Premio Criança

Programa Prêmio Criança 

O Prêmio Criança foi criado em 1989 e reconhece iniciativas inovadoras voltadas à Primeira Infância (da gestação até os 06 anos de idade).

As empresas e organizações sociais vencedoras são anunciadas reconhecidas e recebem uma estatueta em um evento público e gratuito, além da divulgação na mídia.

O processo de análise e julgamento dos vencedores baseia-se nos Princípios Norteadores que, tratam dos indicativos do que a Fundação Abrinq considera um atendimento de qualidade para a Primeira Infância.

Inscreva-se



As empresas patrocinadoras/apoiadoras do Programa Prêmio Criança terão o nome e a logomarca da empresa divulgados nos materiais de comunicação do evento, em material institucional da Fundação Abrinq e receberão declaração das doações para a dedução do IR e relatórios (anual, de auditoria e de prestação de contas do evento).

O Prêmio Criança 2016, será patrocinado pela Novelis do Brasil, Reckitt Benckiser e Consigaz, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Além da parceria financeira, empresas que atuam no setor de eventos como hotéis, companhias aéreas, gráficas, floriculturas, estúdio de fotografia e filmagem, podem contribuir doando produtos e serviços para a realização do evento de premiação. Para se tornar um patrocinador do Programa Prêmio Criança ou parceiro/apoiador da cerimônia de premiação, entre em contato com a Fundação Abrinq pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

VENCEDORES DO PRÊMIO CRIANÇA 2016


Projeto Arrastão: A Descoberta da Língua Escrita

Hospital Pequeno Príncipe: Campanha Pra Toda Vida – A violência não pode marcar o futuro das crianças e dos adolescentes

Grupo Boticário: Da gestação ao desenvolvimento: a beleza que o Grupo Boticário faz pelas crianças

Tá.Na.Hora Saúde Digital: Programa SMS Bebê: do início da gestação até 1.000 dias do bebê

Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça: Programa Educação Integral para a Primeira Infância


Reconhecimento


COLETIVO OU REDE
Grupo Professores Mediadores Crianças Criativas - Angelita Muller
Projeto: Motivar e inspirar os professores da Educação Infantil com trocas de experiências e vivências entre escolas


JOVEM
Adriano Pereira de Lima
Projeto: Rádio Cidadão


JORNALISTA
Michelle Trombelli
Matéria: BandNews Desde Criancinha – Especial Refugiados


SUSTENTABILIDADE
Instituto Verdescola
Local de trabalho: São Sebastião, SP
13.066 pessoas beneficiadas pelas iniciativas premiadas (crianças, gestantes, pais e mães)

Os princípios norteadores são indicativos do que a Fundação Abrinq considera um atendimento de qualidade para a Primeira Infância com base nas referências legais. Eles foram definidos com o auxílio de especialistas nas áreas de educação, saúde e proteção. As iniciativas desenvolvidas por organizações sociais ou empresas devem atender ao máximo possível os princípios norteadores de acordo com a especificidade da ação.

As iniciativas desenvolvidas pelas empresas e executadas com participação de organizações sociais, devem atender também aos princípios organizacionais.

Conheça os princípios norteadores,clique aqui.

20

Fevereiro

Prêmio Criança motiva os ganhadores

Por Fundação Abrinq

O Prêmio Criança aconteceu em novembro de 2016 e reconheceu iniciativas inovadoras voltadas à Primeira Infância. Quer saber o que significou a premiação para aqueles que foram reconhecidos? Leia os depoimentos abaixo.

“Para a Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça, a conquista do Prêmio Criança foi o reconhecimento do trabalho realizado e motivo de grande alegria. Uma delegação formada por diretores e colaboradores da Casa da Criança foi a São Paulo acompanhar de

08

Novembro

Fundação Abrinq convida todos para a 21ª edição do Prêmio Criança

Por Fundação Abrinq

O Prêmio Criança 2016 está chegando e em breve serão premiadas as iniciativas mais inovadoras relacionadas à Primeira Infância.  A 21ª edição da premiação acontecerá no dia 16 de novembro, às 19 horas, e será conduzida pelo ator Anderson Di Rizzi. Durante o evento, haverá a apresentação da Orquestra Juvenil Heliópolis do Instituto Baccarelli – Maestro Edilson Ventureli com participação especial do cantor Tiago Abravanel.

26

Abril

Prêmio Criança 2016 tem inscrições prorrogadas

Por Fundação Abrinq

As inscrições para o Prêmio Criança 2016 foram prorrogadas e agora você poderá se inscrever até 20 de maio. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário disponível no site www.fundabrinq.org.br/premiocrianca. Lembrando que a cada dois anos, a Fundação Abrinq elege algumas das melhores práticas que asseguram um bom começo de vida às crianças da gestação aos seis anos de idade.

23

Março

Prêmio Criança 2016 já está com as inscrições abertas

Por Fundação Abrinq

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Criança 2016. A cada dois anos, a Fundação Abrinq elege algumas das melhores práticas que asseguram um bom começo de vida às crianças da gestação aos seis anos de idade. Para se inscrever, é preciso preencher até o dia 25 de abril, o formulário está disponível no site www.fundabrinq.org.br/premiocrianca

Podem concorrer ao Prêmio organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e empresas (inc

Prêmio Criança 2014


 

310 iniciativas recebidas
169 iniciativas incompletas
141 iniciativas completas (aptas para participação), que seguiram para a 1ª etapa de análise
127 iniciativas aprovadas na 1ª etapa
57 aprovadas na 2ª etapa

 


Encerrada a 2ª etapa do processo seletivo do Prêmio Criança 2014

 



No final de maio foi encerrada a 2ª etapa do processo seletivo do Prêmio Criança 2014. Nesta etapa, que contou com o trabalho de 2 consultoras externas, foram analisados 127 projetos, que haviam sido aprovados na 1ª etapa.

A análise na 2ª fase contemplou os Princípios Norteadores do Prêmio Criança, documento formulado pela Fundação Abrinq - Save the Children, que contém indicadores de qualidade relacionados a projetos de educação, saúde e proteção, desenvolvidos para a primeira infância.

Das 127 iniciativas analisadas com base nos Princípios Norteadores, 58 foram aprovadas para a 3ª etapa do processo seletivo. Dessas iniciativas aprovadas, 5 projetos são realizados por empresas e 53 por organizações sociais, sendo 37 iniciativas da área de educação, 14 projetos de saúde, incluindo saúde da criança e saúde da gestante, e 7 iniciativas de proteção especial à criança.

As iniciativas aprovadas são desenvolvidas nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A 3ª etapa de análise do processo seletivo terá início em 5 de junho, e será realizada por especialistas externos, da área de educação, saúde e proteção, que compõem o Comitê Técnico do Prêmio Criança.

Ao final de cada etapa, os concorrentes serão avisados por e-mail sobre a continuidade ou não no processo seletivo do Prêmio Criança 2014. O evento de premiação acontecerá em São Paulo, no segundo semestre de 2014, onde serão conhecidos os projetos finalistas e vencedores e o profissional homenageado, que receberão uma estatueta pelo seu reconhecimento, além da divulgação na mídia nos meses seguintes.

 

 

Fundação Abrinq divulga avaliação do impacto do Prêmio Criança para as iniciativas vencedoras

Com o objetivo de acompanhar os projetos vencedores e mensurar os impactos e a repercussão do Prêmio Criança, a Fundação Abrinq realizou, durante o ano de 2013, uma avaliação do Programa junto às organizações e empresas que receberam a premiação desde a sua primeira edição, em 1989. Confira a íntegra do relatório de avaliação, clique aqui.

 

 


Prêmio Criança 2012 

A cerimônia de entrega do Prêmio Criança reuniu mais de 500 convidados no SESC Pinheiros, em São Paulo. As quatro iniciativas vencedoras foram anunciadas pelo apresentador Oscar Filho e o evento foi encerrado com um show da Daniela Mercury, que cantou acompanhada pela Orquestra Toca Zezinho e do grupo Arrasta Lata, ambos de organizações apoiadas pela Fundação Abrinq.  Leia mais>

 

 


Conheça os vencedores do PRÊMIO CRIANÇA 2012:

 

 

Organização: ARIL – Associação de Reabilitação Infantil Limeirense
Iniciativa: PAEB – Programa de Apoio e Estimulação do Bebê
Local de Atuação: Limeira – SP
Organização: Estação da Luz
Iniciativa: Projeto Educare
Local de Atuação: Eusébio – CE

 
Organização: Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer - GRAACC
Iniciativa: Escola Móvel: educação infantil
Local de Atuação: São Paulo – SP
Empresa: AES Eletropaulo
Iniciativa: Centro Educacional Infantil Luz e Lápis
Local de Atuação: São Paulo - SP

Prêmio Criança 2016
 

Organização: Projeto Arrastão
Iniciativa: A Descoberta da Língua Escrita
A iniciativa traz uma nova metodologia de descoberta e reconhecimento da linguagem para a criança por meio da identificação das linhas e da consciência gráfica das palavras, bem como de seus significados. Com esta metodologia, as crianças entram em contato com a leitura sobre o mundo que as cercam e seus significados, utilizando a brincadeira como principal meio de aprendizagem e expressão.

Organização: Hospital Pequeno Príncipe
Iniciativa: Campanha Pra Toda Vida – A violência não pode marcar o futuro das crianças e dos adolescentes
O objetivo da ação é mobilizar os diversos atores da sociedade contra a violência capacitando médicos, profissionais da saúde e professores para identificarem precocemente e notificarem casos suspeitos. Para tanto, busca-se encorajar o cidadão à denunciar e estimular as crianças e adolescentes a se defenderem.

Organização: Grupo Boticário
Iniciativa: Da gestação ao desenvolvimento: a beleza que o Grupo Boticário faz pelas crianças
A iniciativa é dividida em quatro ações complementares: Curso de Gestantes, Programa Filhos Especiais, Programa de Capacitação de Agentes Comunitários e Curso de Incentivo à Paternidade Responsável. Todas essas ações estão vinculadas ao compromisso com o empoderamento da mulher para a igualdade de gênero – porque coloca mães e pais como corresponsáveis pelo desenvolvimento da criança.

Organização: Associação Comunitária do Guarani
Iniciativa: Ludicidade – Prevenindo a Violência na Primeira Infância
A iniciativa tem como objetivo implementar ações continuadas de direitos e prevenção contra a violência infantil. As práticas e oficinas lúdicas, com brinquedos populares, valorizam os saberes e fazeres da infância, onde as crianças são capacitadas a reconhecer situações de violência doméstica onde moram e convivem e, ao mesmo tempo, as famílias são conscientizadas.

Organização: Liga Solidária
Iniciativa: Música na Primeira Infância
A iniciativa busca promover a iniciação musical estruturada como ferramenta para o desenvolvimento pleno das habilidades cognitivas, motoras e sociais. Além da expansão do repertório cultural, dos sons de sua comunidade até a música regional brasileira.

Organização: Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça
Iniciativa: Programa Educação Integral para a Primeira Infância
A iniciativa tem como objetivo oferecer atenção integral à criança, apoiado na valorização do núcleo familiar e na aliança com a comunidade. Trata-se de um espaço de educação e garantia de direitos, em que todas as atividades articulam as dimensões educacionais, sociais e culturais de cidadania e promoção da saúde da criança. É na contramão do fluxo que a organização a caminha, sob uma nova perspectiva que inverte a relação tradicionalista entre o detentor do saber e o recebedor (professor/aluno).

Organização Tá.Na.Hora Saúde Digital
Iniciativa: Programa SMS Bebê: do início da gestação até 1.000 dias do bebê.
Por meio de um programa, mantém conversas interativas, informais, educativas e amigáveis via SMS ou WhatsApp com gestantes, mães, pais e cuidadores durante e após o pré-natal. O objetivo é orientá-los, monitorá-los e os acompanhar desde a gestação até mil dias de vida da criança, após o parto.

Organização: Fundação Julita
Iniciativa: Projeto Ipezinho
A iniciativa tem como objetivo contribuir para o fortalecimento dos núcleos familiares por meio da continuidade do atendimento e acompanhamento sistemático da evolução da criança na Primeira Infância, minimizando prejuízos ao desenvolvimento motor, físico, cognitivo, emocional e nutricional.

Organização: Casa Angela, Centro de Parto Humanizado e Saúde Materno-Infantil da Associação Comunitária Monte Azul
Iniciativa: Tecendo Laços – Rede para o Futuro
A iniciativa tem como objetivo promover a saúde materna e infantil, oferecendo atenção humanizada e de qualidade na gestação, durante o parto e primeiro ano de vida do bebê. Ao complementar e dar continuidade ao acompanhamento pré e pós-natal, a iniciativa atua com a finalidade de melhorar os níveis de saúde materno-infantil de mães e bebês em situação de risco e vulnerabilidade física e psicossocial, promovendo o desenvolvimento pleno de crianças entre zero e 12 meses de idade.

Organização: Casa Pequeno Davi
Iniciativa: Um Toque pela Primeiríssima Infância
A iniciativa tem como objetivo a articulação com a rede e movimentos locais por políticas públicas que atendam de forma integral à primeira infância. Para isso, são produzidas ações voltadas para o cuidado com crianças, gestantes e seus familiares. Entre as atividades desenvolvidas com as gestantes estão a biodança, capacitação em cidadania e discussões sobre direitos humanos relacionados à Primeira Infância, bem como práticas integradas na saúde em interface com as diversas políticas públicas da educação, assistência e cidadania.





Apoio






Patrocínio
           


Realização
     




Orquestra e Fundação Abrinq III