Notícias

Confira dicas e receitas para reaproveitar os alimentos e gastar menos

15/10/2021
Saiba como reaproveitar os alimentos que você tem em casa

A pandemia afetou diretamente crianças e adolescentes em todo Brasil. Mais de um ano e meio após seu início, é possível verificar o agravamento da situação de insegurança alimentar no país. Muitas famílias tiveram queda na renda familiar o que gerou o corte nas despesas de itens considerados essenciais como o acesso a uma alimentação adequada.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 2020, 40% da produção de alimentos no Brasil foi desperdiçada. Segundo levantamento do Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil de 2021, na faixa de 0 a 14 anos, há no país 9,1 milhões de crianças e adolescentes vivendo em situação domiciliar de extrema pobreza, ou seja, sem alimento.

Com a alta dos preços e a diminuição da renda, muitas famílias têm procurado alternativas para encontrar opções de alimentos que sejam saudáveis e que ao mesmo tempo, caibam no orçamento doméstico.

Reaproveitar alimentos: alternativa saudável e econômica

Cascas, sementes e folhas que são retiradas dos legumes, verduras e frutas e prontamente descartadas podem ser reaproveitadas em outras receitas. Quem dá a dica é a nutricionista Cintia da Cunha, que atua nos programas voltados à defesa de direitos na área de Saúde da Fundação Abrinq. A especialista fala sobre como reaproveitar os alimentos e armazená-los de forma adequada para quando for utilizá-los novamente.

- Qual a importância do reaproveitamento dos alimentos?

O alimento pode ser consumido, muitas vezes, na sua forma integral. Alguns alimentos possuem nutrientes em sua totalidade, como por exemplo, a banana, batata ou beterraba. Você pode cozinhar e preparar torta, bolo, farofa e chips com as cascas das bananas, por exemplo. Assim como, os talos das beterrabas podem ser usados para reforçar uma sopa de legumes, que as crianças gostam e são nutritivas.

Uma variedade muito grande de legumes, verduras e frutas podem ser reaproveitadas.

- O que pode ser reaproveitado nas frutas das crianças?

A maçã, por exemplo, você pode consumir com a casca, assim como a pêra, sempre após higienizá-las. Mas é importante guardá-las na geladeira, pois as cascas são finas e podem estragar com facilidade. A casca da melancia também é uma opção para tortas.

- Com relação aos legumes e verduras?

Podemos fazer bolinhos com talos e folhas de beterraba; com a rama da cenoura, podem ser feitos recheios de torta ou muffins (bolinhos); patês de salsinha ou cheiro verde; tortas com casca e sopas com sementes de abóbora. Temos muitos exemplos nutritivos.

Uma opção é incrementar o arroz com o que você tem na geladeira: salsinha, vagem, cenoura ou qualquer outro legume. O arroz vai ao forno e fica bem, normalmente, com boa parte dos alimentos.

O alimento pode ser consumido em saladas, purês e tortas. O importante é não desperdiçar o alimento e reaproveitá-lo sempre que possível.

Como escolher os alimentos

O primeiro passo para evitar o desperdício de alimentos é escolher bem na hora de comprá-los. A nutricionista dá as dicas:

- Carnes – a cor natural é vermelho-clara. Não compre aquela que apresentar partes escurecidas ou secas, características de carne deteriorada;

- Pescados – a carne deve ser firme e resistente à pressão dos dedos, os olhos brilhantes e salientes, guelras [órgão respiratório dos animais] vermelhas, escamas bem aderidas à pele (que deverá ser úmida e sem viscosidade);

- Aves – deve apresentar-se firme, com coloração amarelo-pálida, brilho e cheiro suave. Manchas esverdeadas, azuladas e/ou mau cheiro, indicam processo de deterioração;

- Maçã, mamão, melão, manga, melancia - compre as de casca de cor acentuada, polpa firme, pesadas, sem partes moles, furos ou rachaduras;

- Abacate, abacaxi, banana e uva – ao comprar, verifique se é pesada e densa para o seu tamanho e se as folhas estão verdes. As bananas e as uvas devem estar firmemente ligadas ao cacho e só desprendê-las quando for consumir, evitando contaminação;

- Laranja, limão – evite consumir muito maduras. Quanto mais ácida, mais vitamina C possui;

- Tomate – quanto mais maduro, maior a concentração de nutrientes;

- Abóbora, alface, alho – compre abóbora de casca firme, sem rachaduras e partes moles. Prefira alface com folhas limpas, brilhantes e sem marcas de picadas de insetos;

- Batata, batata-doce, beterraba, berinjela, brócolis – compre batatas com a casca firme, sem rachaduras e moles. Batatas “esverdeadas” são as que já estão em germinação e que nunca devem sem consumidas. Prefira as beterrabas e as berinjelas de cor bem concentrada, tamanho médio, casca deve ser lisa, sem rachaduras. Quanto aos brócolis, quando as folhagens já começam a ficar amareladas, já passou do ponto de serem consumidas.

Higienização dos alimentos

Cintia orienta o passo na hora da higienização de frutas e hortaliças.

Com uma lavagem adequada é possível evitar sujeiras e microorganismos, como bactérias e fungos. Veja abaixo:

- Lavar verduras, legumes e verduras em água corrente;

- Para a limpeza, colocar folhas, legumes e frutas inteiras de molho em água clorada.

Técnica: usar uma colher de sopa de água sanitária (sem alvejante) para cada litro de água e deixar o alimento imerso por quinze minutos; escorrer bem a água e fazer o corte e preparo dos alimentos.

Receitas saudáveis com alimentos reaproveitados

Arroz enriquecido

 

Farofa de casca de banana

 

Salada diferente

 

Dia Mundial da Alimentação

A data é celebrada em 16 de outubro e foi criada com o objetivo de promover uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. A primeira comemoração ocorreu no ano de 1981, quando o tema abordado foi “A comida vem primeiro”.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais