Creche para Todas as Crianças

Projeto Creche para Todas as Crianças 

Desde 2007, contribui com a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade do atendimento em creches, garantindo a educação integral e a atenção à saúde e proteção para crianças de 0 a 3 anos.

O Projeto Creche para Todas as Crianças contribui com a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da educação e do atendimento em creches.
Iniciado em dezembro de 2007, esse projeto desenvolve atividades em dois eixos:

• Eixo Institucional

O objetivo do eixo Institucional doa Creche para Todas as Crianças é a articulação, sensibilização e mobilização da sociedade para ampliação do acesso e da melhoria do atendimento em creches.
As atividades acontecem em diversos municípios do Brasil, sendo que cada ação conta com a atuação de pessoas físicas ou instituições da nossa Rede de Articuladores. O propósito dos membros da rede é de:
• Desencadear ações de sensibilização e mobilização da sociedade em vários municípios e estados do Brasil;
• Realizar articulações com empresários e poder público;
• Implementar planos de ação;
• Preparar diagnósticos de seus respectivos bairros, cidades e regiões.
Há ainda as participações em espaços políticos decisórios sobre legislações ou direcionamentos pertinentes à Educação Infantil.

• Eixo Regional

O objetivo do Eixo Regional do Creche para Todas as Crianças é formar professores e equipes gestoras de escolas de Educação iInfantisl e creches, assim contribuindo com a melhoria física e com a qualidade do atendimento de Educação Infantil. As atividades acontecem em diversos municípios do Brasil, sendo que cada ação conta com patrocinador master, colaboradores e apoiadores locais.
As melhorias físicas envolvem reformas e readequações dos espaços das creches, bem como doações de kits de livros, jogos e brinquedos que estimulem a leitura e raciocínio lógico.
As atividades pedagógicas envolvem:
• a promoção de formação de professores e equipe de gestão nas práticas de mediação de leitura e raciocínio lógico;
• o destaque do desenvolvimento de novas práticas pedagógicas nas instituições parceiras relacionadas à leitura e ao raciocínio lógico;
• o estímulo da implementação de projetos inovadores nas escolas;
• a promoção da aquisição de exemplares de literatura infantil e jogos para as escolas e/ou realização de reformas e readequações de espaços físicos nas creches;
• a troca de experiências entre professores de uma mesma rede de ensino.

Projeto Creche para Todas as Crianças – Institucional


15 municípios participantes de 14 estados brasileiros
16 articuladores voluntários
1.328 crianças e adolescentes beneficiados
707crianças beneficiadas em diferentes ações dos articuladores
4%de vagas ampliadas na creche selecionada

• Empresas

Como as empresas podem contribuir a ampliação do acesso à educação infantil?

• Reforma e ampliação de creches e pré-escolas já existentes;
• Construção de creches e pré-escolas nas comunidades onde estão as unidades de negócio;
• Estabelecer parcerias com outras empresas da região para a construção conjunta de creches e pré-escolas;
• Doação em regime de comodato de terrenos onde é possível a construção de creches e pré-escolas;
• Ao construir novas plantas, destinar parte do terreno e financiar a construção de creches e pré-escolas;
• Ampliação do período do benefício do auxílio-creche aos funcionários que possuam filhos;
• Para as empresas de empreendimentos imobiliários, incluir a creche entre os espaços de uso comum;
• Apoio aos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente com ou sem renúncia fiscal;
• Investimento na implantação e manutenção de recursos tecnológicos, assim como de brinquedoteca, biblioteca e áreas externas para uso das crianças;
• Oferecer o material pedagógico;
• Oferecer vagas para profissionais de creches e pré-escolas da comunidade quando houver atividades de qualificação profissional;
• Patrocinar ações do projeto para contribuir com a qualificação de profissionais e/ou melhorias físicas nas creches.

• Federações e Confederações

Por serem organizações de representação empresarial, as Federações e Confederações podem mobilizar seus associados para que desenvolvam as ações descritas acima (destinadas a empresas). Além disso, as Federações e Confederações podem propor aos seus associados o pagamento de uma contribuição para o investimento na educação infantil.

• Sindicatos
• Sempre incluir a creche e pré-escola como pauta prioritária nas campanhas salariais;
• Garantir que a creche e pré-escola entrem nos acordos coletivos;
• Denunciar as empresas da categoria que não cumpram a lei e os acordos coletivos;
• Fazer advocacy junto ao poder público para a ampliação da cobertura e para que as condições de atendimento nas creches e pré-escolas sejam melhoradas;
• Supervisionar os espaços de atendimento oferecidos pelas empresas, tanto em relação às condições físicas, quanto em relação às condições materiais e profissionais.
• Poder Público e Ações Institucionais
As prefeituras podem estabelecer parcerias com os segundos e terceiros setores, para a construção de ambientes de educação infantil que ampliem a cobertura e melhorem a qualidade do atendimento em creches ou instituições equivalentes (para crianças até 3 anos) e em pré-escolas (para crianças de 4 a 6 anos)
Ainda para melhorar o atendimento, os municípios que não elaboraram o Plano Municipal de Educação (PME) ou não implantaram o Conselho Municipal de Educação (CME) devem fazê-lo rapidamente, em conjunto com os profissionais da área e com organizações da sociedade civil. As prefeituras devem atentar para que as creches e pré-escolas atuem no sentido de promover o desenvolvimento integral das crianças, orientando permanentemente o trabalho realizado nesta direção.
Os fatores determinantes para a qualidade da educação são:
• O espaço físico
• A gestão democrática das unidades
• Os materiais didático-pedagógicos
• A formação do educador
• Sindicatos
Sempre incluir a creche e pré-escola como pauta prioritária nas campanhas salariais.
Garantir que a creche e pré-escola entrem nos acordos coletivos.
Denunciar as empresas da categoria que não cumpram a lei e os acordos coletivos.
Fazer advocacy junto ao poder público, para que se amplie a cobertura e para que as condições de atendimento nas creches e pré-escolas sejam melhoradas.
Supervisionar os espaços de atendimento oferecidos pelas empresas, tanto em relação às condições físicas, quanto em relação às condições materiais e profissionais.
Nesse sentido, devem ser consideradas as determinações estabelecidas por instrumentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação infantil (DCNEI); a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei de nº 9304/96 (nova LDB); o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8069/90; e o Plano Nacional de Educação (PNE), além das determinações do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Novidades Creche

27

Abril

VEM AÍ A SEMANA DE AÇÃO MUNDIAL (SAM) 2017

Por Fundação Abrinq

A Semana de Ação Mundial (SAM) é uma iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países com o objetivo de envolver a sociedade em ações que promovam pressão política para garantir a defesa dos direitos de educação.

Programe a sua participação: de 4 a 11 de junho.

Pauta 2017

Este ano,

26

Abril

FUNDAÇÃO ABRINQ E GENERALL MILLS FOUNDATION PROMOVEM REFORMA NA CRECHE BELA VISTA, EM VITÓRIA DA CONQUISTA (BA)

Por Fundação Abrinq

A Fundação Abrinq, por meio do Projeto Creche para Todas as Crianças e com o financiamento da Generall Mills Foundation, acaba de realizar uma ampla reforma nos espaços do Instituto Social Bela Vista, em Vitória da Conquista (BA). A creche, que atende cerca de 300 crianças, ganhou novas instalações para a sala de jogos, sala de leitura e parque.

O projeto de

08

Março

Articuladores do Projeto Creche para Todas as Crianças visitam a Fundação Abrinq

Por Fundação Abrinq

Os articuladores do Projeto Creche para Todas as Crianças do estado da Bahia, Nivaldo Santos e Sandra Barros dos Santos, visitaram a sede da Fundação Abrinq em 03 de março.

O trabalho deles é estratégico, pois eles mantêm contato direto com cerca de 50 prefeitos de municípios baianos, colaborando com a criação de políticas públicas que melhoram o acesso às creches. Por conta dessa aproximação com os municípios, eles também  mobilizam os prefeitos a tornarem-se Amig

02

Janeiro

Reforma em creche e curso de formaçao marcam o mês de dezembro

Por Fundação Abrinq

No mês de dezembro de 2016 aconteceram dois eventos envolvendo o Projeto Creche para Todas as Crianças, na Creche Bela Vista em Vitória da Conquista/BA. O primeiro foi o curso de formação para profissionais que atuam diretamente na creche em diferentes funções. Alguns temas foram apresentados e discutidos, como: a importância do brincar, brinquedos, brincadeiras e lúdico, musicalização Infantil, entre outros.

O segundo acontecimento foi a conclusão da reforma da Creche Be

24

Maio

Projeto Creche para Todas as Crianças melhora qualidade de atendimento nas creches de Santana do Parnaíba

Por Fundação Abrinq

Um Projeto que contribui para a melhoria da qualidade da educação, do atendimento e ampliação do acesso em creches, esse é o Creche para Todas as Crianças mantido pela Fundação Abrinq. E no dia 20 de maio, aconteceu o Seminário de Encerramento desse Projeto na cidade de Santana de Parnaíba.

Com a presença do prefeito Elvis Leonardo Cezar, entre outras autoridades do município, o Seminário foi iniciado pela gerente executiva da Fundação Abrinq, Denise

Veja a relação das Escolas Municipais Maternais (EMMATs - Treleborg) e Centros de Educação Infantil (CEIs - Samsung).

Colaboração