Notícias

No Dia Mundial da Saúde Bucal (20/03), confira dicas para criar bons hábitos nas crianças

18/03/2022
No Dia Mundial da Saúde Bucal (20/03), confira dicas para criar bons hábitos nas crianças

A fase mais importante para a prevenção de doenças bucais ocorre durante a infância e adolescência, devido a transformação e formação permanente da arcada dentária, além da ocorrência de bons hábitos saudáveis que, quando bem transmitidos nesta fase, contribuem para a formação de adultos com maior consciência sobre os cuidados bucais necessários para uma melhor qualidade de vida.

Estabelecer hábitos saudáveis de higiene bucal ainda na infância pode prevenir diversas doenças. Isso porque, uma vez que a criança entenda a importância dos cuidados com os dentes, ela realizará as rotinas de higienização com mais facilidade, evitando assim cáries, inflamações e demais problemas.

A Fundação Abrinq, por meio do Programa Adotei um Sorriso, mobiliza e engaja dentistas e psicólogos voluntários, oferecendo atendimento às crianças e aos adolescentes, em seus consultórios ou desenvolvendo ações de saúde preventiva nas organizações da sociedade civil que integram o programa. A iniciativa atende todas as regiões do Brasil.

O programa está com inscrições abertas a novos voluntários para ampliar, ainda mais, o atendimento a meninos e meninas que necessitam de serviço odontológico. Acesse aqui a plataforma exclusiva do programa para inscrições.

Participação dos pais ou responsáveis é importante

A saúde bucal infantil deve ser uma das prioridades na vida dos pais ou dos responsáveis. É essencial que, desde pequena, a criança aprenda a maneira correta de realizar a escovação e desenvolva o hábito de higienizar os dentes.

Os filhos refletem os pais ou responsáveis e recebem a influência natural de comportamento. Sendo assim, é importante saber incentivar, ter paciência e transformar estes momentos com a criança em algo lúdico, de informação e formação.

Confira abaixo dicas do Programa Adotei um Sorriso para auxiliar nos cuidados da higiene bucal das crianças:

- Bom exemplo

Aprender pelo exemplo é sempre mais eficaz. O ideal é que a higiene bucal do adulto seja feita, sempre que possível, na frente da criança. Assim, ela percebe que é um procedimento usual e aprende imitando.

As escovações começam a partir do surgimento dos primeiros dentes. Devem ser utilizadas escovas infantis especiais, sob a orientação do odontopediatra. Daí em diante pode ser criada uma rotina de descontração e entrosamento entre pais e filhos. Estes momentos podem se transformar em agradáveis práticas compartilhadas.

Especialmente dos sete anos em diante, quando a criança já sabe escovar sozinha, a supervisão dos adultos pode ser feita durante a escovação dos próprios dentes.

- Escovação e fio dental

Desde pequenas as crianças precisam se habituar a escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, sempre após as refeições e antes de dormir. O ideal é que elas entendam que isso é necessário, saudável e até divertido.

A escova ideal para crianças deve ter cerdas macias, cabeça pequena e haste menor, adaptável ao tamanho da mão. O creme dental com flúor já pode ser utilizado a partir do momento em que a criança saiba cuspir.

É necessário também explicar aos pequenos que a escova não consegue limpar tudo e que é necessária a utilização do fio dental que deve ser usado a partir da existência de dois dentes juntos. Os pais devem passá-lo entre todos os dentes, especialmente os do fundo, pelo menos uma vez por dia.

É importante ressaltar que a saúde bucal não se resume apenas aos dentes. É preciso cuidar também das gengivas, da língua e da parte interna das bochechas.

- Alimentação

A criança deve ingerir alimentos ricos em nutrientes que fortalecem os dentes, além de evitar o excesso de açúcar e amido, pois produzem ácidos que formam a placa bacteriana causadora de cáries.

- Visita ao dentista

O recomendado pelos profissionais da área é que a primeira visita ao dentista ocorra quando os primeiros dentes comecem a nascer, o que pode variar entre cada criança, mas normalmente ocorre entre os quatro até os nove meses.

É por meio desta primeira consulta ao dentista que os pais podem tirar todas as dúvidas a respeito da higienização da boca dos bebês, assim como cuidar para que não tenham outros problemas.

Além disso, é possível que o profissional realize uma avaliação, como forma de garantir que os principais cuidados tenham sido tomados com a higiene bucal, até então, da criança.

O indicado é que a visita seja realizada com o profissional, uma vez a cada seis meses, de forma a garantir que a saúde bucal da criança esteja sempre em boas condições.

- Higienização bucal nos bebês

Mesmo que os bebês ainda não tenham dentes, é essencial realizar a limpeza correta na boca. O recomendado é que se utilize uma fralda ou gaze limpa e levemente umedecida. A fralda deve ser enrolada no dedo indicador e passada suavemente na região das gengivas, na parte interna da bochecha e também na língua do bebê. Dessa forma, é possível garantir que a criança não fique com um acúmulo de leite na boca.

Seja um Voluntário Amigo da Criança!

Em 2021, os profissionais voluntários do Programa Adotei um Sorriso beneficiaram 1.391 crianças e adolescentes atendidos por organizações sociais de 107 cidades brasileiras que puderam ter acesso a serviços de saúde fundamentais para adquirirem uma melhor qualidade de vida.

A Fundação Abrinq está em busca de dentistas e psicólogos voluntários para atuarem no Programa Adotei um Sorriso. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do link: https://pas.fadc.org.br/Externo/Login. Faça parte desta iniciativa!

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais