06/05/2016

Projeto Cinturão Verde completa 12 anos

Resultado de uma parceria entre a Transpetro e a Unibio - Universidade Livre de Proteção à Biodiversidade, o projeto ecológico Cinturão Verde completa 12 anos de existência em junho de 2016. Além de atender e promover o desenvolvimento e a conscientização socioambiental das comunidades vizinhas ao Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul (TEFRAN), em Santa Catarina, o trabalho engaja alunos das escolas públicas de São Francisco do Sul, que participam do acompanhamento e manutenção da Horta Viva.

Utilizando recursos de aplicação de técnicas de revegetação houve a recuperação total de uma área de 4.350m². Atrelado a isso, está o atendimento a mais de 23 mil visitantes, dentre eles, crianças das escolas públicas da cidade, que durante as atividades são conduzidas pelos 520m de trilhas elevadas, onde são abordados assuntos que procuram despertar nos pequenos o conhecimento, habilidades e atitudes que levam à proteção ambiental.

Ao decorrer da visitação, os alunos conhecem as instalações do projeto, o Horto Florestal e Estufa, a Horta Comunitária e o Museu de Zoobotânica. Além disso, são repassadas a eles informações sobre as atividades desenvolvidas pela Transpetro. Ao fim do passeio são distribuídas mudas e envelopes com sementes nativas, kits contendo folders do Cinturão Verde e a cartilha "Brincando e Aprendendo com o Cinturão Verde".

Ainda como parte do projeto, outras 3.500 pessoas estão sendo beneficiadas com a implantação de 30 canteiros da Horta comunitária, projeto esse que recebeu por quatro vezes o prêmio da ADVB-SC. Atualmente, o Cinturão Verde atende, em média, 2.200 pessoas por ano.