A Fundação Abrinq realizou a terceira edição do webinar Construindo Futuros: da creche ao ensino médio, um encontro online que celebrou o apoio a mais de 100 escolas, por meio de seus programas e projetos de Educação, ao longo de 2025, e reuniu educadores de diferentes regiões do Brasil para discutir os caminhos, desafios e superações necessários para garantir uma educação pública de qualidade.
A crise na educação e o futuro digital
O primeiro painel, conduzido pela professora Arlete Almeida, abordou o tema “A Crise na Educação: os desafios e as conquistas para a construção do futuro”. A palestrante destacou que o atual cenário educacional representa o início de uma nova era de aprendizagem, marcada pelo encontro entre a inteligência humana e a inteligência artificial (IA).
Arlete apresentou algumas das crises já enfrentadas pela educação no Brasil e comentou sobre o cenário atual, que passa pela intensificação da crise digital e tecnológica, que expõe desigualdades e impulsiona a educação híbrida, e a crise ética do papel da escola frente à IA. Para a professora, a tecnologia deve ser utilizada como ferramenta de autoria e reflexão, e não apenas de consumo.
Ela também destacou práticas como o uso de redes sociais educativas e gamificação como caminhos para tornar o ensino mais significativo. “A tecnologia potencializa o processo de ensino e aprendizagem, mas é o professor quem dá direção e propósito”, afirmou.
Pilares para a educação antirracista
No segundo painel, a professora Juciele Nobre discutiu os pilares para a construção de uma educação antirracista, ressaltando que o tema deve ser transversal a todas as dimensões da vida escolar, da construção do currículo escular à escolha dos materiais e brinquedos utilizados pelas crianças no dia a dia.
Para a palestrante, reconhecer a existência do racismo é condição essencial para combatê-lo. “O antirracismo precisa ser uma perspectiva que fundamenta as práticas escolares e contribui para a formação de cidadãos críticos, sensíveis e comprometidos com a equidade”, explicou.
Juciele também destacou o papel da gestão escolar como agente transformador, responsável por planejar e subsidiar ações que promovam uma cultura de diversidade e respeito.
Educação integral e a construção de futuros
Encerrando a primeira parte do encontro, a professora Letícia Maria Paes apresentou o tema “Educação Integral para a Construção de Futuros”, com foco nos princípios do Programa Ensino Integral.
Letícia destacou a Pedagogia da Presença como base da proposta. Trata-se de um conceito que se fundamenta na construção de relações de confiança, reciprocidade e respeito entre educadores e estudantes.
O programa tem o objetivo de auxiliar o aluno na elaboração do seu Projeto de Vida, estimulando o protagonismo juvenil.
Reconhecimento às Escolas Destaque de 2025
O evento também foi marcado pela homenagem a 15 escolas parceiras que se destacaram ao longo de 2025 por suas práticas pedagógicas e compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. As unidades receberão placas de reconhecimento como forma de valorização do trabalho realizado.
Confira as escolas homenageadas:
Escolas de educação infantil
• CEMEI Casa Blanca I – São Paulo
• CEU São Rafael – São Paulo
• EMEI Andorinha dos Beirais – São Paulo
• Escola Municipal Manoel Batista Valadão - Neópolis – Sergipe
• Creche Beatriz Machado Barreto Lima - Neópolis - Sergipe
Escolas de ensino fundamental – anos iniciais
• Escola Rural Carlos Torres de Souza – Neópolis - Sergipe
• Escola Rural Bráulio de Aguiar Cardoso - Neópolis – Sergipe
• EMEB Olga Benário – Diadema – São Paulo
• EMEB Candido Portinari – Diadema – São Paulo
• Escola Estadual André Ohl – Unidade Regional de Ensino Leste 5 - São Paulo
Escolas de ensino fundamental – anos finais
• Escola Estadual Professor Henrique Costa - Unidade Regional de Ensino - Taboão da Serra - São Paulo
• Escola Estadual Joanna Spósito - Unidade Regional de Ensino - Taboão da Serra - São Paulo
• Escola Estadual Stefan Zweig - Unidade Regional de Ensino Leste 5 – São Paulo
• Escola Estadual Coronel Pedro Arbues – Unidade Regional Leste 5 – São Paulo
• Centro Educacional José da Silva Peixoto - Neópolis - Sergipe