Notícias

Por que é importante cuidar da alimentação durante a gestação e quando está amamentando?

10/05/2017

A alimentação é um dos principais cuidados na vida de uma mãe que está amamentando ou ainda esperando seus bebês.

Basicamente, o que a mãe come, o bebê também “vai comer”. A maior parte dos nutrientes ingeridos pela mãe são transmitidos para as crianças, seja pelo leite ou ainda no feto.

É comum que nesta fase, a mamãe também tenha necessidades diferentes ou maiores de nutrientes para o seu corpo. Por isso, é importante estar atento ao que se coloca no prato durante esse período e ainda ao estilo de vida adotado.

Vamos a algumas dicas?

-Faça as refeições principais e intermediárias de forma regular e evite estressar seu organismo com longos períodos sem comer ou com alimentação excessiva.

-Observe bem quando a fome aparece ou quando se sente satisfeita: não é preciso exagerar na quantidade e comer por dois.

-Em cada fase da gestação ou durante a amamentação, diferentes nutrientes e vitaminas são necessários para ajudar a compor o corpinho do bebê em formação e manter a mãe saudável. Um exemplo são o ferro, cálcio e ácido fólico, considerados essenciais. Por isso, informe-se junto ao seu médico, obstetra ou pediatra para saber o que consumir em cada mês.

-Lembre-se: a amamentação é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) até, no mínimo, os 6 meses de idade, por isso o cuidado da mãe com os alimentos deve ser planejado e seguido ainda por certo tempo depois do parto.

-Faça uma alimentação balanceada e variada, beba água para se manter hidratada e evite alimentos industrializados — aqueles com excesso de corantes, conservantes, aromatizantes, sódio, açúcar e gorduras. O cuidado é fundamental para a saúde futura da criança e o seu bem-estar e disposição durante a maternidade.

-Atenção: evite ao máximo o consumo de cafeína e mantenha o álcool bem longe do cardápio!

Especial Dia das Mães – Perguntas de Mãe

Filhos fazem perguntas o tempo todo, mas não são só eles que têm dúvidas! A Fundação Abrinq preparou um #especial para homenagear e auxiliar todas as mães, respondendo algumas #perguntasdemae em diferentes fases da vida das crianças. Acompanhe todas as dicas em nossas redes sociais!

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais