Notícias

Alimentando vidas na aldeia Tekoa Pyau: quando o tradicional e o novo se unem pela saúde de crianças

15/09/2017
Alimentando vidas na aldeia Tekoa Pyau: quando o tradicional e o novo se unem pela saúde de crianças

Na aldeia Tekoa Pyau, reduto indígena que combina a mata natural da região do Pico do Jaraguá (SP) com a cidade grande, encontramos Ubiraci*, de 13 anos. Ele brinca com outras crianças magrinhas e abatidas, no chão de terra poeirento, onde se misturam brinquedos sujos, muito lixo e uma infinidade de cães e gatos.

A aldeia que abriga mais de 700 pessoas não possui muros. Os barracos dos indígenas se misturam com outras casas do bairro e, na rua, pessoas, carros e ônibus passam quase que sem perceber as duas realidades tão distintas.

Ubiraci, que teve acesso à língua portuguesa somente quando completou seis anos – um costume tradicional de sua tribo –, nunca conheceu o mundo fora da aldeia. Agora, o menino tem a oportunidade de viver novas e importantes experiências, que o ajudarão em seu desenvolvimento.

Fundação Abrinq é a nova parceira da aldeia Tekoa Pyau e, nos próximos dois anos, a organização receberá apoio técnico e financeiro para execução de um projeto com foco no desenvolvimento saudável das crianças.

Para iniciar o projeto, a cozinha comunitária da tribo teve que passar por uma grande reforma. O local, que antes estava coberto de barro, deteriorado e sem condições seguras de ser usado para o preparo de alimentos, hoje brilha de tão limpo e equipado. Também é possível encontrar cestos repletos de frutas e legumes frescos, todos doados pela Fundação Abrinq.

A profissional responsável por executar as ações de nutrição, Luiza Brandão*, já começou a apresentar práticas de alimentação saudável, mesclando alimentos tradicionais a outros da cultura jurua — “do homem branco”.

Os educadores também começaram suas atividades nas salas de aula das duas escolas da aldeia. O objetivo é ensinar para as futuras gerações como os hábitos saudáveis devem ser implementados no dia a dia da tribo.

Com a ajuda da Fundação Abrinq, Ubiraci passa a conhecer algo novo: o direito de crescer e se desenvolver de forma saudável.

Veja o resultado da reforma na cozinha da aldeia:

inauguração cozinha


*Nomes fictícios para proteger a identidade das crianças e adultos.

Tags

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais