Notícias

Fundação Abrinq fortalece parceria com gestores municipais na XXI Marcha dos Prefeitos em Brasília

30/05/2018
Fundação Abrinq fortalece parceria com gestores municipais na XXI Marcha dos Prefeitos em Brasília

Para apoiar e fomentar iniciativas de gestão pública em benefício de crianças e adolescentes, a Fundação Abrinq marcou presença na XXI Marcha — Brasília em Defesa dos Municípios, mobilização organizada pela CNM — Confederação Nacional de Municípios, que ocorreu entre os dias 21 e 24 de maio no Distrito Federal.

Com o objetivo de sensibilizar autoridades políticas sobre melhorias voltadas para a gestão municipal, o evento reuniu cerca de 6 mil participantes, dentre prefeitos, vereadores, secretários, autoridades e organizações parceiras.

Para a Fundação Abrinq, fortalecer a atuação dos municípios e participar de espaços de discussão que envolvam estes entes federativos é de suma importância para garantir a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes em todo o território nacional. A ocasião também foi uma oportunidade para a troca de experiências e para o conhecimento de boas práticas voltadas para a infância e adolescência já em curso nestes locais.

Gilson Dantas, Prefeito de Carnaúba dos Dantas (RN), conduziu uma das mesas na Programação da XXI Marcha — com o tema Demandas dos Municípios para a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) onde apresentou a experiência do município com a absorção dos ODS nos instrumentos de planejamento local e como uma plataforma de gestão estratégica já consolidada para a melhoria de indicadores sociais capazes de contribuir com a agenda 2030 da ONU. Aproveitou a ocasião para destacar os impactos dos seminários do Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, em políticas para infância na atual gestão municipal: “O seminário veio para fortalecer ações que a Prefeitura está desenvolvendo e o desejo de fazer a diferença vai ao encontro das ferramentas que a Fundação Abrinq apresentou no seminário, pois há carência de conhecimento e capacitação para tais políticas públicas”.

Na mesma mesa, Jeniffer Luiz, representando a Fundação Abrinq apresentou a contribuição da Fundação para que os municípios fortaleçam suas capacidades locais na implementação dos ODS por meio do Programa Prefeito Amigo da Criança.

Já Angelica Mariano, chefe de gabinete da gestão de 2001 a 2004 do Município de Guarujá, litoral de São Paulo, comentou sobre a contribuição do Programa para a localidade na época: “Queria deixar um agradecimento à Fundação Abrinq, que na época fez com que os secretários se envolvessem, que a taxa de mortalidade infantil diminuísse pela metade e nos deu muito orgulho. Conseguimos até colocar uma empresa local de transporte para assumir uma organização social por meio da Fundação Abrinq”.

Atualmente, o Programa Prefeito Amigo da Criança já soma a adesão de 2.345 municípios — o que representa 42% dos prefeitos de todo o Brasil — dois seminários regionais realizados, sendo um no Piauí e outro em Pernambuco, e quatro formações online para as prefeituras integrantes do Programa.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais