Notícias

Fundação Abrinq lança publicação para marcar a edição 2023-2026 do Programa Presidente Amigo da Criança

08/06/2022
Fundação Abrinq lança publicação para marcar a edição 2023-2026 do Programa Presidente Amigo da Criança

A Fundação Abrinq lançou a publicação Um retrato da infância e adolescência no Brasil, na última terça-feira (07), durante o evento O futuro que queremos, promovido para marcar o encerramento do Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, que acontece neste mês. 

O estudo, produzido em parceria com a Estratégia ODS e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, com cofinanciamento da União Europeia, apresenta dados e análises realizados a partir do monitoramento de indicadores públicos, com o objetivo de apoiar a implementação de políticas públicas em prol da melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes no país.

Faça o download aqui.

A publicação consiste em dez capítulos, cada um contempla um ODS relacionado à infância e adolescência e contém indicadores nacionais que contribuem com o monitoramento das metas estipuladas pela Agenda 2030. Para isso, cada capítulo é dividido em três seções: análise; análise de metas e dados; e considerações e recomendações

Análise: apresenta uma breve contextualização do ODS descrito no capítulo e a realidade atual da Agenda 2030 no Brasil.

Análise de metas e dados: mostra a meta estabelecida para o ODS e traça um panorama utilizando dados referentes aos últimos seis anos para analisar o contexto atual, compará-lo e até mesmo complementar dados preliminares que são retratados ao longo da publicação. 

Considerações e recomendações: reúne apontamentos de fragilidades existentes para o avanço das metas estabelecidas pela Agenda 2030 e propõe recomendações, com foco na infância e adolescência, considerando a realidade atual, as políticas públicas federais e o próprio repertório e experiência acadêmica dos especialistas que participaram da produção do estudo para o país avançar no ODS abordado. 

Tenha acesso à publicação completa aqui.

Veja os ODS contemplados na publicação que possuem impacto direto na vida das crianças e dos adolescentes:

Fundação Abrinq lança publicação para marcar a edição 2023-2026 do Programa Presidente Amigo da Criança

Programa Presidente Amigo da Criança

O estudo simboliza também o lançamento do Programa Presidente Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, que visa estabelecer um compromisso entre o governo federal e a sociedade civil, a fim de contribuir para o cumprimento de metas e objetivos para a promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes. 

Para isso, a cada 4 anos, a Fundação convida os candidatos à presidência a assinarem um termo de compromisso, durante o período eleitoral, no qual afirmam que caso sejam eleitos, irão priorizar a infância e adolescência durante seus mandatos. 

A publicação Um retrato da infância e adolescência no Brasil além de servir como marco zero — retrato atual do Brasil, pode ser utilizada como base para o próximo presidente identificar as fragilidades relacionadas às crianças e aos adolescentes e atuar para saná-las, garantindo também um maior avanço em direção ao cumprimento das metas estabelecidas pela Agenda 2030. 

Retrato

Faça download

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais