Notícias

Campanha Pode Ser Abuso reforça a importância da proteção de crianças e adolescentes

18/05/2022
Campanha Pode Ser Abuso reforça a importância da proteção de crianças e adolescentes

Você sabe reconhecer os sinais de uma criança que está sendo vítima de violência sexual? Esse conhecimento pode fazer a diferença para conter o abuso sexual infantil, o que é essencial em um País em que a cada hora mais de três crianças sofrem algum tipo de violação sexual.

Diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e à exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, em sua grande maioria, não têm a percepção do que é a violência.

Atualmente, quase 80 crianças são vítimas diariamente de algum tipo de violência sexual no Brasil, sendo 86% do sexo feminino, na faixa etária entre 10 e 19 anos. Somente em 2020 foram registrados no país quase 30 mil casos contra crianças e adolescentes, segundo dados do Ministério da Saúde.

No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 8 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

Realizada desde 2018, a campanha Pode ser Abuso busca mobilizar a sociedade chamando atenção principalmente à consciência de que a violência sexual contra crianças e adolescentes não pode ser normalizada, que esses números precisam mudar e que essa transformação depende do envolvimento de todos. A principal arma para combater a violação é a informação.

“É importante a consciência de que conter a violência sexual infantil é um papel de todos nós. Precisamos proteger as crianças e, para isso, é fundamental entender os sinais de alerta, as mudanças de comportamento, além de conhecer os caminhos para efetuar uma denúncia. O objetivo da Fundação Abrinq com a campanha Pode ser Abuso é mudar esse cenário de violência infantil que temos hoje”, destaca Victor Graça, gerente executivo da organização.

#PODESERABUSO

A campanha deste ano, divulgará durante o mês de maio diversos vídeos gravados com especialistas explicando diferentes temas relacionados à violência sexual contra crianças e adolescentes, como o conceito da violação, consequências e até o comportamento do abusador. Os quatro primeiros já estão no site: Violência sexual infantil e suas diferentes formas; Entenda o fluxo das denúncias de violência sexual infantil; Sinais que a criança dá ao sofrer violência sexual e Entenda o comportamento do abusador.

O site da campanha traz diversas abordagens sobre o tema, como as formas em que a violência sexual pode ocorrer, os sinais que crianças e adolescentes de cada faixa etária apresentam quando sofrem violência, a importância das denúncias e os canais e as formas de denunciar.

Formação para colaboradores

Dentro da programação da campanha #PODESERABUSO, no dia 12 de maio, os colaboradores da Fundação Abrinq realizaram uma formação sobre enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, ministrada por Ricardo Rentes, psicólogo, psicanalista, e professor do curso de especialização na Universidade Cruzeiro do Sul. O evento aconteceu no auditório da organização e contou com a participação de 45 profissionais que atuam diretamente na defesa de direitos de crianças e adolescentes.

Acesse o material completo da campanha aqui.

Participe da campanha e ajude a combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. A sua atitude pode mudar para sempre o futuro de uma criança! 

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais