Responsabilidade Social

Escrito em 25/09/2023
Instituto Helena Florisbal: vidas transformadas por meio da responsabilidade social

A Fundação Abrinq acredita que as empresas são parte fundamental da construção de um presente e um futuro melhor para crianças e adolescentes de todo o Brasil. Por isso, desde 1995, a organização desenvolve o Programa Empresa Amiga da Criança, que tem o objetivo de engajar e reconhecer o setor empresarial para a prevenção e o combate à exploração da mão de obra infantil, bem como o estímulo à responsabilidade social corporativa com foco na infância e adolescência.

Escrito em 24/08/2023
Por que a responsabilidade social é importante para as empresas?

No cenário empresarial atual, a responsabilidade social tem se destacado como um fator-chave para o sucesso e a sustentabilidade das empresas. Cada vez mais a sociedade espera que o setor privado assuma um papel ativo na promoção de mudanças positivas, tanto para a comunidade quanto para diversos aspectos que influenciam diretamente a vida cotidiana das pessoas, como o cuidado com o meio ambiente ou ações contra a desigualdade social.

Escrito em 08/12/2021
Barbacoa dá exemplo de responsabilidade social ao custear reforma de creche em Parelheiros – SP

A responsabilidade social corporativa surgiu como uma maneira de atender à crescente demanda da sociedade por uma maior contribuição das empresas em relação a questões sociais, ambientais, éticas e trabalhistas existentes e pela adoção de uma postura de maior responsabilidade pelos impactos que geram. 

Com a pandemia, a participação das empresas em soluções para problemas que afetam toda a população ficou ainda mais evidente, destacando a importância da atuação coletiva entre o setor privado para o bem-estar comum. 

Escrito em 26/08/2021
ESG: entenda o conceito que está em alta no meio corporativo

O termo Environmental, Social and Governance (ESG – sigla em inglês) ou Ambiental, Social e Governança (ASG — em português) tornou-se uma forma de definir se as operações das empresas são socialmente responsáveis, sustentáveis e corretamente gerenciadas. Isso porque o conceito é usado para descrever o quanto um negócio busca meios de minimizar seus impactos ao meio ambiente, se preocupa com as pessoas e adota boas práticas administrativas. 

Conheça os três pilares do ESG:

Escrito em 17/12/2020
Faça o download do e-book sobre responsabilidade social corporativa e saiba como a Fundação Abrinq pode ajudar a sua instituição

Desde 1990, a Fundação Abrinq busca, incansavelmente, contribuir para a efetividade das ações voltadas a crianças e adolescentes e o aperfeiçoamento dos mecanismos de garantia e defesa dos direitos desses cidadãos. Hoje, a força do empresariado representa uma das principais formas de mudança das políticas sociais e o Programa Empresa Amiga da Criança, criado em 1995, tem o objetivo de engajar e reconhecer o setor empresarial para prevenção e combate à exploração da mão de obra infantil, bem como o estímulo às ações de responsabilidade social corporativa.

Escrito em 25/11/2020
O papel das pessoas e das empresas na responsabilidade social

Muito se fala da responsabilidade social das organizações, mas a prática individual também é tão importante quanto a primeira. Ao discutir sobre o tema muitas pessoas associam o termo ao setor corporativo, mas não sabem que ele pode ser utilizado também para definir a postura de uma pessoa que promove ou realiza alguma ação para o benefício do outro. 

Escrito em 16/11/2020
Tudo o que você precisa saber sobre responsabilidade social

A responsabilidade social é o modo de pensar e agir de forma ética nas relações. Apesar de estar fortemente relacionada a empresas, a prática pode estar diretamente ligada a uma ação, realizada por pessoas físicas ou jurídicas, que tenha como objetivo principal contribuir para uma sociedade mais justa. Ou seja, qualquer indivíduo pode e deve praticar ações voluntárias pensando no bem-estar comum e no próximo. 

Escrito em 21/08/2019
Empresas Amigas da Criança apresentam atuação social no estande da Fundação Abrinq durante CONARH 2019

Entre os dias 13 e 15 de agosto, a Fundação Abrinq esteve presente na 45ª edição do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH), realizado em São Paulo (SP), para apresentar sua atuação e a importância do olhar das instituições privadas para a causa da infância. 

Nos três dias, os visitantes puderam conversar com a equipe do Programa Empresa Amiga da Criança e participar de palestras sobre as ações sociais desenvolvidas por 13 empresas reconhecidas pela Fundação Abrinq. 

Escrito em 28/01/2018
Pequenos empresários também podem transformar a realidade

Muitas pequenas e médias empresas gostariam de ter algum tipo de atuação social, mas acreditam que essa seja uma possibilidade somente para organizações maiores e com grande volume de recursos.

Escrito em 17/11/2017
Fundação Abrinq e Sindipeças incentivam a Responsabilidade Social

No dia 18 de outubro, a Fundação Abrinq, por meio do Programa Empresa Amiga da Criança, participou do XIII Fórum de Sustentabilidade do Sindipeças, Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, parceiro institucional da Fundação desde 2016.