Notícias

370 toneladas de alimentos foram entregues pela Fundação Abrinq

08/04/2021
370 toneladas de alimentos foram entregues pela Fundação Abrinq

Lançada em março do ano passado, a Campanha Não Deixe a Fome Matar Mais que o Coronavírus, da Fundação Abrinq, alcançou a marca de 370 toneladas de alimentos entregues e beneficiou mais de 17 mil famílias atendidas por organizações sociais em municípios de 11 estados brasileiros. A campanha foi estendida até o final de abril e ainda dá tempo de colaborar.

O aumento do número de contaminados pela COVID-19 e o desemprego causado pelas restrições geradas pela pandemia afetaram diretamente muitas famílias, sendo necessária a retomada da campanha no início deste ano até o final de abril.

O objetivo da iniciativa é arrecadar recursos para a compra de alimentos e kits de higiene e limpeza para famílias que mais precisam. As doações são destinadas a organizações sociais parceiras, que atendem diretamente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade para que possam realizar a distribuição dos itens às famílias das crianças.

Pandemia eleva índices de pobreza

A pandemia evidenciou ainda mais a situação de pobreza em determinados grupos, como crianças e adolescentes, além da população com mais baixo nível de escolaridade e renda, especialmente nas zonas rurais.

De acordo com o Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2021 divulgado em março pela Fundação Abrinq, na faixa de 0 a 14 anos, há no país 9,1 milhões de crianças e adolescentes vivendo em situação domiciliar de extrema pobreza (renda per capita mensal inferior ou igual a um quarto de salário-mínimo) e 9,7 milhões em situação de pobreza (renda per capita mensal de mais de um quarto até meio salário-mínimo).

Muitos brasileiros tiveram de cortar itens básicos do orçamento, como comida e material de limpeza. Famílias inteiras não teriam condições de se alimentar se não tivessem recebido doações.

Campanha estendida

Em 2021, a campanha foi estendida até o final de abril, com o propósito de ajudar famílias atendidas por organizações sociais, localizadas no Norte e no Nordeste do país e municípios do estado de São Paulo.

O gerente-executivo da Fundação Abrinq, Victor Graça, ressalta que a quantidade de famílias em situação de vulnerabilidade social cresceu neste início de ano, em razão do agravamento da Covid-19. “Pela primeira vez, em 17 anos, mais da metade da população brasileira não tem garantia de comida na mesa”.

São empresas e pessoas físicas colaborando com a campanha e ajudando milhares de famílias que foram privadas de recursos próprios para a subsistência, como a alimentação.

Doações que trazem esperança

A Inspetoria Salesiana de São Paulo, localizada na zona oeste da capital, é uma das organizações assistidas pela campanha e que sentem o impacto da pandemia. “As famílias chegam a chorar quando retiram a cesta conosco. São pessoas que perderam o emprego e não tem de onde tirar o seu sustento. Vocês não imaginam o quanto estas doações são importantes para eles”, revela Fabiana Cordeiro, coordenadora da instituição.

A organização, que atualmente atende 450 crianças e adolescentes, foi criada há 33 anos com o objetivo de assistir aos filhos das trabalhadoras da região que não tinham onde deixar as crianças para poderem ir ao serviço. “Aqui oferecemos cursos pela manhã e, após o almoço, eles vão à escola. É uma oportunidade de não ficarem desamparadas”, conta Fabiana.

Clique aqui e faça a sua doação. Ajude a Fundação Abrinq a mudar este cenário.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais