de março. A iniciativa, promovida pela Fundação Abrinq, tem como objetivo ampliar o acesso e melhorar a qualidade do atendimento ofertado na primeira infância. 

Ao todo, 131 instituições se inscreveram e deram início ao processo de avaliação, composto pela análise documental e das propostas e pelas visitas técnicas: 

Análise documental e das propostas

Os primeiros itens avaliados foram os documentos enviados no ato da inscrição e a proposta de reforma, de acordo com todos os requisitos do edital. Após a avaliação inicial, 98 creches passaram pela análise documental e 62 pela análise das propostas, seguindo para a próxima fase de avaliação. 

Visitas técnicas 

As visitas técnicas estão sendo realizadas neste mês, com o objetivo de analisar os espaços a serem reformados e conhecer o trabalho das instituições. Entre as 62 creches que receberão as visitas, 20 estão localizadas no Ceará - CE e 20 em Pernambuco - PE, as demais estão na Bahia, no Maranhão, em Sergipe e no Piauí. Após os encontros, a Fundação Abrinq analisará os espaços visitados e selecionará as 10 creches que serão contempladas com as reformas. 

Todas as etapas de avaliação levam em consideração a compatibilidade da missão e dos valores institucionais das unidades de educação infantil com os da Fundação Abrinq, a garantia da qualidade no atendimento para todas as crianças, o atendimento aos requisitos descritos no edital e a verificação do teor e da validade da documentação apresentada.

As creches contempladas precisarão: 

•    Designar um ponto focal da equipe diretiva da creche responsável por realizar todos os encaminhamentos junto à Fundação Abrinq;
•    Atuar como corresponsável das atividades;
•    Enviar dois relatórios mensais, sendo um parcial e um final, descrevendo as etapas da reforma com as fotos de acompanhamento das obras e o desenvolvimento das atividades;
•    Cumprir os prazos, garantindo que a reforma esteja pronta, de acordo com o plano de trabalho enviado;
•    Comunicar imediatamente qualquer intercorrência durante a reforma.

As creches selecionadas receberão apoio no valor de até R$ 20 mil para realizarem as adequações em suas estruturas físicas, previstas para iniciarem em junho.

Não serão financiadas despesas com:

•    Taxas bancárias e administrativas, juros ou multas de qualquer espécie;
•    Benefícios de profissionais contratados para a execução das atividades, por exemplo, vale transporte, plano de saúde, vale refeição ou alimentação, entre outros; 
•    Compra de alimentos utilizados para o preparo de refeições ou lanches oferecidos aos beneficiários no âmbito do programa;
•    Compra de materiais para a manutenção do trabalho e/ou do espaço como materiais de escritório. 

“Ter espaços adequados para a faixa etária é fundamental para o pleno desenvolvimento de toda criança, em especial na primeira infância, no entanto, sabemos que muitas unidades de educação infantil não possuem recursos para reformarem suas estruturas. O edital é uma forma de possibilitar as reformas, que muitas vezes não são vistas como prioridade, e proporcionar ambientes seguros e adequados para o aprendizado”, explica Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq. 

Em breve as unidades selecionadas serão divulgadas no site oficial da Fundação Abrinq, acompanhe: www.fadc.org.br.

Veja outras notícias sobre Educação:

Fundação Abrinq garante o direito à Educação de qualidade para Bianca 
Reformas beneficiam crianças em todo o Brasil
Instituto SLC e Fundação Abrinq transformam a realidade das creches em Balsas – MA e Cruz Alta - RS

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais