Notícias

Responsabilidade corporativa: o caminho para sua empresa ajudar a construir um mundo melhor

15/09/2017
Responsabilidade corporativa: o caminho para sua empresa ajudar a construir um mundo melhor

Como surgiu a ideia de Responsabilidade Corporativa?

A Responsabilidade Corporativa surgiu na década de 70 como um meio de atender à crescente demanda da sociedade por uma maior contribuição das empresas em relação aos problemas sociais, ambientais, éticos e trabalhistas existentes e pela adoção de uma postura de maior responsabilidade pelos impactos que geram.

Por que ela faz sentido hoje?

Qualquer empresa que queira se manter no mercado a longo prazo, tem necessariamente de pensar na sustentabilidade de seus negócios de forma continuada, próspera e benéfica para a sociedade como um todo, para muito além de seus clientes. A Responsabilidade Corporativa de uma empresa, portanto, diz respeito a forma como ela se relaciona com o capital humano (ou seja, as pessoas) em diferentes esferas. Isso pode ir desde uma maior preocupação da empresa para com seus funcionários, sua saúde e salários mais justos, ou até mesmo para com a família dos trabalhadores, a comunidade em que está inserida, seus consumidores ou causas sociais maiores e mais abrangentes. A maneira como lida, impacta e se relaciona com todos ao seu redor é seu ponto principal de partida e atuação.

O que busca uma empresa socialmente responsável?

Uma empresa que contribua para a construção de um mundo melhor é o que buscam as empresas que incluem a RSE em suas inciativas, principalmente aquelas que conseguem integrar as práticas de RSE ao seu modelo de negócio, impactando positivamente a sociedade por meio de seu modo de operar, produtos, e serviços, além de iniciativas paralelas, sempre bem-vindas. Uma empresa socialmente responsável também procura seguir as leis e regulamentações vigentes, nacionais ou internacionais e adota um comportamento ético e pautado pelo respeito à vida em tudo o que faz.  Ela ainda é orientada por valores humanos e visa a proteção de direitos legais já adquiridos pela sociedade, bem como a prevenção de violações dos mesmos.

RSE e Sustentabilidade: de mãos dadas por um futuro melhor

A ideia de Sustentabilidade hoje, compreende três pilares fundamentais de atuação, que são: responsabilidade econômica, responsabilidade ambiental e responsabilidade social, entendendo-se que todas precisam funcionar mutuamente e de forma integrada para que a Sustentabilidade aconteça.

Para saber mais sobre o tema da Responsabilidade Social, acesse a publicação online sobre o assunto que faz parte da Coleção Empresa Amiga da Criança. Esta publicação foi desenvolvida pelo Programa Empresa Amiga da Criança, que tem como objetivo engajar e reconhecer empresas que atuam em prol da garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais