Notícias

Dia Mundial da Saúde Bucal: como cuidar do sorriso de crianças e adolescentes

20/03/2024
Dia Mundial da Saúde Bucal: como cuidar do sorriso de crianças e adolescentes

Celebrado no dia 20 de março, o Dia Mundial da Saúde Bucal é uma data dedicada a aumentar a conscientização sobre a importância dos cuidados odontológicos e promover hábitos saudáveis de higiene oral em todo o mundo.

Trata-se de um lembrete para a população sobre a necessidade de manter uma higiene oral adequada e buscar cuidados odontológicos regulares, uma vez que a saúde bucal desempenha um papel importante não apenas na capacidade de sorrir e comer, mas também na prevenção de várias doenças sistêmicas.

De acordo com a Dra. Ana Carolina, coordenadora do Instituto Salus, “a saúde bucal está diretamente ligada à saúde ao bem-estar geral de todo indivíduo. Estimular a boa higiene, desde a infância, é essencial e impacta positivamente no desenvolvimento da criança. Previne infecções, evita o mau hálito, combate doenças como cáries e pode influenciar até na autoestima dos pequenos”.

Confira um vídeo especial gravado com a especialista para esclarecer algumas das principais dúvidas sobre a saúde bucal de crianças e adolescentes:

Cuidados com a saúde bucal de crianças e adolescentes

Estabelecer hábitos de higiene oral desde cedo e manter uma rotina regular de cuidados odontológicos são essenciais para garantir a saúde bucal ao longo da vida. Neste contexto, confira quatro pontos de atenção para os melhores cuidados com a saúde bucal para crianças e adolescentes.

1 - Higiene oral adequada

A higiene oral adequada é essencial para crianças e adolescentes, prevenindo cáries, doenças gengivais e promovendo uma boa autoestima. Além disso, evita problemas como mau hálito e tratamentos dentários invasivos, garantindo sorrisos bonitos e saudáveis.

•    Ensine técnicas de escovação, demonstrando pontos mais difíceis de alcançar e a importância de escovar cada canto da boca. Também incentive o uso do fio dental desde cedo;
•    Incentive a escovação após as refeições e o uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia;
•    Escolha escovas de dentes adequadas para a idade e promova a troca regularmente (a cada três ou quatro meses);
•    Monitore e auxilie as crianças na escovação até que possam fazê-la sozinhas com eficácia.

2 - Dieta saudável

Uma dieta saudável fornece os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos dentes. Alimentos ricos em açúcares aumentam o risco de problemas dentários, enquanto uma dieta balanceada fortalece os dentes e promove uma boca saudável.

•    Promova uma alimentação equilibrada e limite o consumo de açúcares e alimentos processados;
•    Incentive o consumo de frutas, vegetais e laticínios ricos em cálcio para fortalecer os dentes;
•    Evite lanches frequentes entre as refeições, optando por opções mais saudáveis;
•    Estabeleça hábitos alimentares saudáveis desde cedo para prevenir cáries e outras doenças dentárias.

3 - Visitas regulares ao dentista

Consultas regulares com dentistas permitem a detecção precoce de problemas dentários, prevenindo complicações futuras. Além disso, também promovem a educação sobre higiene oral e hábitos saudáveis.

•    Agende consultas odontológicas regulares, começando desde o surgimento dos primeiros dentes de leite;
•    Realize exames odontológicos preventivos para detectar precocemente cáries e problemas de desenvolvimento.

4 – Prevenção de traumas dentários

Práticas como supervisionar brincadeiras e incentivar o uso de equipamentos de proteção durante atividades físicas ajudam a proteger os dentes, evitando lesões que podem causar complicações e impactar negativamente a saúde bucal ao longo do tempo.

•    Oriente sobre o uso de protetores bucais durante a prática de esportes de contato;
•    Evite hábitos como roer unhas, morder objetos duros ou abrir embalagens com os dentes;
•    Monitore brincadeiras e atividades para prevenir quedas e outros acidentes que possam resultar em trauma dental;
•    Em casos de emergências dentárias, busque atendimento médico imediato.

O que a falta de higiene bucal pode causar?

De acordo com a especialista, “a falta da higiene bucal pode causar diversas complicações. Além das cáries, pode causar gengivite e periodontite, que são inflamações mais sérias e podem ter reflexos na saúde como um todo. No mais, sensibilidade excessiva, sangramento ou inchaço na gengiva são sinais de alerta de que algo não está bem”.

Alguns dos principais tratamentos bucais na infância e na adolescência

Durante a infância e a adolescência, uma variedade de tratamentos odontológicos pode ocorrer devido às necessidades específicas desta faixa etária. Entre os procedimentos mais frequentes estão o tratamento de cáries, que envolve a remoção do tecido deteriorado e a restauração do dente afetado. Os selantes dentários (revestimentos de resina) também são aplicados para prevenir cáries, protegendo as superfícies dos dentes posteriores. 

Além disso, o tratamento ortodôntico – o famoso aparelho - é comum na adolescência para corrigir problemas de má formação, como dentes tortos ou desalinhados. 

Por fim, limpezas profissionais regulares são essenciais para remover o tártaro e a placa bacteriana, garantindo a saúde bucal em geral. É fundamental que os pais incentivem uma boa higiene bucal desde cedo e levem seus filhos para consultas odontológicas regulares para avaliação e tratamento adequado.

Programa Adotei um Sorriso

O objetivo do Programa Adotei um Sorriso, da Fundação Abrinq, é facilitar o acesso gratuito a serviços de saúde bucal e para crianças e adolescentes de organizações da sociedade civil parceiras, por meio do trabalho voluntário de profissionais. O programa mobiliza dentistas interessados em dedicar seu tempo de forma voluntária para atender uma ou mais crianças e/ou adolescentes em seus consultórios, ou realizar atividades preventivas de saúde nos espaços das organizações.

Existem dois tipos de atuação oferecidas pelo programa:

Atendimento clínico: consiste no atendimento odontológico realizado no consultório do voluntário.

Ações preventivas: são atividades desenvolvidas pelo voluntário nas organizações sociais, onde o profissional realiza ações educativas abordando temas relevantes conforme as necessidades identificadas pelas organizações.

Seja um(a) voluntário(a)!

Faça a diferença nas vidas de crianças e adolescentes que precisam de atendimento. Seja um voluntário do Programa Adotei um Sorriso, transforme sorrisos e proporcione bem-estar para quem mais precisa! Clique aqui e faça o seu cadastro.
 

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais