Notícias

Fundação é homenageada durante lançamento dos projetos do Edital BASF Conectar para Transformar 2019

17/05/2019
Edital BASF Conectar para Transformar 2019

Durante o lançamento dos projetos selecionados no edital BASF Conectar para Transformar 2019, realizado no último dia 24, às 19h, no Complexo Industrial de Tintas e Vernizes da BASF, em São Bernardo do Campo (SP), a Fundação Abrinq foi homenageada pela iniciativa desenvolvida em 2018, o Projeto Brincando Comciências. O edital Conectar para Transformar 2018 beneficiou projetos de impacto social focados em educação científica, empregabilidade, educação ambiental, proteção dos recursos naturais e da biodiversidade, visando o desenvolvimento das comunidades de Guaratinguetá e São Bernardo do Campo.

Em 2018, o Projeto Brincando Comciências teve atuação direta no treinamento e acompanhamento de 32 profissionais de Educação Infantil de oito Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb) de São Bernardo do Campo (SP). Considerando a capacidade de aprendizagem das crianças e a importância das relações que as brincadeiras e os jogos educativos proporcionam no desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, o Projeto utilizou essas práticas no cotidiano de alunos, de quatro e cinco anos de idade, da Pré-Escola.

Além disso, por meio das práticas compartilhadas pelos educadores nas escolas e com a doação dos kits de ciências e raciocínio lógico, beneficiou 2.118 crianças. Ao todo, foram 32 horas de treinamento desenvolvidas em oito encontros para os profissionais de Educação Infantil de São Bernardo do Campo (SP).

Edital Conectar para Transformar 2019

Os projetos que serão apoiados, na cidade de São Bernardo do Campo (SP), pelo edital Conectar para Transformar deste ano são: Brincando Comciências, da Fundação Abrinq; Oficinas Gratuitas de Desenvolvimento de Games e Criação de Aplicativos, da VIP Appers; e Prêmio Energia nas Escolas, do Instituto Akatu.

Conheça mais sobre cada um deles a seguir:

Brincando Comciências - Fundação Abrinq

Desde 2018, o projeto incentiva crianças da pré-escola, com idade entre 4 e 5 anos, a aprenderem matemática e ciências da natureza. Para isso, melhora as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos profissionais de educação que atuam em escolas municipais de Educação Infantil em São Bernardo do Campo (SP). Neste ano, a partir do apoio do Conectar para Transformar, o projeto terá seu escopo e abrangência ampliados, beneficiando diretamente 32 professores e coordenadores pedagógicos e 1.800 crianças de oito escolas da cidade. Os profissionais capacitados inicialmente compartilharão o conhecimento com outros 60 educadores, impactando mais 2.200 crianças. No total, 4.000 crianças terão acesso aos kits de jogos e materiais de ciência.

Oficinas Gratuitas de Desenvolvimento de Games e Criação de Aplicativos - VIP Appers

O projeto pretende sensibilizar até 1.000 crianças e adolescentes para ampliar seus horizontes em direção ao empreendedorismo digital, ministrar 30 oficinas de software básico nos laboratórios de informática das escolas parceiras e capacitar tecnicamente 20 alunos para o desenvolvimento de softwares e criação de aplicativos. Os alunos impactados são de três escolas da cidade de São Bernardo do Campo, localizadas nos bairros vizinhos a BASF.

Prêmio Energia nas Escolas - Instituto Akatu

A ação busca sensibilizar e mobilizar 2.500 alunos e 250 educadores de 45 escolas municipais de São Bernardo do Campo (SP) – 60% da rede pública do município – para o consumo consciente de energia de diversas fontes. O trabalho é apoiado pelos conteúdos e metodologias do Edukatu, rede de aprendizagem desenvolvida pelo Instituto Akatu sobre conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais