Notícias

Projeto Cidadeca, apoiado pela Fundação Abrinq, incentiva crianças a conhecerem seus direitos

10/10/2017
Projeto Cidadeca, apoiado pela Fundação Abrinq, incentiva crianças a conhecerem seus direitos

Há pouco mais de 2 anos, na cidade de Milagres (CE), nasceu o projeto “CidadECA: A Comunidade dos Direitos”. A iniciativa da Sociedade de Assistência à Criança, que teve o apoio técnico e financeiro da Fundação Abrinq, orienta as crianças para que elas se tornem protagonistas de seus próprios direitos.

A CidadECA funciona como uma verdadeira cidade. As crianças são divididas em grupos socioeducativos e cada grupo recebe o nome de um direito fundamental voltado ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para que juntos debatam sobre o tema. Na cidadECA, também existe eleição para mostrar as crianças a importância de participar de ações voltadas para política. Durante a corrida eleitoral, são utilizadas urna eletrônica e carteirinha de identificação, tornando o aprendizado mais divertido e semelhante ao real.

Caio*, de apenas 11 anos, conta o que mais gosta no projeto: “Eu gostei de aprender como respeitar meus familiares e amigos. A coisa que eu mais gostei foi melhorar as coisas na minha família”.

Além de administrar a cidade fictícia, as crianças desenvolvem campanhas preventivas. Durante o carnaval, elas criaram um bloquinho para incentivar a não violência. Enfeitadas, saíram felizes pulando pelas ruas. “São ações pontuais, simples, mas que elas se empolgam muito criando”, comenta Inaldo Araújo, educador social.

Com a iniciativa, cerca de 150 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos aprenderam de forma lúdica a importância do protagonismo infantojuvenil no contexto político. Em razão ao grande impacto, o projeto foi aprovado pelo Conselho Estadual da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDCA-CE), que repassará recursos para dar continuidade na ação.

* Nome fictício para proteger a identidade da criança

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais