Notícias

Conheça as organizações selecionadas no Edital 2023 do Programa Creche para Todas as Crianças

06/04/2023
Conheça as organizações selecionadas no Edital 2023 do Programa Creche para Todas as Crianças

Durante os meses de fevereiro e março, a Fundação Abrinq, por meio do Programa Creche para Todas as Crianças, abriu um edital, em parceria com a Fundação Salvador Arena (FSA), para selecionar 11 organizações da sociedade civil, da região Nordeste, que ofertam atendimentos de creche. O objetivo é contemplá-las com até 50 mil reais para que possam realizar as adequações necessárias em seus espaços físicos. Além das reformas, os profissionais das instituições selecionadas também receberão uma formação para que aprimorem, constantemente, suas práticas pedagógicas com as crianças. 

Por conta da realidade do Nordeste, onde a taxa de matrícula é de apenas 20,2% em creches e 64% em pré-escolas, o edital foi exclusivo para organizações desta região. 

De acordo com Sérgio Loyola, gerente de desenvolvimento e promoção social da FSA, “a educação básica, especialmente a que ocorre na primeira infância, é fundamental para todo o ciclo de formação da criança e do adolescente nos anos futuros. No entanto, segundo dados da pesquisa realizada pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undine), em 2021, observa-se uma grave precarização na infraestrutura física das escolas brasileiras. A pesquisa aponta cerca de 40% dos municípios, com população entre 10 e 50 mil habitantes, como os mais prejudicados com esses problemas de infraestrutura, e que 38% dos municípios com população entre 50 e 100 mil habitantes também relatam dificuldade alta ou muito alta. É neste sentido que a parceria da Fundação Salvador Arena com a Fundação Abrinq faz todo o sentido. Contar com a expertise da Fundação Abrinq dá potência à essas creches e visibilidade para esta problemática”.

Foram 144 inscrições que passaram por uma análise documental na primeira fase de avaliação. Na segunda fase, foram realizadas 70 visitas técnicas para analisar os planos de reforma e entendimento dos contextos de cada uma. Depois dessa fase, 22 organizações passaram para a fase final de seleção, das quais 11 delas foram selecionadas para receber o apoio da Fundação Abrinq. Elas terão até novembro para realizarem as reformas, as formações e inaugurarem os espaços, beneficiando cerca de 1076 crianças. 

Conheça as organizações contempladas

Bahia

Associação Creche Escola Comunitária Nosso Sonho 

A instituição atende 202 crianças de 0 a 5 anos e está situada em um dos bairros mais perigosos de Salvador, segundo dados do (IBGE).

O apoio da Fundação Abrinq prevê, de acordo com as necessidades da creche, reforma nas quatro salas de aula, com instalação de revestimento, construção de um banheiro infantil, adequação do segundo banheiro (troca de piso e azulejo) e área de banho, revestimento de piso e azulejo da cozinha, instalação de pia e prateleiras, parte elétrica e pintura. Também está prevista a troca do revestimento da entrada da unidade.

A reforma irá proporcionar melhores condições para as crianças, uma vez que as salas de aula acabam acumulando poeira e deixando as crianças doentes.

Creche 1

 

Ceará

Creche Escola ABC Infantil

A unidade fica localizada em Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza, e atende 140 crianças de 0 a 3 anos. 

O apoio da Fundação Abrinq prevê, de acordo com as necessidades da creche, a instalação de forro de PVC na parte interna e externa do espaço físico, além da instalação de janelas nas salas de aula, revestimento nas paredes das salas, pintura em toda unidade, reforma e adequação em três banheiros, adequação do local de banho na área externa (construção de uma parede, cobertura e revestimento), adequação na área direcionada às brincadeiras, assim como a instalação de ventiladores.

Creche ABC Ceará

 

Creche Regina de Fátima 

A creche está localizada no bairro Passaré, na zona sul da cidade de Fortaleza, atende 76 crianças de 0 a 5 anos e conta com uma estrutura bem precária, precisando de adequação em toda o seu espaço.

Na entrada da creche haverá a construção de um muro, pois a grade está enferrujada e em más condições. Além disso, a falta de muro deixa o local exposto e coloca as crianças em condições de risco. Na área lateral, onde seria o espaço destinado ao parque, a creche não possui brinquedos e os banheiros necessitam de melhorias nos pisos, paredes e vasos sanitários.

A organização também contará com a troca de telhado de toda unidade. Os eletrodomésticos estão enferrujados e precisam de reparos. Também há a demanda por um acervo de melhor qualidade, assim como necessitam de um playground. 

Creche Regina

 

Escola Rainha da Paz 

A creche está localizada no bairro Dias Macedo, situado na periferia de Fortaleza, e atualmente atende 76 crianças de 0 a 3 anos em período integral.

De acordo com as necessidades da creche, haverá a reforma e adequação de um local para a criação de uma brinquedoteca. Também é necessária a reforma do piso, revestimento, pintura das paredes, troca do telhado e colocação de forro. Mobílias e materiais específicos para a brinquedoteca também serão providenciados.

Rainha da paz

 

Maranhão

Clube de Mães Maria de Fatima Caldas

A unidade fica localizada em São Luís e atende 68 crianças, oferecendo alimentação em parceria com a prefeitura e atividades recreativas. Atende a faixa etária de creche e educação infantil, de 0 a 5 anos e 11 meses.

Em seu plano de reforma, a prioridade é a readequação do telhado com implantação de forro, revestimento e pintura nas paredes, troca de piso na área externa, corredor, refeitório e brinquedoteca, construção de meia parede, além de readequação de uma sala utilizada para o sono das crianças. A expectativa é que após a reforma sejam ampliadas 20 novas vagas na faixa etária de creche.

Clube de mães

 

Escola Comunitária Batista Kerygma

A unidade, que fica localizada em São Luís realiza atendimento para 150 crianças e gostaria de ampliar a oferta de vagas devido à alta demanda existente.

A gestão solicitou a construção de duas salas de aulas no piso superior, uma escada para acesso, corrimão para segurança das crianças, laje ou telhado, instalação de forro, acabamentos de reboco e pintura, além de instalação da parte elétrica.

A construção das duas salas na unidade viabilizará oferta de vagas, uma vez que há lista de espera de 60 crianças.

Kerygma

 

Pernambuco

Centro de Educação Infantil Bom Pastor 

O centro atende 60 crianças e está localizado no bairro Abreu e Lima, em Petrolina, Pernambuco. Está inserido num contexto vulnerável e com o intuito de atender as crianças da região, oferece educação infantil de qualidade.

A creche é uma casa adaptada e necessita de diversas readequações. Os principais pontos de melhoria serão: colocação de forro em três salas de aula e cozinha. Devido à falta de mobília para a cozinha e salas de aula também serão providenciados. A parte elétrica em toda unidade será revista, assim como ocorrerá a adequação da lavanderia, reforma na área externa e compra de brinquedos.

A creche também pretende adequar um espaço para criação de um parque destinado às crianças e, se houver a possibilidade, comprar uma nova máquina de lavar roupas.

Bom Pastor

 

Unidade Nova Semente Conviver e Crescer

A creche está localizada no bairro Parque Jatobá II, em Petrolina. O bairro fica próximo à divisa de Pernambuco e Bahia. A instituição atende uma comunidade onde a maioria dos pais são funcionários de lavouras de plantações de uva e, neste momento, tem uma lista de espera de cerca de 100 crianças aguardando a disponibilidade de vagas.

A creche gostaria de realizar a abertura de mais uma sala, onde seria possível atender mais 16 crianças. No plano de reforma a cozinha será adaptada no espaço do refeitório, o que necessitará de adequações em toda a parte hidráulica e elétrica. A cozinha será adaptada para ser uma nova sala de aula.

Devido ao sol forte, a área do parque necessita de reforma da cobertura. As crianças não conseguem utilizá-la adequadamente, somente em um curto período na parte da manhã.

Conviver e crescer

 

Unidade Nova Semente Luiz Saturnino de Lima

A creche atende 78 crianças, de 0 a 3 anos, em regime integral. Fica localizada no bairro Pedra Linda, considerada uma região periférica de Petrolina. 

A unidade enfrenta alguns problemas devido à intensidade do sol, o que impacta na qualidade do brincar das crianças já que não há área coberta para os momentos de recreação.

Por isso, foi solicitada a cobertura e instalação de piso na área externa. O que contribuirá, diretamente, no aumento do tempo para utilização do espaço e realização de atividades pedagógicas. Também foi solicitada a ampliação do refeitório, pois o espaço utilizado é pequeno.

No local da área externa também haverá a construção de uma sala de aula. Tal ação promoverá aumento de oferta de vagas, reduzindo a fila de espera que atualmente é extensa, pois esta é a única creche na região.

Saturnino de Lima

 

Unidade Nova Semente Professora Isabel Cristina

A unidade fica localizada em Petrolina, a 32 km do centro, e oferta atendimento para 75 crianças de 0 a 3 anos. A creche recebe o apoio da prefeitura para alimentação e o apoio da secretaria municipal de Educação para pagamento de recursos humanos dos profissionais da área.

O plano de reforma propõe adequação na parte externa, onde fica a área destinada ao banho e escovação. O local necessita da instalação de uma cobertura para a realização de atividades pedagógicas, pois, devido ao sol, é inviável permanecer por muito tempo. Além disso, ao lado do chuveiro existe esgoto a céu aberto, com surgimento de insetos e odor desagradável.

Ao lado da creche também existe um corredor que não é utilizado e pode ser adequado para a realização de uma parede sensorial com a possibilidade de realização de diversas atividades.

Isabel Cristina

 

Unidade Nova Semente Tia Mônica

A creche fica localizada no bairro Massangano, região turística de Petrolina, e atende 86 crianças de 1 a 5 anos em período integral.

O terreno onde a escola foi construída possui salinas, que contribuem para a deterioração das paredes de baixo para cima. Por esta razão, as pinturas começam a esfarelar e cair. 

A instituição solicitou, por meio do edital, a instalação de cerâmicas em toda parte externa da escola, no refeitório e uma sala de maternal. Também é prevista a instalação de um parque e da cobertura parcial para que as crianças possam brincar com mais conforto, já que o sol na região é muito intenso. Também existe o desejo de ampliar o acervo de livros e brinquedos.

Tia Mônica

 

Acompanhe o site e as redes sociais da Fundação Abrinq para saber mais sobre o andamento das reformas!

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais