Campanha Pode ser abuso

Escrito em 18/05/2023
#PODESERABUSO: a violência sexual ainda é uma realidade para milhares de crianças e adolescentes

No Brasil, em 74,89%* das denúncias de violência sexual, as vítimas são crianças e adolescentes. O indicador representa mais de 55 casos por dia, sem contar a subnotificação de violações que nem são denunciadas.

Em 2023, A Fundação Abrinq lança a campanha #PODESERABUSO para conscientizar a sociedade sobre a gravidade do tema, com foco em situações cotidianas que, aparentemente, não representam risco, mas podem ser o cenário para casos de violações que marcam a vida inteira de crianças e adolescentes.

Escrito em 20/05/2021
#PodeSerAbuso – Assista a Live e saiba mais sobre o papel da sociedade no combate à violência sexual infantil

A live desta terça (18), da Campanha Pode Ser Abuso discutiu o papel da sociedade na proteção das crianças e adolescentes, nos casos de violência e abuso sexual. O evento contou com a participação dos conselheiros tutelares do município de Taboão da Serra (SP), Paulo Barcelos e Hércules Macedo, e da coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Promotoria da Infância e Juventude da Bahia (CAOP- BA), Marcia Rabelo.

Escrito em 18/05/2021
Citrosuco aborda a violência sexual infantil em programa de aprendizagem

A Citrosuco promoveu no início do mês, em parceria com a Fundação Abrinq, um webinar sobre o “18 de Maio - Dia de Combate à Exploração Sexual Infantil”, que reuniu os adolescentes participantes do Projeto Pescar, um dos programas de aprendizagem da empresa.

A iniciativa abre as atividades que serão desenvolvidas ao logo do mês de maio em torno do tema, com o objetivo de conscientizar os jovens e adolescentes sobre os tipos e os sinais de abuso e violência sexual e os caminhos da denúncia e busca pela rede de apoio.

Escrito em 14/05/2021
Município de Pouso Alegre adere à Campanha Pode Ser Abuso

A Campanha Pode Ser Abuso, da Fundação Abrinq, deste ano já foi lançada. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a sociedade para o tema, revelando os principais sinais que as crianças e os adolescentes podem apresentar em possíveis casos de abuso sexual. 

O município de Pouso Alegre (MG) aderiu à campanha e instalou informativos em diversos pontos da cidade para alertar sobre o tema, além de divulgar em suas redes de contato. Ações também estão programadas ao longo do mês, com o propósito de conscientizar os cidadãos. 

Escrito em 12/05/2021
#PodeSerAbuso – Assista a live e saiba como proteger crianças da violência sexual

A Campanha Pode Ser Abuso, da Fundação Abrinq, deste ano quer conscientizar a sociedade para os sinais que podem indicar possíveis casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, bem como reforçar o papel da sociedade na proteção da infância e da adolescência.

Escrito em 07/05/2021
#PodeSerAbuso - O triste cenário da violência contra crianças e adolescentes

Em 2020, uma em cada quatro denúncias registradas no Brasil é sobre violência contra crianças e adolescentes. São 95,2 mil denúncias de violações contra este grupo vulnerável, resultando em uma média de 261 denúncias ao dia e 11 denúncias por hora.

Estes dados alarmantes fazem parte de levantamento divulgado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, através de seus canais oficiais – Disque 100 e Ligue 180. 

Escrito em 23/04/2019
Alguns segredos deixam marcas para a vida toda!

Todos os dias cerca de 40* crianças e adolescentes sofrem abuso sexual no Brasil. Este número pode ser bem maior ao considerar que muitos casos permanecem em segredo.

Para mobilizar a sociedade sobre o assunto, a Fundação Abrinq lança, hoje, a campanha Pode Ser Abuso, que visa conscientizar a população sobre o alarmante cenário da violência sexual contra crianças e adolescentes e sensibilizá-la para as consequências da violação que, na maioria das vezes, permanecem durante a vida toda.