Notícias

Cinco dicas para entreter as crianças durante as férias escolares

14/07/2022
Cinco dicas sobre como entreter as crianças durante as férias escolares

Para as famílias que possuem crianças e adolescentes, o mês de julho é marcado pelas férias escolares. No entanto, o período que é considerado de alívio e entretenimento para muitos pequenos que aproveitam a folga dos estudos, as férias também são consideradas um desafio para muitos pais e responsáveis, uma vez que precisam pensar em maneiras de ocupar o tempo livre das crianças de forma que não fiquem ociosas e continuem aprendendo — característica fundamental para a faixa etária.  

Com o objetivo de ajudá-los a manter as crianças e os adolescentes entretidos em casa de forma que continuem se desenvolvendo, a Fundação Abrinq reuniu algumas dicas de atividades que, inclusive, podem ser realizadas em conjunto com todos os familiares. Confira todas:  

1. Crie um desafio da leitura 

Apesar de compor a rotina escolar das crianças e dos adolescentes, a leitura é uma prática que pode e deve ser estimulada no ambiente familiar e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, para incentivar o gosto pela leitura não é necessário ter um amplo repertório. Basta ter interesse em explorar novas histórias ou relembrar e valorizar aquelas memórias dos livros lidos durante a infância e adolescência. 

Que tal propor um desafio durante as férias? 

Combine com a criança a leitura de um novo livro a cada período, por exemplo, uma semana e após o prazo estipulado converse sobre a história, os personagens e os aprendizados que ela adquiriu ao ler. 
O prazo pode ser adaptado de acordo com a faixa etária. Adolescentes podem ter um tempo menor para finalizar o livro do que as crianças. 

Principais benefícios: desenvolve a concentração, a memória, o raciocínio e a compreensão; estimula a linguagem oral; e amplia a capacidade criativa. 

2. Mantenha uma rotina de estudos 

Durante as férias? Isso mesmo! Manter uma rotina de estudos semelhante à da escola contribui para que a criança mantenha o seu constante aprendizado e até melhore o seu desempenho durante as aulas posteriormente. Aproveite para estimular que ela reveja as disciplinas mais difíceis ou aquela matéria que não entendeu direito e apresentou dificuldades.

Mas como fazer a criança se concentrar em casa? 

Estipule um horário diário para ser destinado aos estudos e, se possível, crie um ambiente que seja dedicado a ele, pode ser uma mesa no quarto ou em um canto da casa que não seja tão utilizado. Assim, a criança associa o local ao momento de aprendizado. Evite distrações como televisões ligadas ou celulares durante o período estipulado. Não esqueça de propor que a criança faça pequenas pausas para ir ao banheiro ou comer alguma coisa, dessa forma, ela não fica cansada e mantém a rotina semelhante a escolar.      

Principais benefícios: melhora o desempenho em matérias mais difíceis; mantém o ritmo da escola e não sente a mudança de rotina na pausa e retorno às aulas; e evita o desestímulo aos estudos quando as férias acabarem. 

3. Faça uma sessão de filmes 

Por que não incluir o audiovisual como uma estratégia de entretenimento e aprendizado? 

Os filmes podem ser fortes aliados quando o assunto é estimular a escuta, o vocabulário e até a habilidade de compreender os sentimentos e as emoções, tendo em vista que, ao assistir algum filme, a criança relaciona as próprias vivências com as apresentadas pela narrativa. 

Como usar os filmes a favor das crianças? 

Combine de assistir um filme por dia ou fazer uma sessão durante o fim de semana e, após a exibição, pergunte o que a criança entendeu da narrativa e qual era a mensagem principal de cada história. Sempre que necessário, esclareça as dúvidas e proponha novas reflexões sobre o enredo. Refaça esse exercício a cada novo longa-metragem assistido.  

Atenção: fique de olho na classificação etária de cada filme! 

Principais benefícios: melhora a capacidade de observação e de julgamento; estimula a sensibilidade; e desenvolve a experiência estética.  

4. Incentive novas habilidades 

As férias escolares podem ser ótimas para descobrir e explorar novas habilidades. Que tal envolver as crianças e os adolescentes em alguma atividade culinária ou propor que redecorem algum objeto da casa? 
A proposta pode ser uma oportunidade de descobrir o que a criança ou o adolescente gosta ou não de fazer e até motivá-lo a sempre vivenciar novos desafios. 

Veja dois exemplos para começar:

Peça para que eles proponham alguma receita nova e te ajudem, de acordo com a idade, a preparar um novo prato para o almoço ou jantar. Durante o preparo da refeição, explique a importância e os benefícios dos ingredientes escolhidos para a composição do alimento final e até mesmo para a saúde, como no caso das verduras, hortaliças, proteína, entre outros. 

Se a cozinha não for uma boa ideia para envolvê-los, você pode aproveitar aquele objeto que já está antigo ou prestes a ser descartado para distrai-los. Que tal propor que a criança ou o adolescente pense em uma nova funcionalidade ou estética para ele? Jarros podem se tornar recipientes para plantas, garrafas pet e tampas plásticas podem virar objetos de decoração, como cortinas para a cozinha, porta temperos ou o que a imaginação dos pequenos sugerir. 

Principais benefícios: estimula a criatividade e a imaginação; fortalece o vínculo familiar ao realizar as atividades em conjunto; e testa novos desafios e talentos. 

5. Explore novas brincadeiras 

Não existe férias escolares sem brincadeira ou, pelo menos, não deveria existir. Aproveite o tempo livre da criança para conhecer e testar brincadeiras e jogos que não estão inseridos no dia a dia. Veja algumas sugestões:

Boliche de Quintal: com algumas garrafas pet, durex colorido, areia e bola, é possível organizar uma disputa de boliche entre a família. A brincadeira é recomendada para crianças a partir de 2 anos. 

Passo 1: faça algumas tiras horizontais com o durex colorido e cole ao redor das garrafas; 
Passo 2: depois de colar o durex, coloque alguns dedos de areia dentro de cada garrafa e tampe. Isso ajudará a mantê-la em pé e deixará o jogo mais desafiador. 
Passo 3: por último, basta enfileirar as garrafas formando um triângulo e, pronto, já está pronto para começar a competição. 

Caixa de Segredos: com uma caixa média de papelão, tesoura sem ponta, pano e objetos que não são cortantes ou pontudos, é possível criar uma ótima brincadeira de adivinhação. Esta brincadeira é recomendada para crianças a partir de 4 anos.

Passo 1: pegue a caixa de papelão e recorte dois buracos no fundo, de modo a caberem dois punhos de criança ou adulto. Vire a caixa com os buracos direcionados para quem irá participar do jogo e cubra-os com um pano. 
Passo 2: peça para a pessoa virar de costas e coloque um item já selecionado dentro da caixa. Para facilitar, você pode ter consigo todos os itens que irá utilizar dentro de outra caixa ou saco de pano. 
Passo 3: agora é só convidar o primeiro jogador para adivinhar com as mãos o que está dentro da caixa, mantendo sempre o pano por cima para ajudar a esconder todas as frestas. 

Atenção: lembre-se de adaptar o objeto para a idade da criança, de forma que seja possível acertar e saber o nome do que está sendo adivinhado. 

Principais benefícios: desenvolve imaginação e as capacidades sensoriais; aguça a curiosidade; estimula a linguagem; exercita a proximidade; e ajuda a construir um ambiente familiar de confiança. 

Faça o download do e-book Brincar Junto! Guia de brincadeiras para crianças e adultos e tenha em mãos estas e outras brincadeiras para aproveitar em família.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais