19/10/2015

Na Sabesp, toda criança tem o direito de ser...criança

Fundação Abrinq reconhece a companhia, pela 12ª vez consecutiva, como Empresa Amiga da Criança, um selo conquistado com trabalho e seriedade

Basta um olhar mais atento para as ações da Sabesp para ver a seriedade com que são tratados os direitos das crianças e dos adolescentes. E sempre foi assim...

Com um orgulho imenso de nunca ter necessitado de títulos para exercer seu papel cidadão, a Sabesp não só conhece esses direitos, como também os pratica. O resultado é o reconhecimento da empresa, pelo 12º ano consecutivo, com o selo do Programa Empresa Amiga da Criança, conferido pela Fundação Abrinq. Mas, verdade seja dita, a renovação do selo tem um significado especial, pois se trata de um diferencial de mercado e um elemento agregador de valor à imagem da Sabesp. E a empresa merece!

Os responsáveis por isso? Seus projetos sociais de inclusão em favor da infância e da adolescência, além da diversidade de ações nas áreas de educação, saúde, cultura e assistência social em benefício do público infanto-juvenil, tanto para a comunidade como para os filhos de funcionários.

Um dos exemplos é o Programa Aprendiz, desenvolvido desde 2006 em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que faculta a todo adolescente a oportunidade necessária para se tornar umprofissional capacitado para o mercado. Durante dois anos, tempo que dura o contrato, os jovens passam pela experiência única de estar em uma empresa com as dimensões da Sabesp, com todas as condições possíveis para que seja despertado neles não só competências e habilidades coletivas e individuais, mas também o conceito de responsabilidade, disciplina, compromisso, respeito aos valores e às regras de comportamento empresarial.

Através da formação técnica em “Agente Administrativo”, o programa proporciona a qualificação para que atuem em setores administrativos, contábeis, financeiros e de recursos humanos. Em nove anos de programa, já passaram pela empresa 2.867 aprendizes e o processo de seleção, feito por concurso público, sempre é bastante concorrido. No último, em 2014, foram 12.147 inscritos para um total de 565 vagas - 21 candidatos por vaga. Como benefícios, além do salário, são oferecidos assistência médica, seguro para acidentes pessoais, vale-refeição e vale-transporte. É inclusão social por meio de qualificação profissional.

Brincadeira de criança... como é bom aprender!

Pioneira no relacionamento virtual com o público jovem, em 2002 a empresa lançou o Clubinho Sabesp, que oferece jogos e atividades que ensinam como funciona o tratamento de água, oferece dicas de economia de água e estimulam a coleta seletiva. Atualmente, há mais de 40 mil associados e as situações provocadas pelos personagens especialmente criados para falar com a garotada ajudam a entender como pequenas mudanças de comportamento contribuem com a preservação do planeta. Os personagens foram transformados em fantasias usadas nos eventos da Sabesp com o público infantil. Em 2005, o Clubinho ganhou uma revistinha, o Ligadinho, que traz jogos e muita informação de maneira lúdica e divertida.

Como mãe orgulhosa, a companhia promove anualmente o “Um dia na Sabesp”, iniciado em 1998, um programa para filhos, netos e sobrinhos dos colaboradores de toda a empresa. Com atividades conceituais e interativas que têm a água e o meio ambiente como tema, a iniciativa visa despertar nos participantes a importância do uso racional e a necessidade da preservação ambiental. É também um dia em que as crianças conhecem o trabalho realizado por seus pais, o cuidado com o processo que antecede a distribuição da água para a população, a coleta e o tratamento do esgoto, assim como as instalações da empresa.

Co-mantenedora de nove creches e três circo-escolas do Instituto Criança Cidadã (ICC), a empresa é uma das que tornam possível o sonho de incrementar o desenvolvimento de crianças e adolescentes da periferia de São Paulo. Criado em 1999, o ICC é uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão investir nas futuras gerações.

Não satisfeita, a Sabesp ainda promove e estimula sua força de trabalho em ações de voluntariado com o público infantil como o Natal das Crianças Especiais da Assembleia Legislativa de São Paulo, evento promovido para que crianças carentes e portadoras de diversos males como paralisa cerebral, Aids, síndrome de Down e câncer tenham o que comemorar. Nessa ação, os personagens do Clubinho Sabesp são presença constante.

Daria para escrever vários boletins como este com as ações promovidas pela companhia, mas paremos por aqui. Não faltarão oportunidades para mostrar a importância da criança e do adolescente dentro da empresa, que os considera não só multiplicadores, mas essencialmente os grandes responsáveis pelo futuro do planeta.

Informações: Superintendência de Recursos Humanos (CR)
Foto: Acervo PC e Polos de Comunicação