Educação

Escrito em 15/03/2023
Conheça os quatro pilares da Educação fundamentais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes

A Educação é a base fundamental de qualquer sociedade que preze por boas condições de desenvolvimento e bem-estar para crianças e adolescentes. A Educação de qualidade é foco, também, de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que possui, entre as suas metas, garantir que todas as crianças completem o ensino primário e secundário com qualidade.

Escrito em 10/03/2023
Educação em pauta no próximo webinar da Fundação Abrinq

No próximo dia 21, às 10h, a Fundação Abrinq, em parceria com o Acervo Otávio Roth, realizará o webinar A Árvore 2023: Biomas Pantanal e Cerrado, para marcar o início das atividades do segundo ano do Projeto A Árvore. O evento será aberto ao público.

Escrito em 15/09/2022
Webinar Construindo Futuros: da creche ao ensino médio acontecerá em 30 de setembro

A infância e adolescência são períodos de grande importância na vida de qualquer indivíduo. São as experiências vividas durantes estes primeiros anos da vida que mais contam para a formação da pessoa que cada um se tornará no futuro.

Escrito em 10/08/2022
Fundação Abrinq precisa de apoio para proporcionar Educação de qualidade a mais de 3 mil crianças no Nordeste

O brincar é uma prática fundamental para toda criança. Por meio dele, ela aprimora o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional, explora novos sentimentos e até a comunicação, assim como contribui para a construção de vínculos com outras pessoas. 

Escrito em 08/12/2021
Barbacoa dá exemplo de responsabilidade social ao custear reforma de creche em Parelheiros – SP

A responsabilidade social corporativa surgiu como uma maneira de atender à crescente demanda da sociedade por uma maior contribuição das empresas em relação a questões sociais, ambientais, éticas e trabalhistas existentes e pela adoção de uma postura de maior responsabilidade pelos impactos que geram. 

Com a pandemia, a participação das empresas em soluções para problemas que afetam toda a população ficou ainda mais evidente, destacando a importância da atuação coletiva entre o setor privado para o bem-estar comum. 

Escrito em 21/05/2021
Especialista fala sobre como manter as crianças e os adolescentes motivados durante as aulas remotas

O retorno às aulas continua sendo um desafio para o Brasil. Isso porque a insegurança na área da saúde e a incerteza quanto à modalidade de ensino geram muitas dúvidas e precisam de estratégias personalizadas, que levem em conta a realidade e as necessidades de cada local. 

Muitas escolas estão retomando gradualmente as aulas presenciais, algumas adotaram o formato híbrido (mescla entre aulas presenciais e online), limitaram a capacidade das turmas para até 50% dos alunos, outras optaram por deixar a frequência facultativa. 

Escrito em 19/08/2020
Fundação Abrinq convida especialistas para falarem sobre o retorno às aulas

Um dia após a aprovação da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais, em caráter excepcional, durante a pandemia, como a suspensão da obrigatoriedade do cumprimento da carga horária e dias letivos estabelecidos na educação infantil, assim como propõe que o Conselho Nacional de Educação (CNE) estabeleça diretrizes para a continuidade das atividades dado o contexto atual, a Fundação Abrinq realizou um webinar para refletir sobre o retorno às aulas

Escrito em 18/08/2020
Entenda os próximos passos do novo Fundeb se for aprovado pelo Senado

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 26/20), que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundeb), já foi aprovada na Câmara dos Deputados e deve ser votada no dia 20 de agosto no Senado Federal. 

Escrito em 13/08/2020
O impacto do novo Fundeb para a Educação no Brasil

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) atual terminará em dezembro de 2020. Com a proximidade do prazo de término, nos últimos anos, houve um intenso debate público sobre um novo modelo para o Fundo.

Escrito em 10/08/2020
Entenda a origem do Fundeb

Pauta de discussão no meio político, na sociedade e na imprensa, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é de extrema importância para a manutenção da Educação, em especial para se alcançar as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE).