Notícias

Fundação Abrinq e Embaixada da Irlanda fecham parceria para reformar creche em Pacaraima (RR)

12/09/2018
Mr. Pat Breen, Ministro de Estado do Comércio da Irlanda, e Carlos Tilkian, Presidente da Fundação Abrinq

Na última segunda-feira (10), a Fundação Abrinq recebeu a visita de representantes da Embaixada da Irlanda, entre eles o Ministro de Estado do Comércio, Mr. Pat Breen, e o Consul General, Sr. Barry Tumelty. A Embaixada é parceira do Programa Creche para Todas as Crianças que, por meio da articulação, sensibilização e mobilização da sociedade, amplia o acesso e melhora o atendimento em creches em mais de 100 municípios do Brasil.

Com a nova parceria, o programa realizará reformas e readequações na Escola Municipal Alcides da Conceição Lima, em Pacaraima (RR), para construção de uma sala de aula para o último ano de atendimento em creche (crianças de 3 anos), proporcionando a abertura de 25 vagas, e a implantação e montagem de uma sala multiuso, denominada “Espaço Seguro”, um local lúdico que tem como objetivo fortalecer a resiliência e o bem-estar de crianças e adolescentes abrigados em situações de emergência ou catástrofe.

“Pacaraima é um município que fica no extremo norte do Estado de Roraima e faz fronteira com a Venezuela. O aumento do fluxo migratório venezuelano, o alto número de comunidades indígenas e a própria demanda da cidade traz um enorme desafio ao município, conseguir ofertar vagas na Educação Infantil com qualidade. Pensando nisso, escolhemos atuar em benefício dessas crianças e adolescentes”, afirma Carlos Tilkian, presidente da Fundação Abrinq.

O mobiliário da escola será disponibilizado pela Secretaria de Educação do município e o “Espaço Seguro” receberá doação de acervos de brinquedos, livros e jogos.

Como resultado da ação, até agosto de 2019 a Fundação Abrinq e a Embaixada da Irlanda irão:

· Construir 1 sala de aula;

· Implantar e mobiliar 1 Espaço Seguro;

· Beneficiar 25 crianças, de 3 anos, com novas vagas, e 588 alunos com novas práticas pedagógicas, acervo de brinquedos, livros e jogos;

· Capacitar 83 educadores, com novas práticas pedagógicas, e profissionais da Rede de Proteção do município;

A primeira capacitação de educadores com novas práticas pedagógicas acontecerá em outubro. Para acompanhar as próximas etapas do programa em Pacaraima (RR), fique atento(a) ao nosso site.

Cronograma

Início e término das atividades

Agosto de 2018 até Agosto de 2019;

Construção da sala de aula e reformas

Janeiro de 2019;

Formações de educadores

Outubro 2018 até Agosto de 2019;

Doação de brinquedos, livros e jogos para o “Espaço Seguro”

Janeiro de 2019.

Programa Creche para Todas as Crianças

Em 10 anos do Programa Creche para Todas as Crianças, mais de 50 mil crianças foram alcançadas e 1.746 professores e coordenadores pedagógicos foram capacitados.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais