Adolescentes

Escrito em 24/05/2022
Projeto Construindo Futuros está ativo em 27 escolas e beneficiará 2.353 adolescentes

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preveem ao estudante, ao sair do ensino fundamental, a possibilidade de escolher o itinerário formativo que melhor condiz com seus objetivos para o futuro. No entanto, para que ele chegue ao ensino médio apto para fazer a escolha, a BNCC também recomenda que todos os alunos do ensino fundamental – anos finais criem um projeto de vida.

Escrito em 27/11/2020
Fundação Abrinq lança projeto voltado para adolescentes

A adolescência é uma fase crucial e marcante para o desenvolvimento do ser humano. É neste período que acontecem as descobertas e o reconhecimento de interesses, experimentações, reconhecimento do espaço e a formação da identidade. 

O adolescente passa por uma transição entre a infância e a vida adulta, muitas vezes, sendo necessária a tomada de decisões que poderão impactar nos seus próximos anos de vida. 

Escrito em 15/05/2020
Covid-19: os impactos do isolamento social na saúde das crianças e dos adolescentes

Ajustar a rotina das crianças e dos adolescentes com a dos pais, responsáveis e outros familiares durante o período de isolamento social é um desafio para milhares de famílias que estão cumprindo a quarentena em casa no Brasil. Quando uma situação de emergência acontece, como a pandemia da Covid-19, o distanciamento social é, muitas vezes, a ação proposta pelas autoridades para mitigar a propagação da doença, preservar a saúde e proteger a vida da população.

Escrito em 14/05/2019
Fundação Abrinq ganha Prêmio Baobá

A Fundação Abrinq ganhou, pela primeira vez, o Troféu Baobá, prêmio concedido a contadores de histórias, escritores, editoras, movimentos e fundações, que com suas práticas, desempenhos e ações fortalecem, ampliam e difundem a arte narrativa no Brasil, valorizando a tradição oral, despertando o interesse pelo livro e o gosto pela leitura. A 3ª edição do evento, oferecida pelo Centro Cultural Santo Amaro – equipamento da Secretaria Municipal de Cultura do município de São Paulo – aconteceu no dia 27/04, em São Paulo (SP).

Escrito em 13/05/2019
Lançamento do Caderno Legislativo 2019

O 6º Caderno Legislativo da Criança e do Adolescente foi lançado nesta quarta-feira (08/05), durante o seminário A Criança e o Adolescente no Congresso Nacional, que aconteceu na sede da Fundação Abrinq, em São Paulo (SP). O evento, que ressaltou a importância de diferentes temas em discussão no Congresso Nacional e do monitoramento legislativo para o aprimoramento dos marcos legais do País, contou com a participação e contribuição de especialistas nas principais políticas públicas para a infância.